Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA OS PARTICIPANTES DO GRUPO MEXA-SE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE TAUÁ-CEARÁ.
Brena Dielle Anastacio de Sousa, Raquel Felipe de Vasconcelos, Jamilia Soares de Farias, Nara Bezerra Custódio Mota, Antonio Charles de Oliveira Nogueira, Cássio Marques Ribeiro, Gina Késsia Alves do Carmo, Luis Rocildo Caracas Vieira e Souza

Última alteração: 2018-05-16

Resumo


Apresentação:O sedentarismo pode contribuir não satisfatoriamente para a saúde pública. A ausência de exercícios físicos pode causar inúmeros problemas, dentre eles a hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras. No município de Tauá-CE, foi implantado pelos Residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) o grupo intitulado“Mexa-se” que tem como objetivo proporcionar vivências de treinamento funcional aos tauaenses e estimular práticas saudáveis para melhorar a qualidade de vida.Desenvolvimento:Os pressupostos metodológicos caminharam sobre a realização da pesquisa quali-quantitativa cujo instrumento foi um diário de campo construído sobre as rodas de conversas que eram realizados ao final dos treinos. Durante essas rodas,eram feitos alguns questionamentos, como por exemplo: “Qual a atividade você mais gostou?” “Por qual motivo escolheu essa atividade?”, sendo as respostas registradas no diário de campo.O grupo foi desenvolvido com 08 participantes. As atividades físicas foram desenvolvidas no parque da cidade de Tauá entre os meses de setembro a dezembro de 2017, sempre às segundas e quartas, com duração de 50 minutos por aula. Resultado:A experiência vivida nestes meses trouxe um despertamento ainda maior para as práticas realizadas. Foi identificado que 100% dos participantes demonstraram satisfação ao realizar as atividades propostas; para 75% dos participantes era a primeira experiência com o treinamento funcional; a assiduidade (frequência superior a 60%) estava presente em 62% dos participantes; os momentos que os participantes mais demonstraram interesse, foram as atividades de agilidade (75%) e atividades de força e fortalecimento muscular (25%)e também ficou evidente o interesse pelos  jogos que foram utilizados para aquecimento, dentre eles: jogo da velha (37%), bandeira (38%), amarelinha (25%).Considerações finais: Portanto, podemos elucidar através da experiência vivida, a importância de práticas em grupo, visto quer além de despertar no profissional de educação física um deslumbramento ou interesse ainda maior de busca constante pelo conhecimento, a relevância de proporcionar diálogos sobre hábitos cada vez mais saudáveis e prazerosos, possibilitando assim motivações aos alunos para terem hábitos favoráveis a saúde. Visto isto, é de grande relevância também destacar, a satisfação expressadas pelos alunos ao realizar as atividades propostas e com isto demonstraram focados nos exercícios físicos.


Palavras-chave


Exercícios Físicos, Treinamento Funcional, Tauá, Grupo, Contribuição.