Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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GESTÃO ESTRATÉGICA COM A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA ENFERMARIA GINECOLÓGICA/OBSTÉTRICA DE UM HOSPITAL PUBLICO EM BELÉM-PA
Joanna Angélica Azevedo de Oliveira, Yasmin Brabo de Lima, Willame Oliveira Ribeiro Junior, Glenda Keyla China Quemel

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: Com as constantes transformações e avanços da enfermagem moderna, percebe-se a introdução da Metodologia da Problematização nos componentes curriculares de ensino em enfermagem, a qual consiste em um tipo de metodologia que encoraja a participação ativa dos autores envolvidos na realidade, buscando maior interação entre prática e conhecimento científico, além de que acredita-se que agrega informação e influencia no sucesso da gestão, relacionado à capacidade avaliativa crítica e concisa, a qual inicia-se com o processo avaliativo e programação baseado na capacidade de observar problemas e suas repercussões no sistema. Tal ferramenta avaliativa busca ensinar e formar cidadãos críticos e reflexivos para que sejam capazes de conviver em sociedade colaborando para a sua melhoria, esta baseia-se em cinco etapas: Observação da realidade; pontos chaves; teorização; hipótese de soluções e aplicação à realidade. Na etapa de observação da realidade, os autores buscaram carências e pontos fracos a assistência de enfermagem no contexto da ginecologia e obstetrícia, procurando eleger um problema crucial e passível de mudança na atuação dos enfermeiros do setor. Na fase relacionada aos pontos chaves, os autores buscaram entender o problema crucial como um fator de ordem multideterminada, elaborando pontos essenciais e suas implicações para o cuidado na atenção ginecológica. Na fase relacionada à teorização, os autores buscaram realizar uma pesquisa propriamente dita sobre o problema elegido, consultando banco de dados como LILACS, PUBMED e CINAHL; e bibliotecas da universidade. Na fase de levantamento de hipótese de soluções, os autores chegaram a conclusões em comum, fornecendo soluções críticas e criativas para resolução do problema em questão. E, por fim, a fase de aplicação à realidade, onde os autores reforçam o compromisso social com a profissão de enfermagem e melhoria da qualidade do serviço. Neste contexto, com o objetivo de desvelar possíveis problemas em uma enfermaria ginecológica/obstétrica de um hospital de ensino em Belém-Pa durante a disciplina “processo de trabalho em saúde/ indicadores gerenciais/gestão e gerenciamento” realizou-se visitas técnicas, reuniões e um levantamento de tudo o que foi observado no local, e quais dos problemas poderiam ser solucionados, a partir da utilização do Arco de Maguerez. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo Relato de Experiência, das vivências de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual do Pará que ocorreu durante as aulas práticas da disciplina “processo de trabalho em saúde/ indicadores gerenciais/gestão e gerenciamento” na enfermaria ginecológica/obstétrica de um hospital de ensino em Belém-Pa. A partir da Metodologia da Problematização abordada em conjunto com as teorias administrativas em enfermagem, foi apontado na etapa de observação da realidade: ausência de diagnóstico de enfermagem; a partir disso, os pontos chaves levantados foram: as implicações visíveis à qualidade do serviço de enfermagem tornando a assistência ineficaz, por conta de ser uma etapa crucial da sistematização da assistência de Enfermagem (SAE). Para a etapa de teorização entendeu-se que a SAE é um método de prestação de cuidados científicos satisfatórios, unificando a linguagem e baseando a intervenção do enfermeiro em decisões críticas e pertinentes, não meramente em “achismos”; sendo o diagnóstico de enfermagem uma etapa crucial, o mesmo irá orientar a prescrição correta de enfermagem por unir o “pensar” e o “agir”, e sua falta acarreta em prejuízo na autonomia da enfermagem e diversos prejuízos ao paciente. Cabe ressaltar que a Sistematização da Assistência de Enfermagem é baseada no Processo de Enfermagem (PE), funda-se nas fases de identificação do problema de saúde, delineamento do diagnóstico de enfermagem, instituição de planos de cuidado implementação de ações planejadas e avaliação. Na etapa de levantamento de hipóteses e soluções, os autores discutiram a necessidade do reforço excessivo da SAE na formação acadêmica; promoção de encontros científicos dentro dos hospitais que abordem e estimulem o tema; necessidade de mais fiscalização da gerência de enfermagem; distribuição de informativos com as etapas da SAE para fácil acesso; estimulo da gerencia que os profissionais se capacitem mais. E, na fase de aplicação da realidade: elaborou-se um relatório gerencial de prática enviado à gerência de enfermagem. RESULTADOS: a partir da análise gerencial e do relatório de pratica enviado à supervisão de enfermagem do hospital estudado, a gerência com a ajuda dos autores buscou realizar eventos a partir da ferramenta gerencial “planejamento”, que consiste no englobamento de ferramentas para execução de projeções a curto e longo prazo a fim de trazer mais cientificidade ao cuidado existente no hospital e estimulo a especialização dos enfermeiros do setor, trazendo resultado positivo para assistência que melhorou com tais medidas; além disso, ainda buscou incentivar mais capacitação dos enfermeiros  para controle de qualidade da assistência nos eixos de saúde da mulher no contexto amazônico; políticas de saúde da mulher; pré-natal; cuidados ginecológicos em geral; uso de contraceptivos; planejamento familiar; estimulo ao parto humanizado; conhecimentos a cercas das intervenções obstétricas em síndromes hipertensivas da gravidez e hemorragias pós-parto. Contudo, esta metodologia mostrou-se eficaz para o conhecimento da realidade e para o levantamento de situações insatisfatórias para o cuidado de enfermagem, tornando possível a análise sobre a situação-problema e pontuar medidas que possam solucionar as lacunas existentes neste processo, a fim de trazer melhorias ao serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que a experiência na disciplina em questão foi de extremo benefício por ensaiar a prática de gestão em enfermagem, ampliando o conhecimento dos acadêmicos ao que se refere a necessidade de uma visão ampla, tomada de decisão correta, avaliação crítica, conhecimento científico e do local de trabalho; delegação de responsabilidades; comunicação e incentivo a colaborações dos enfermeiros do setor; controle ético e legal; para que futuramente a gestão em enfermagem possa ser desenvolvida com maestria, sabedoria, discernimento e autoridade adequada com gestão estratégica e participativa. O profissional de enfermagem deve estar preparado para problematizar a realidade a qual está inserido e, assim, identificar as situações-problemas que surgirão no seu cotidiano, para que possa combate-las de forma realmente eficaz, para isso, a inserção da Teoria da Problematização desde a sua formação acadêmica torna-se necessária para construir profissionais que possam lidar com as adversidades e transformá-las de forma a beneficiar o seu ambiente de trabalho e a sua assistência à população. Formar profissionais ativos no seu ambiente de trabalho resulta em melhorias na qualidade dos serviços, especialmente profissionais atuantes na área da saúde, pois acarreta em melhorias no atendimento ao usuário, caminhando cada vez mais para uma assistência com excelência, e serviços de saúde muito mais qualificados. Desta forma, é importante estimular estudos profundos dentro do processo gerencial para qualificar e clarificar os serviços de saúde e ressalta-se que muito ainda deve ser feito na instituição em questão a fim de chegar em níveis ainda melhores de assistência.

Palavras-chave


Enfermagem; Gestão; Metodologia da Problematização.