Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O APOIO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL DO DISTRITO DE SAÚDE LESTE E O PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE - PMAQ
DANIEL AMARAL DE VASCONCELOS, JOCILANE LIMA DE ALMEIDA VASCONCELOS, THAIZE MARIA SILVA LIMA

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


O Distrito de Saúde Leste(DISAL)/SEMSA MANAUS possui 27 equipes de Saúde Bucal de Estratégia Saúde da Família(ESF), mas apenas as equipes cadastradas no Programa de Melhoria de Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) seguiam padrões do serviço pré-estabelecidos. Em consonância com a chefia da Divisão de Atenção à Saúde foi proposto pelo apoio técnico do Distrito de Saúde Leste (DISAL), na zona leste de Manaus, que todas as equipes de Saúde Bucal utilizassem os padrões PMAQ, com ou sem avaliação externa do programa. O processo iniciou com uma reunião gerencial na UBS Gebes de Medeiros que contou com a presença de 95% dos profissionais Cirurgiões dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, com exceção dos profissionais que se encontravam de férias no período. Nesta reunião a proposta PMAQ foi apresentada, mostrando os padrões essenciais e estratégicos para a inserção em todas as equipes de Saúde Bucal. As unidades que já realizavam suas atividades voltadas nesse modelo relataram suas experiências, como a desenvolviam e compartilharam seus saberes e desafios, avaliando a estratégia como positiva. Dentro dos padrões essenciais que exigiram imediata intervenção, tivemos o horário de funcionamento das unidades de saúde; apresentação da definição territorial das UBS, pois alguns dentistas desconheciam o território sob sua responsabilidade. Quanto ao padrão referente ao planejamento do cuidado em saúde, foi necessário mobilizar os profissionais de Saúde Bucal, com exercícios práticos de baseado na ferramenta de planejamento 5W2H. A organização da agenda de alguns dos profissionais já incluía atendimento à demanda espontânea, mas não faziam registro na agenda, com isso, todos foram orientados a realizar. Apesar de haver reuniões sistemáticas com a equipe da ESF, estas não eram registradas e não haviam discussões de Projeto Terapêutico Singular(PTS), o que ainda se torna um desafio dentro das Esquipes. Foi consolidado pela Gerência de Saúde Bucal do Município uma ferramenta para investigação do perfil epidemiológico da população do território da ESF, mas na prática os profissionais ainda não a utilizavam e até a desconheciam como forma de planejamento e acompanhamento. Apenas uma equipe de Saúde Bucal possui o prontuário eletrônico instalado. Outros itens foram apresentados e discutidos como:  formulários de encaminhamento, a educação permanente e cooperação horizontal específica para as equipes de saúde Bucal e demandas que o PMAQ não exige, mas são importantes para a práticas das atividades profissionais. Em setembro e outubro de 2017 as equipes PMAQ receberam a avaliação externa, conforme pactuado. O apoio técnico tem monitorado a continuidade dos padrões PMAQ nas equipes de Saúde Bucal, e os ajustes necessários para melhoria da qualidade dos serviços.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde; Saúde Bucal; Gestão; organização do trabalho.