Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PRÁTICAS INTEGRATIVAS ENTRE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Anny Beatriz Costa Antony de Andrade, Barbara Misslane Cruz Castro, Érica Dos Santos Navegante, Marcia Farias de Amorim, Maria Aurizete Xisto, Maria Suely Souza Pereira, Semirames Cartonilho de Souza Ramos, Ilse Sodre da Mota

Última alteração: 2018-01-14

Resumo


Apresentação: Para a construção de uma sociedade mais ativa, que busque o seu desenvolvimento, é necessário pensar na tríade ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada. Neste contexto, as universidades estarão cumprindo, sua função social, ao gerar e difundir o saber, integrado na realidade social na qual estão inseridas, de modo a oferecer soluções às dificuldades apresentadas e garimpadas pela sociedade e pelos professores e alunos universitários, o que resultará na melhoria das condições de vida da população em geral. Neste sentido, a Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde do HUGV/UFAM constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a profissões da área de saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço. Este trabalho tem como objetivo, relatar a interação das enfermeiras residentes em obstetrícia com alunos de graduação médica e de enfermagem.  Desenvolvimento do trabalho: A interação e troca de conhecimentos entre os residentes e os graduandos é comum e acontece em diversas oportunidades através de oficinas, laboratórios da Escola de Enfermagem de Manaus e Hospital Universitário Getúlio Vargas, e campos de prática dos discentes na disciplina de saúde da mulher e obstetrícia. O contato prévio com os acadêmicos de medicina ocorreu com a entrada das residentes no projeto de extensão Saúde e Cidadania da Universidade Federal do Amazonas e posteriormente com as atividades do projeto em campo. Esse encontro acontece todo semestre ou antes do início de novos acadêmicos em campo de prática. Resultados e/ou impactos: A parceria com os acadêmicos aconteceu em diversos momentos, desde o planejamento prévio de atividades para o desenvolvimento das ações de saúde, que beneficiam a população, usuária dos serviços de saúde no interior do Amazonas, até consultas em saúde da mulher. Esses atendimentos funcionaram em equipe multiprofissional, onde a usuária especificava sua dúvida ou queixa. As atividades conjuntas foram sobre: promoção de saúde referente ao câncer de colo de útero e mama, com as grávidas: aleitamento materno, sinais de parto, direitos sexuais reprodutivos, cuidados com o recém-nascido, consultas de pré-natal e coleta do exame citopatológico, dramatizações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Considerações finais: Houve a tríade ensino-pesquisa-extensão. A interação entre residentes e acadêmicos foi promissora de ambas as partes, pois favorece um conhecimento mais abrangente por focalizar diferentes níveis de ensino, em diferentes áreas da universidade, proporcionando uma maior reflexão por parte dos atores sociais. Abre-se, a partir dessa exposição, a discussão sobre a necessidade de realizar mudanças no vigente modelo de formação profissional para um modelo que leve em conta a humanização do cuidado.