Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Práticas de cuidado integral no Distrito Sanitário Cabula-Beirú em Salvador-BA: uma experiência de integração ensino-serviço-comunidade
Laio Magno, Carolina Pedrosa, Márcia Rebeca Rocha de Souza, Mary Galvão, Tânia Bispo, Thadeu Borges, Bárbara Perez

Última alteração: 2018-01-11

Resumo


Introdução: As Equipes de Saúde da Família (eSF) compõem a Atenção Básica à Saúde, um nível de complexidade que abrange os cuidados primários à saúde em territórios bem delimitados. Neste nível de atenção, a família é a unidade central de cuidado, bem como o ambiente físico e social que a envolve e, portanto, o foco primordial das eSF. Desse modo, temos como objetivo relatar a experiência de cuidado integral à família desenvolvido no âmbito da integração ensino-serviço-comunidade no território do Distrito Sanitário Cabula-Beirú (DSCB).

Metodologia: Trata-se de um relato crítico e descritivo da proposta de uma estratégia de cuidado integral à saúde da família, no âmbito do componente curricular Estágio Supervisionado I do curso de enfermagem, em três Unidades de Saúde da Família (USF) do DSCB: USF Arenoso, USF Barreiras e USF Pernambuezinho. A estratégia utilizada para o cuidado integral das famílias foi o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que tem como o objetivo levantar problemas, demandas, necessidades e intervenções de saúde, juntamente com as pessoas assistidas, tornando-as sujeitos ativos do cuidado.

Relato de experiência: Foram acompanhadas 9 famílias, distribuídas nas três USF (3 em Arenoso, 3 em Barreiras e 3 em Pernambuezinho). Em um primeiro momento, a proposta de cuidado integral a partir do PTS foi discutida com estudantes, profissionais de saúde e docentes em reuniões específicas. Logo após, conjuntamente, identificamos indivíduos e famílias com problemas, demandas e necessidades complexas para as eSF. Foram realizadas visitas domiciliares, juntamente com agentes comunitários de saúde, enfermeiras e outros profissionais de saúde, com o objetivo de levantar problemas, demandas e necessidades de saúde dos sujeitos e das famílias. Além disso, foram realizadas intervenções de saúde, com a participação dos sujeitos assistidos, com o foco no cuidado integral.

Conclusão: A prática de cuidado integral a partir do PTS foi uma estratégia pedagógica importante para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade no DSCB, bem como para o estreitamento de laços entre as alunas de enfermagem e a comunidade. Além disso, promoveu relevantes intervenções na saúde da população deste distrito.


Palavras-chave


projeto terapêutico singular; formação em saúde; cuidado integral