Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DO APLICATIVO HEMOTO MOBILE PARA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE
YARA KARLA DE SALLES NEMET, HELENILVA CUSTODIO DE MELO, ALDO TAVEIRA DA SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS LIMA PIRES, VALCIONE QUINTINO DA SILVA, RENATA ANDRADE DE MEDEIROS MOREIRA, EMILIA MARIA RODRIGUES MIRANDA DAMASCENO REIS, FABIO EDUARDO NEMET

Última alteração: 2018-01-31

Resumo


Apresentação: A aprovação da Lei 10.205 de 2001, conhecida como a “Lei do Sangue” veio fortalecer e estabelecer diretrizes para a Política Nacional do Sangue e normatizar que todos os estabelecimentos de Hemoterapia, tanto os públicos como os privados, seriam submetidos às Normas Técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Mesmo com este avanço, aumentar o número de doadores nos bancos de sangue e implementar estratégias de captação e fidelização dos mesmos, tem sido um grande desafio para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora aconteça periodicamente à realização de diversas campanhas educativas, por meio de TV, rádio, outdoor, banner e redes sociais, com alcance de bons resultados de doação voluntária, essas ainda não são suficientes para evitar o desabastecimento contínuo do estoque de sangue e hemoderivados na grande maioria dos serviços de Hemoterapia. A captação de um número cada vez maior de doadores justifica se desenvolver medidas alternativas e a importância desse projeto, que tem como principal objetivo aumentar o número de doadores de sangue do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP). Em virtude dessa situação o HCP desenvolveu uma nova estratégia para atrair e fidelizar esses doadores como o uso de aplicativos (Apps) de smartphones. O desenvolvimento do aplicativo para uso em Hemoterapia, é inovador, e apesar de não poder ser usada como estratégia de forma isolada, tem potencial em cooperar e consolidar as campanhas educativas tradicionais, estimular a captação de novos doadores e fidelizar os que já são, além de ter efeito em curto prazo, constituindo-se como uma ferramenta essencial para promover o abastecimento regular e contínuo dos bancos de sangue e contribuir para melhorar o sistema de planejamento e gestão nas unidades de Hemoterapia. Desenvolvimento do trabalho: O Tocantins possui 139 municípios e pouco mais de 1,5 milhão de habitantes (IBGE 2016), porém o número de doadores ainda é muito pequeno quando comparado ao número de transfusões, totalizando 1,4% da população tocantinense. Diante das muitas ideias encontrou-se viabilidade, pois na era da informação, onde todos têm acesso a um smartphone, criar um sistema que tivesse interligado a esse quesito, seria bem mais viável e vantajoso. Esse serviço utilizado como estratégia de captação, otimiza o tempo, organiza o serviço e implementa ações resolutivas que consequentemente, pode propiciar o aumento do estoque de sangue no HCP, por meio da fidelização de doadores com o uso do sistema de informação Hemoto Mobile. Ressalta-se que após a criação do aplicativo faz-se necessário avaliar se o seu uso traz melhorias para o serviço e deve-se realizar estratégia de divulgação e sensibilização da população para seu uso com a finalidade de aumentar a captação de doadores de sangue. Resultados e/ou impactos: Com a finalidade de resolver o problema com estoques de sangue no Estado foi desenvolvido pelos técnicos da área de Tecnologia da Informação (TI), o Hemoto Mobile, aplicativo para smartphones, como nova forma de captação de doadores, de modo que este possa ser utilizado como estratégia de doação de sangue e assim, possa fazer parte de hábitos e valores da população, aperfeiçoando a comunicação, motivação e fidelização dos doadores voluntários que buscam as unidades de coletas com lançamento oficial no dia 14 de junho de 2017, mês em comemoração ao junho vermelho. O lançamento do aplicativo foi na recepção do HCP, ainda ocorreu à divulgação pelos sites institucionais do Estado do Tocantins, assim como sites de jornais de grande circulação e programas de televisão de grande renome no estado. O aplicativo possui informações dos endereços dos Hemocentros, unidades de coletas e agências, bem como informações sobre campanhas de doações, coletas externas, avisando os locais onde estão acontecendo e os requisitos para doações, disponível para ser baixado na playstore, apenas na versão android, podendo ser utilizado pelo doador ou visitante. Para ser utilizado como doador, necessita fazer cadastro no Hemocentro, onde será solicitado o seu e-mail e frisado a ele a importância de baixar o aplicativo. Em seu perfil, será disponibilizado o tipo sanguíneo, o último dia de doação, bem como a data da próxima doação, sendo avisado 5 dias antes da doação, sendo permitido 4 doações por ano para homens e 3 para mulheres, e em cada doação, o doador é coroado com uma estrela em seu perfil. O aplicativo tem ainda, a opção de convocar doador de reposição, a fim de repor determinado tipo sanguíneo que esteja com o estoque baixo, o que possibilita a diminuição dos custos com ligações telefônicas. O doador terá ainda, informações de compatibilidade sanguínea, ou seja, quem doa para quem e quem recebe de quem. Para divulgar o aplicativo para a comunidade, a captação está utilizando, folders e banner na recepção da unidade, durante a hora do atendimento ao doador, sendo enfatizada a importância de baixar o aplicativo. E um banner do Hemoto Mobile de forma sempre visível ao doador, faixa e cartazes/outdoor pela cidade, sendo uma na fachada da Secretaria Estadual de Saúde, com isto, espera-se conquistar e fidelizar o doador de sangue por meio imbuída dos princípios que regem a Política Nacional da Captação de Doadores Voluntários de Sangue, embasada na Política Nacional de Sangue e Hemoderivados (PNSH). Considerações finais: Após o lançamento do aplicativo, com as intervenções propostas, espera-se a curto prazo: realizar campanhas de divulgação do aplicativo a fim de aumentar o número de downloads, objetivando ampliar o número de doações, ampliar a captação de doadores e melhorar o processo de triagem clínica dos candidatos à doação e assistência hematológica. Capacitar os servidores do HCP para que cada servidor possa ser disseminador dessa estratégia a fim de conscientizar os doadores quanto à relevância do uso do aplicativo e assim se tornar um doador fidelizado. Espera-se a médio prazo: despertar a comunidade escolar para a necessidade de doação de sangue para que ele seja um doador do futuro. Monitorar e avaliar o uso do aplicativo quanto à captação e fidelização de doadores e o aumento do estoque de sangue, espera-se a longo prazo: aprimorar os processos de coleta, processamento e análise de dados, a fim de melhorar o monitoramento e avaliação dos indicadores produzidos na Hemorrede.

 

 


Palavras-chave


(Serviços de Hemoterapia; Doadores; Sistemas de Informação)