Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-18
Resumo
Introdução: A educação vem passando por um processo de mudanças ao longo da história. Atualmente, muito se tem questionado sobre o método tradicional de ensino e se discutido sobre novos modelos de ensino-aprendizagem no curso de medicina. Assim, surgem novas concepções de ensino com diferentes modelos e estratégias para a sua realização que apresentam alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas além de desenvolver autonomia no aluno, permite o desenvolvimento de uma visão mais crítica da realidade e promove o exercício do trabalho em equipe, atribuições extremamente relevantes para futuros profissionais de saúde. Objetivo: Relatar a percepção de quatro alunos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre métodos alternativos de ensino-aprendizagem durante o ciclo básico e o início do ciclo clínico. Descrição da experiência: Trata-se de um relato vivenciado por quatro acadêmicos de medicina da UEA que foram submetidos a metodologias ativas de aprendizagem, nas disciplinas de patologia geral, fisiologia humana, micologia, bioquímica, técnica cirúrgica, anestesiologia clínica e clínica cirúrgica I. Resultados: Foram observadas diferentes opiniões, quanto ao grau de satisfação e motivação, relacionadas aos métodos alternativos de ensino-aprendizagem. Estas diferenças estão relacionadas com a quantidade de matérias por semestre e suas altas cargas horárias, a falta de tempo para o estudo individual e as diferentes metodologias de aprendizagem utilizadas pelos professores. Apesar disso, constataram-se muitos benefícios das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizado e que a metodologia ainda precisa de alguns aprimoramentos para tornar-se mais eficaz. Considerações finais: Apesar de observadas algumas dificuldades relacionadas à didática de alguns professores e à alta demanda de conteúdos que os alunos de medicina precisam estudar, muitos benefícios são adquiridos com as metodologias ativas, pois, exigem do aluno participação ativa ao visualizar a situação, problematizar e buscar resolução do problema, valorizando a parte humanizada da medicina centrando-a no paciente através do aprimoramento da relação médico-paciente.