Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO POSTURAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE BIOFOTOGRAMETRIA EM TRABALHADORES RURAIS DA ATIVIDADE LEITEIRA
Katieli Santos de Lima, Priscila Rodrigues da Silva, Elisete Cristina Krabbe, Milene Almeida Ribas, Nathália Arnoldi Silveira, Mylena Stefany Silva dos Anjos, Lincoln Silva, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO

A postura tem implicações fundamentais na saúde e no bem-estar de grande parte do corpo. Isso porque ela define a quantidade e a distribuição do esforço sobre várias estruturas, como ossos, músculos, tendões, ligamentos e discos. Hábitos inadequados causam sobrecarga sobre as estruturas que dão suporte ao nosso corpo, provocando desequilíbrios que geram desvios posturais. Para isso, surgiu a fotogrametria, método que consiste em aplicar a fotogrametria à curta distância, geralmente para capturar medidas das formas e dimensões do corpo humano. A análise fotográfica tem sido um dos métodos mais utilizados para a avaliação postural e comparação dos resultados de tratamentos das alterações posturais. O uso da fotogrametria pode simplificar a quantificação das variáveis morfológicas relacionadas à postura, trazendo dados mais corretos do que aqueles obtidos pela observação visual. Esse é um importante fato tanto para a credibilidade da fisioterapia clínica quanto para a confiabilidade das pesquisas em reabilitação. Mensurar medidas angulares no corpo humano representa à investigação de disfunção articular, sendo um parâmetro importante no acompanhamento fisioterapêutico, na motivação e adesão do paciente ao tratamento, quantificação dos distúrbios e registro da eficácia da intervenção. As imagens são obtidas na avaliação inicial, durante e no final do tratamento para observar as alterações iniciais e/ou as transformações físicas mensuráveis. O objetivo do estudo foi avaliar a presença de escoliose através da biofotogrametria digital em trabalhadores rurais.

METODOLOGIA

A pesquisa foi um processo planejado e participativo de um compromisso da EMATER/ASCAR, UNICRUZ e UDESC, caracteriza-se por ser do tipo descritivo, sendo desenvolvida com o apoio do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Pecuária de Leite no Noroeste do Rio Grande do Sul. Para a análise postural foi utilizado a fotogrametria, com os seguintes passos: palpação de pontos anatômicos de referência, colocação de marcadores de isopor sobre os pontos anatômicos, registros fotográficos digitais e digitalização dos pontos e análise da postura por meio do software Kinovea® versão0.8.15. Para análise dos desvios posturais, inicialmente os participantes precisaram ficar de roupa íntima e sem calçados, assim pontos anatômicos foram palpados e demarcados com bolas brancas de isopor de 15 mm de diâmetro, fixadas nos participantes com fita dupla face para posterior cálculo dos ângulos no software. Os pontos demarcados foram: acrômio, espinha ilíaca ântero-superior (EIAS), espinha ilíaca póstero-superior (EIPS), processos espinhosos da 7ª vértebra cervical (C7), processos espinhosos das vértebras da coluna torácica (T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, T9, T10, T11 e T12) e processos espinhosos das vértebras da coluna lombar (L1, L2, L3, L4 e L5). O programa de análise de dados Kinovea foi escolhido por se tratar de um método simples, rápido e de fácil execução, pois permite traçar digitalmente as retas que determinam valores angulares em graus para pontos de referência correspondentes posicionados assimetricamente em relação aos lados direito e esquerdo do corpo. Houve a aplicação do Questionário do Trabalhador adaptado de Moraes (2002) constituído de questões fechadas e abertas, que tem como objetivo levantar dados específicos, dados pessoais e as condições de trabalho.

Os indivíduos permaneceram em ortostatismo atrás de um fio de prumo. Foram posicionados na vista lateral onde o fio de prumo passava pelo meio do ombro, na vista anterior pelo meio do tórax e na vista posterior pelo meio da coluna e do quadril. As imagens foram capturadas com uma máquina fotográfica digital posicionada paralela ao chão, sobre um tripé nivelado e fixado, sendo padrão para todas as fotos. A quantificação dos ângulos entre os pontos anatômicos foi gerada automaticamente pelo programa seguindo as convenções do mesmo, onde foram marcados os pontos determinados pelo protocolo e após gerar o relatório de análise. A identificação da escoliose se fez por meio das flechas de Charrière e Roy, o qual se correlaciona com o ângulo de Cobb.

RESULTADOS

Na análise dos dados obtidos pelo estudo realizado com a população de trabalhadores rurais na atividade leiteira composta por 38 produtores, constatamos que 53% (n=20) eram do gênero feminino e 47% (n=18) do gênero masculino. Do total das 20 mulheres participantes, 15% (n=3) não apresentaram escoliose; 45% (n=9) apresentaram escoliose torácica direita; 30% (n=6) escoliose torácica esquerda; 5% (n=1) escoliose lombar direita, 5% (n=1) apresentou escoliose lombar esquerda e torácica direita. Do total de 18 homens, 38,9% (n=7) não apresentaram escoliose; 38,9% (n=7) apresentaram escoliose torácica direita; 11,1% (n=2) apresentaram escoliose torácica esquerda; 11,1% (n=2) apresentaram escoliose lombar esquerda e torácica direita. Nenhum participante do gênero masculino apresentou escoliose lombar direita assim como também, nenhum participante indicou sinal de escoliose lombar esquerda e escoliose lombar direita e torácica esquerda. Sabe-se que que o menor esforço físico que os sistemas muscular e ligamentar exercem para manter as estruturas ósseas dentro do padrão da normalidade é a postura ideal para o nosso corpo, porém a má postura é qualquer outra posição que eleve o estresse das articulações, provocando dores e desconfortos corporais, podendo levar a incapacidade consequentemente diminuindo a qualidade de vida. Os trabalhadores rurais da atividade leiteira frequentemente relatam queixas de dores presentes em diversos segmentos corporais como membros e coluna, podendo afetar diretamente na qualidade de vida e consequentemente diminuir a sua produtividade.

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que a maior parte dos produtores leiteiros apresentaram desvio postural na coluna vertebral, a escoliose, tendo maior incidência nas mulheres em comparação aos homens. Esta pesquisa abordou sucintamente os desvios posturais apresentados por indivíduos que sofrem sobrecargas físicas e mentais inerentes ao trabalho, são necessários estudos ergonômicos mais aprofundados para se compreender as causas dessas alterações posturais e gerar ações eficazes na redução desse problema. Por enquanto, ações de educação em saúde devem ser fomentadas para que ocorram mudanças de comportamentos posturais nesta população, visto que são de baixo custo e alicerçam como estratégias capazes de modificações na qualidade de vida e os sujeitos participantes podem proliferar esses novos conhecimentos, intensificando o bem-estar de pessoas próximas de seu convívio.


Palavras-chave


Desvios posturais; Produtor Rural; Saúde do Trabalhador