Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Acidentes de trânsito e a rede de saúde pública em um município na Amazônia paraense
NORBERTO FERREIRA ROCHA, MARCILENE FEITOSA ARAUJO, RITA DE CASSIA COSTA TERRA, FABRICIA RODRIGUES SILVA, DELLES SILVA OLIVEIRA

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


  1. 1 APRESENTAÇÃO

Neste estudo buscou se identificar as principais causas de acidentes envolvendo motocicletas no trânsito e analisar como o município tem absorvido a demanda por atendimento no hospital público municipal. Para tanto buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais fatores estão associados à ocorrência de acidentes com motocicletas e como a saúde publica municipal tem absorvido a demanda por atendimento?

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Trânsito e Saúde Pública

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Previdência Social (2016) é possível visualizar esse quantitativo por categoria de veículos, assim, o boletim evidencia que os acidentes envolvendo motocicletas aparecem em primeiro lugar, com 6,6% do total de 23,4 % das mortes em acidentes de trânsitos no país.

Outro dado importante vem de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos da América do Norte. A pesquisa mostra que a probabilidade de uma pessoa morrer dirigindo uma motocicleta é 20 vezes maior que ao volante de um carro, sem capacete, a probabilidade aumenta para 60 vezes (ALVES JÚNIOR, 2011).

O desrespeito à legislação de trânsito, especialmente, o abuso de velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas previamente à direção, associados em geral a uma inadequada educação e fiscalização do trânsito constituem fatores de aumento do número de acidentes envolvendo essa modalidade de veículos em diversos municípios.

3 METODOLOGIA

Para alcançar esse objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter misto (quanti/quali). Para a coleta dos dados, utilizou-se uma survey. O instrumento foi composto por 20 questões. A população da pesquisa foi de 8.614 e a amostra da de 368 condutores de motos e motonetas. Os dados coletados foram analisados por meio de um software estatístico (SPSS 19.0) e tratados de forma quantitativa, utilizando-se a análise fatorial.

A etapa qualitativa foi composta por análise de documentos e observação in loco. Analisaram-se documentos fornecidos pela secretaria de saúde referente aos números de acidentes com morte entre os anos de 2016 e 2017por categoria. No departamento de trânsito, buscou-se saber a população de motocicletas registradas no município.

4. RESULTADOS E/OU IMPACTOS

Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde do município estudado, somente no ano de 2016 se registraram 523 acidentes envolvendo motos e motonetas. Já os acidentes envolvendo carros foram seis (6), sendo que do total (529), houve onze (11) mortes, sendo oito (8) decorrentes de acidentes envolvendo essa categoria de veículos no município. Ainda em 2016, segundo os dados fornecidos pela secretaria, 256 vítimas foram transferidas para hospitais com atendimento de alta complexidade localizados em Marabá e Paragominas. Nota-se que quase a metade das vitimas de acidentes com motos e motonetas são direcionadas para outros municípios, isso devida a gravidade dos acidentes. A secretaria não possui dados referentes aos pacientes transferidos.

Ainda segundo dados da secretaria, de primeiro de janeiro a quatro de julho de 2017, 359 acidentes envolvendo motocicletas foram registrados e 9 envolvendo carros. Desse total (359), 20 mortes foram registadas. Comparado os dados da secretaria com o instrumento aplicados junto as motociclistas, nota-se que, o modelo de pesquisa proposto foi bem representado, pois revelou os fatores como: “Atitude do Condutor” (12,19%), “Causas dos Acidentes” (11,58%) e “Ações Educativas” (10,34%) que responderam conjuntamente por 34,11% do modelo fatorial. O valor restante refere-se a outras variáveis que não foram objeto de análise deste estudo.

A Atitude do Condutor, foi responsável por 12,19% da explicação do modelo e foi composto pelas variáveis: Negligencia humana, consumo de bebida alcoólica e condução de motocicletas por menores de idades. Conforme observação in loco notou-se que é comum a condução deste tipo de veiculo por menores, inclusive com consentimento dos pais que deixam seus filhos (menores de 6 anos) conduzirem o veiculo (motocicleta) enquanto vão de carona com eles.  Outro fato é a condução por vias proibidas (contramão), estacionamento e locais inadequados (calçadas) e a condução em uma única roda, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas.

As Causas dos Acidentes, foi responsável por 11,58% da explicação do modelo. Esse fator foi formado por quatro variáveis que se resumem na falta de sinalização no trânsito, falta de fiscalização, falta de punição para os infratores e uso de veículo por pessoas não habilitadas (CNH). Vale salientar que durante a realização da coleta de dados (mês de abril e junho), o município não possuía nenhuma sinalização no trânsito (placas, faixas, etc), no entanto, no período do envio deste material para o referido evento, a gestão pública municipal iniciou uma ação de implantação de sinalização em todas as ruas e avenidas do munícipio (dezembro). Quanto a fiscalização e punição, nota-se que começa a ocorrer, mas ainda de forma tímida (observação in loco).

Os dados revelam a necessidade da conscientização do motorista quanto sua responsabilidade no trânsito (conduta). Ainda segundo os dados, as causas dos altos índices acidentes podem estar associadas à falta de sinalização, falta de fiscalização, falta de cumprimento da lei quanto ao uso da CNH e falta de punições mais efetivas. Acredita-se que com a sinalização em parte da cidade (realidade atual), esse índice pode diminuir, mas é preciso que os demais fatores mencionados sejam considerados para uma redução significativa no próximo ano (2018).

A Ação Educativa foi responsável por 10,34% da explicação do modelo e foi formada por duas variáveis, sendo elas: falta de conhecimento das normas de trânsitos e falta de ações educativas. O Código de Trânsito Brasileiro no artigo 24 e inciso dão obrigações aos municípios para que façam cumprir as normas no âmbito de sua circunscrição. Considerando o que diz a teoria, não foram observadas ações voltadas para educação no trânsito durante todo o processo de coleta de dados no município.

Os acidentes de trânsito impactam diretamente a sociedade, isso porque vão além das perdas econômicas. A esse respeito, observação revelou um dado assustador, uma quantidade significativa de pessoas sem membros do corpo como braços e pernas, decorrentes de acidentes envolvendo motocicletas, evidenciando sérios impactos sociais. Diante da realidade, observa-se que prevenir por meio de ações educativas e punitivas, pode ser a alternativa mais viável, considerando que a realidade apresentada impacta diretamente no sistema público de saúde, pois atinge a economia do município por meio principalmente dos custos com atendimento dos acidentes, custos com internações, indenizações e perda de capacidade laboral dos envolvidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os fatores atitude do condutor, causas dos acidentes e ações educativas, propostas no modelo de análise fatorial são válidos e podem ser testados por uma técnica de análise confirmatória. A etapa qualitativa revelou dados assustadores, como por exemplo, o alto índice de acidentes ou ainda que quase a metade dos acidentados são direcionados para hospitais de alta complexidade por falta de estrutura e da gravidade dos ferimentos.

De modo geral, o trabalho desenvolvido apresentou limitações relativas, principalmente, a resistência dos condutores de motocicletas em responderem a pesquisa, isso porque, na maioria das abordagens percebeu-se que o condutor não usava equipamento de segurança (capacete), fato este que inibia o mesmo a participar da pesquisa.

Com o intuito de tratar as limitações do estudo e ampliar seu escopo, sugere-se como futuras linhas de pesquisas a aplicação da análise fatorial confirmatório no intuito de se confirmar as hipóteses sugeridas.


Palavras-chave


Transito, Saúde Pública, Acidentes.