Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Pedagogia queer e a realidade das travestis na cidade de Manaus: tecendo conexões em direção ao questionamento
Cássio Péres Fernandes

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Queer, que inicialmente pode causar uma ideia de ligação apenas ao contexto homossexual, é uma palavra de origem estrangeira que é utilizada para denominar todos aqueles vistos como estranhos, inadequados e desviantes de uma norma e sociedade regulatória. Abrange todas aquelas pessoas que, de alguma forma, podem consistir em uma ameaça à ordem pública por não se enquadrarem nos padrões estabelecidos. Imersos um uma sociedade cisnormativa, inúmeras pessoas vivenciam movimentos excludentes dentro das escolas por não serem lidos como aceitáveis ou por ameaçarem um padrão de ensino/aprendizagem que busca a normatização de seus alunos e alunas. Neste contexto, as transgeneridades sofrem com inúmeros empecilhos e discriminações no âmbito escolar, prejudicando seus desenvolvimentos e ascensões sociais. Diante disso, a pedagogia queer viria, para questionar esse modelo de ensino que não se atualiza e percebe seus e suas estudantes como iguais, não observando e se adequando às suas particularidades e necessidades.   Tem-se como objetivo nesse trabalho, realizar uma revisão bibliográfica com estudos realizados com o contexto escolar de travestis na cidade de Manaus, evidenciando-se suas práticas discursivas, suas necessidades e realidades dentro das escolas. Objetiva-se também, estabelecer uma relação entre as vivências escolares de travestis e os benefícios de uma pedagogia que utilize como base uma postura queer diante da regulação do processo de ensino/aprendizagem. Como resultados, espera-se mostrar a realidade das travestis na cidade de Manaus, bem como divulgar as pesquisas locais voltadas para esse público, neste município e denunciar o despreparo de um sistema educacional que não se encontra pronto para lidar com diversas situações que fogem à normalidade. Deste modo, problemas com nome social, respeito dos colegas, dificuldades para uso do banheiro, expulsão das escolas e falta de perspectiva são apenas algumas circunstâncias adversas vivenciada pelas travestis de Manaus, mostrando que devem haver mudanças na nossa estrutura educacional.


Palavras-chave


Pedagogia queer; Travestis; Manaus