Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Vivência do acadêmico de psicologia na extensão universitária
Tainah Barbosa Nepomuceno, Cláudia Henrique Bandeira de Sousa, karoline Rodrigues da Silva Martins

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


O olhar para o envelhecimento humano vem progredindo e sendo amparado por Direitos e Proteção Social, tendo como alguns dos marcos mais importantes, a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso de 1994 e o Estatuto do Idoso de 2003. O projeto de extensão é uma oportunidade para a ampliação e compreensão do fazer da psicologia, com interligação da teoria e prática, e serve como suporte para agregar e complementar as lacunas da formação acadêmica, assim como ter um novo olhar para as demandas sociais.

OBJETIVO: Relatar a percepção do acadêmico do Curso de Psicologia a partir das participações em atividades de visitas domiciliares na Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas – LAGGEAM, que é vinculada a Universidade Federal do Estado do Amazonas - UFAM,

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O contato do acadêmico com a comunidade aconteceu em parceria com o Programa de Atenção à Saúde do Idoso – PROASI, por meio das atividades de extensão da LAGGEAM, que tem como objetivo o olhar multidisciplinar sobre o envelhecimento. Durante a vivência foi feito o mapeamento dos locais que ocorreriam as visitas domiciliares, delimitando os idosos que serem atendidos. Nas visitas foi realizado o acolhimento inicial aos idosos e seus cuidadores/familiares, e logo após um diálogo para perceber o idoso dentro do contexto biopsicossocial, assim como aplicação de testes para mensurar o grau de vulnerabilidade do idoso. Com a finalidade de oferecer ações de prevenção e promoção, e de acordo com as demandas serem realizados os possíveis direcionamentos para a rede de atenção à saúde.

RESULTADOS: No estágio o acadêmico de psicologia pode perceber a necessidade de ter um contato maior e mais efetivo com a comunidade, assim auxilia a desmistificar e conceituar o fazer da psicologia, articulando o ensino- serviço-comunidade e indo além da sua formação acadêmica, atuando com maior flexibilidade e práticas mais próximas da realidade psicossocial e inserido nas políticas públicas. A psicologia deve estar inserida dentro do campo de políticas sociais para dialogar e servir como uma rede de apoio psicossocial, para assim auxiliar no desejo de mudança, e articular com outras ciências para colaborar com a diminuição da vulnerabilidade sócio-econômica, violência intrafamiliar e abandono do idoso, e assim construir na rede de cuidados que acompanhe os idosos em todos os níveis de atenção à saúde física, psicológica e social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O fazer da psicologia tem que estar enraizado na ética, mas os modelos não precisam estar engessados aos livros e métodos de uma só abordagem, eles precisam ser fluidos e dinâmicos, trazendo um olhar não só do paciente, mas de todo o contexto social no qual ele está inserido. Repensando as práticas já enraizadas para um novo olhar, não somente clinico, mas social. A extensão universitária com caráter multiprofissional proporcionou ao acadêmico a oportunidade de trabalho em equipe, na visão mais ampla das necessidades dos idosos e seus familiares.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Rede de Assistência à Saúde do Idoso; Psicologia