Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
RESUMO – Apresentação: Uma das habilidades necessárias para o bom desempenho do cuidado de enfermagem é a difusão do conhecimento científico para a comunidade com a qual o enfermeiro trabalha. Na graduação, esta habilidade pode ser desenvolvida por meio de participação em projetos de extensão universitária. Uma vez que a Universidade Federal, esta alicerçada sobre o tripé: ensino-pesquisa-extensão. Sob esta ótica, surgiu como objetivo deste trabalho, relatar a experiência de participação no projeto de extensão “Chá com Ciência no Amazonas - Ponto de encontro do NIPES”. Desenvolvimento: Este projeto foi implementado pela Dra Sandra Greice Becker, com primeira edição no ano de 2005 a partir de sua convivência com o grupo de pesquisa NECE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde o conhecimento científico produzido, era compartilhado com a comunidade em eventos mensais chamados Ponto de Encontro do NECE – Núcleo de estudos sobre o cuidado de enfermagem, liderado pela Dra Maria da Graça Oliveira Crossetti. A exemplo deste e com sua autorização, foi criado o “Chá com Ciência no Amazonas – Ponto de encontro do NIPES – Núcleo Interdisciplinar de pesquisas em Enfermagem e Saúde”, abrigado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Este grupo de pesquisa foi criado em 2004 e registrado em 2005 no CNPq. Dentre suas atividades, a extensão universitária está aliada à difusão e construção do conhecimento a partir das relações entre universitários, gestores de saúde e comunidade. O trabalho desenvolvido em Comissões, de Credenciamento, Divulgação, Apoio, Registro, Captação de Recursos e Coffe Break, teve por objetivo oportunizar aos discentes os desafios que todo trabalho em equipe possui, considerando que o Enfermeiro ocupa um lugar de mediação entre os profissionais da equipe multiprofissional. Assim, gerenciamento de conflitos, desenvolvimento de habilidades comunicacionais e éticas, diferenças nas relações de subordinação e submissão, que muitas vezes são limitadas a serem desenvolvidas apenas em sala de aula, tornando as oportunidades de extensão um espaço também de ensino. Resultados: As atividades de competência de cada comissão exigiram diferentes níveis de habilidades que foram sendo desenvolvidas no decorrer do projeto, tornando os participantes mais amadurecidos emocionalmente, especialmente em enxergar os conflitos e buscar resolvê-los de forma ética e humanizada. Assim a educação foi ampliada para além dos limites de sala de aula, repercutindo inclusive nas relações externas a universidade. A experiência em executar atividades mais formais, desde a redação de um ofício, até o ato de cerimonialista na apresentação do palestrante, foram revezadas entre os estudantes, e também foram consideradas como resultados positivo. Considerações Finais: Foi possível exercitar a difusão do conhecimento científico para além deste projeto, desenvolvendo habilidades e competências não só para execução das atividades propostas, mas que serão levadas para os aspectos do trabalho em equipe na vida profissional.