Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Prevenindo riscos e "prescrevendo" saúde: relato de caso por meio de uma estratégia problematizadora de Educação em Saúde.
Tereza Cristina Araújo Ramos, Vivianne Brandt Pereira Brasil, Ana Carolina Scarpel Moncaio

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: No contexto das práticas de enfermagem, o papel do enfermeiro, construído historicamente e majoritariamente para o cuidar, também foi moldado para exercer o ensino e instrução, pelos quais, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de práticas relativas à saúde têm a finalidade de potencializar o empoderamento dos indivíduos com o intuito de estimulá-los a desenvolver a responsabilidade por sua própria condição física. À vista disso, realizar educação em saúde é capacitar pessoas a se manterem saudáveis por meio do acesso à informação, e no âmbito hospitalar, no momento de prestar assistência, o Processo de Enfermagem oferece espaço para que o enfermeiro exerça o papel de educador, elevando os níveis de aprendizado e consequentemente melhorando o prognóstico das pessoas envolvidas no processo. Objetivo: Descrever o efeito de a implementação de uma ação educativa dentro das etapas do Processo de Enfermagem. Metodologia: Tratou-se de um relato de caso desenvolvido pelos acadêmicos da graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública, durante o campo de prática na disciplina de Sistematização da Assistência em Saúde (SAE), os quais acompanharam uma paciente idosa (76 anos), com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e diagnóstico médico de fratura transtrocânteriana esquerda, durante o período de hospitalização no qual, a mesma, aguardava correção cirúrgica. Sob a orientação da professora responsável pela supervisão dos alunos no estágio hospitalar, foi desenvolvido com a paciente em questão o Processo de Enfermagem, ferramenta metodológica usada na organização da assistência, e por meio desta, após meticulosa coleta de dados, foram identificados os diagnósticos baseados na Associação Internacional de Diagnósticos em Enfermagem (NANDA-I) que previu algumas situações de risco envolvendo a condição na qual a paciente se encontrava. Os diagnósticos descritos a seguir foram selecionados de acordo com a idade, o tempo de hospitalização, as comorbidades associadas e demais queixas que a cliente esboçou; são eles: 1° Mobilidade no leito prejudicada, evidenciado por capacidade prejudicada de mover-se entre a posição sentada e a supina, capacidade prejudicada de reposicionar-se na cama e capacidade prejudicada de virar-se de um lado para o outro; relacionado com prejuízo musculoesquelético; 2° Risco de quedas, evidenciado pelo histórico de quedas, idade≥65 anos, uso de dispositivos auxiliares, período de recuperação pós-operatória e mobilidade prejudicada; 3° Déficit no autocuidado para higiene íntima, evidenciado pela capacidade prejudicada de realizar a higiene íntima; relacionado com mobilidade prejudicada e prejuízo musculoesquelético; 4° Déficit no autocuidado para banho, evidenciado por capacidade prejudicada de acessar o banheiro, capacidade prejudicada de lavar o corpo e incapacidade de secar o corpo; relacionado com prejuízo musculoesquelético; 5° Déficit no autocuidado para vestir-se, evidenciado pela capacidade prejudicada de colocar roupas na parte inferior do corpo, capacidade prejudicada de reunir os itens de vestuário; relacionado com prejuízo musculoesquelético; 6° Risco de lesão por pressão, evidenciado pelo escore na Escala Braden < 18, atrito em superfície, déficit no autocuidado, extremos de idade, gênero feminino e imobilização física; 7° Risco de recuperação cirúrgica retardada, evidenciado por diabetes mellitus e mobilidade prejudicada; 8° Risco de síndrome do idoso frágil, evidenciado por doenças crônicas, gênero feminino, histórico de quedas, idade>70 anos, mobilidade prejudicada e redução na força muscular; 9° Padrão de sono prejudicado, evidenciado pela alteração no padrão de sono e insatisfação com o sono; relacionado com barreira ambiental. Mediante aos diagnósticos estabelecidos, as ações terapêuticas foram planejadas com o propósito de manter a integridade física e psicológica da cliente no decurso do período pré-operatório por meio da implementação de ações pautadas nos princípios técnico-científicos que contaram com o método de educação problematizadora, que trabalha o diálogo e o respeito pelo o outro indivíduo, de forma que a transmissão do conhecimento pudesse ser realizada com o objetivo de estimular a autonomia e a independência, sobretudo na paciente idosa, tornando-a capaz de tomar decisões sobre sua saúde e ajudando-a a refletir sobre condutas que iriam lhe ajudar na jornada de recuperação. A atuação dos acadêmicos, tanto no planejamento como na execução das intervenções de enfermagem, não se limitou apenas a orientar e a instruir, a construção de uma relação diálogo-reflexiva também foi fundamental para fortalecer a confiança da cliente no seu potencial de exercer o autocuidado com autonomia, mesmo que em determinados momentos fosse preciso o auxílio da equipe multidisciplinar ou de sua acompanhante. Os diagnósticos, no geral, evidenciaram várias dificuldades, dentre elas, uma das primordiais que consistia no desconforto que a falta de mobilidade no leito proporcionava à paciente, condição essa que gerou outra série de complicações envolvendo desde o déficit no autocuidado, riscos de queda, riscos de desenvolver lesão por pressão e recuperação cirúrgica tardia. Para isso, a principal intervenção elaborada para prevenção de demais complicações e diminuição do desconforto, foi ensiná-la a se movimentar sobre o colchão de modo que o membro afetado não lhe causasse incômodo nas horas de mudança de decúbito, realização das atividades de higiene e manutenção da postura corporal adequada. Com relação aos outros riscos iminentes, a melhor maneira de abordar o assunto foi por meio da conversa voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico da mesma, não bastava apenas orientá-la quanto às condutas que promoveriam a melhora do seu quadro, era também necessário explicar os porquês de cada ação a fim de salientar o recurso educativo empregado na melhoria do prognóstico. Resultados e Discussão: No decorrer da última etapa do Processo de Enfermagem, que constitui a avaliação, foi possível observar os resultados das intervenções planejadas. Após dois dias de acompanhamento, o primeiro resultado obtido foi uma melhora na disposição da paciente de acondicionamento no leito, o aprendizado gerou melhorias no repouso noturno; otimização das atividades de higiene e vestimenta, visto que os movimentos corporais mais fluídos ajudaram na realização dos procedimentos; diminuição do risco de queda, uma vez que o controle muscular dos membros não injuriados ofereceu uma melhor percepção de sua condição corporal; manutenção da integridade física da pele devido às mudanças espontâneas de decúbito nos horários estabelecidos e aos cuidados referentes à hidratação e monitoramento. Em relação às comorbidades relacionadas, o zelo da paciente referente aos horários das medicações de uso pessoal permaneceu exemplar, sendo reforçado por seu desejo de preparar-se corretamente para o procedimento cirúrgico. Conclusão: As práticas de ação educativas, baseadas no contexto de vida do indivíduo e a influência do meio sobre ela, sendo obtidas por meio do Processo de Enfermagem, cuja as etapas foram todas devidamente executadas, mostra a importância ímpar da Educação em Saúde na assistência prestada pelo enfermeiro. O método da educação problematizadora auxiliou os acadêmicos a implantarem de maneira eficiente todas as intervenções planejadas para a melhoria da assistência e ainda ajudou a incorporar o instinto de reflexão-crítica na paciente de modo que ela pudesse construir por si mesma uma lógica que a auxiliasse na manutenção de sua saúde e bem-estar.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Processo de Enfermagem