Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em saúde: uma iniciativa para a conquista de novos talentos na educação básica.
Flávio Renan Paula da Costa, Tainá Afonso de Almeida, Brenda Kerolayne Batista Serrão, Márcia Gonçalves Costa, Rejane Gomes Ferreira

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução: Estimular o desenvolvimento de múltiplas habilidades de estudantes da educação básica e universitários parece ser um desafio para muito educadores e instituições de ensino.  Educar em saúde traz um significado de aprendizagem, quando se toma em consideração que o conhecimento possibilita uma mudança de comportamento. Diante dessa possibilidade, buscou-se promover a educação em saúde, no âmbito de uma proposta da Universidade do Estado do Amazonas UEA apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, empregando as novas tecnologias e formas de comunicação interativa, por meio de diversas mídias. Além da interação entre os participantes, o que se produz é um aprendizado dinâmico, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, pessoal e de formação profissional. Objetivo: Este artigo relata a experiência da prática de educação em saúde, destacando as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos tanto para os monitores quanto para os estudantes de uma escola pública que participaram do projeto. Descrição da experiência: Esta é a descrição de um relato das atividades vivenciadas e desenvolvidas por três acadêmicos de medicina universitários que atuaram como monitores no Projeto ‘‘Diversidade e tecnologia para a conquista de Novos Talentos na educação básica’’, realizado junto a 20 estudantes de uma escola pública estadual, no município de Manaus (AM), no período de abril a setembro de 2016. Foram desenvolvidas várias oficinas semanais e abordados diversos temas como: Alimentação saudável, envelhecimento com qualidade de vida, drogas, infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. As oficinas tiveram um caráter dinâmico e criativo, envolvendo também o manuseio de equipamentos de mídia que serviram como elementos facilitadores. A estratégia de interação e comunicação também utilizada foi a roda de conversas, com a presença de um monitor responsável e duração máxima de trinta minutos. Constatou-se a participação efetiva dos estudantes diante do levantamento de vários questionamentos. Outro momento da atividade deu-se no ambiente da Escola Superior de Saúde da UEA, quando os estudantes visitaram os laboratórios unidade e ouviram o relato de estudantes universitários representantes de cada curso, sobre a abrangência de sua área de atuação. Este constitui-se num momento motivacional para estes jovens, despertando o interesse manifestado por alguns pela área da saúde. Resultados: As experiências adquiridas ao longo do projeto foram singulares tanto para os estudantes quanto para os monitores. A atuação como monitor permitiu transmitir os conhecimentos adquiridos na universidade pelo exercício da prática da educação em saúde, bem como trouxe o aprender com “o outro” no campo de atuação, no caso o ambiente de ensino. Outro ponto verificado foi a participação efetiva dos estudantes nas oficinas e o interesse em desenvolver as atividades na Universidade. Considerações finais: O desenvolvimento de atividades interdisciplinares que visam o aprendizado sobre assuntos relevantes durante o início da adolescência mostrou-se indispensável despertar o interesse sobre novas questões, incentivado por ambientes de aprendizagem motivadores, além de despertar vocações nos estudantes, promovendo a criticidade, a criatividade.


Palavras-chave


Educação em saúde; Aprendizagem; Novos talentos.