Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A sala de espera como espaço de promoção e empoderamento do usuário na Atenção Primária em saúde.
Brenda Jamille Costa Dias, Ana Gabrielle Pinheiro Cavalcante, Ana Gabrielle Pinheiro Cavalcante, Giovanna do Socorro Santos da Silva, Giovanna do Socorro Santos da Silva, Tatianni de Nazaré Oliveira Jacob, Tatianni de Nazaré Oliveira Jacob, Jamile Mendes Chalu Pacheco, Jamile Mendes Chalu Pacheco, Milena Silva Simas, Milena Silva Simas, Stelacelly Coelho Toscano de Brito, Stelacelly Coelho Toscano de Brito

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e apresenta algumas características marcantes tais como: longo período de latência entre a infecção inicial e a apresentação clínica da doença e a preferência pelos pulmões. A TB é um problema mundial de saúde pública, que está diretamente relacionada às baixas condições socioeconômicas (desnutrição, superpopulação e moradias insalubres) e ao cuidado inadequado à saúde. Nesse contexto, destacam-se os estigmas e preconceitos sociais criados acerca da doença, causando fortes impactos na vida dos portadores de TB e de seu circulo familiar, acarretando isolamento social, depressão e conseqüentemente dificuldade no controle da doença. Assim, surgem cotidianamente obstáculos, tanto para o doente assumir e seguir seu tratamento, quanto para os profissionais da área da saúde na detecção dos comunicantes. Ademais, a falta de informação é um grande desafio que precisa ser enfrentado, considerando-se que as populações mais afetadas são as que recebem menos conhecimento sobre como ocorre a transmissão, quais os sintomas e tratamento da TB. Dessa forma, faz-se necessário a discussão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o tema, com o intuito de proporcionar maior visibilidade, e assim, ajudar no combate do estigma causado pela doença. Conseguinte, levar informações para o público alvo de modo a ser propagador de conhecimento. Ressalta-se ainda que diante do desconhecimento de muitos usuários é importante abordar essa temática de forma dinâmica, para que os resultados sejam satisfatórios e contribuam no processo de prevenção, conscientização e empoderamento a respeito da Tuberculose. Diante do exposto, observa-se a necessidade de práticas educativas em saúde nas unidades de saúde, pois estas têm como principal fundamento a disseminação de capacidades individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade assistida. Nessa perspectiva, a principal estratégia de ensino-aprendizagem utilizada pelos profissionais de enfermagem são as ações educativas em saúde, haja vista que é um método que utiliza uma linguagem simples e acessível a toda população tornando-se essencial para potencializar as ações de prevenção de doenças e promoção à saúde, fundamentada em práticas reflexivas, possibilitando ao usuário ser sujeito histórico, social e político articulado ao seu contexto de vida, sob a visão de uma clínica ampliada por parte dos profissionais de saúde. OBJETIVO: Promover educação em saúde acerca da tuberculose no que tange a desmistificação de estigmas e paradigmas sociais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem participativa do tipo relato de experiência, que foi realizado por acadêmicas de enfermagem do terceiro semestre na atividade curricular Atenção Integral a Saúde do Adulto e Idoso (AISAI), da Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal do Pará. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), da cidade de Belém-Pará, no dia 1 de novembro de 2017, com usuários que aguardavam para consultas médicas e de enfermagem. O público participante foi de diversificada idade e gênero. A sala de espera estava conturbada, com barulhos provindos da obra que ali ocorria, mas devido ter sido desenvolvido um planejamento educativo, as acadêmicas utilizaram de estratégias para captar a atenção dos usuários e estimular sua participação. Assim, a ação educativa aconteceu em três momentos: acolhimento, utilização de um painel educativo e feedback. O acolhimento consistiu na exposição de uma paródia, com o intuito de aproximação e construção de vínculos entre os acadêmicos e os usuários. Em seguida, ocorreu a apresentação inicial do grupo, a temática a ser abordada e as orientações de como aconteceria a dinâmica. Para o desenvolvimento da dinâmica utilizou-se balões e um painel educativo, o qual teve os seguintes recursos para sua confecção: E.V.A., chapa de isopor, tesoura, cola e fita dupla face. O painel foi divido entre mitos e verdades, onde afirmativas relacionadas aos sintomas, transmissão e tratamento da tuberculose estavam contidas nos balões. As afirmativas foram: “Tosse por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso e sudorese noturna podem ser sintomas de tuberculose”. “Pneumonia mal curada pode desenvolver tuberculose”. “A tuberculose pode se instalar em qualquer órgão do corpo”. “A tuberculose é transmitida pelo compartilhamento de objetivos como copos e talheres. É preciso isolar a pessoa doente”. “O SUS cobre todo tratamento de tuberculose”. “Tuberculose não tem cura”. Em seguida, as acadêmicas pediram para as pessoas as acompanharem em um ritmo batendo palmas, na qual simultaneamente os balões passaram pelos usuários de “mãos em mãos”, e ao parar das palmas, o usuário que estava segurando o balão o estourou e entregou a afirmativa inclusa nele para as acadêmicas compartilharem com os demais. Após a leitura das afirmações supracitadas, os usuários as classificaram como mito ou verdade, ocorrendo posteriormente a explicação das afirmativas com embasamento científico. Por fim, foi realizado um feedback, onde os usuários foram estimulados a identificar as principais informações abordadas, e ocorreu a entrega simbólica de brindes aos que participarem das dinâmicas. RESULTADOSE/OU IMPACTOS: No que se concerne a educação em saúde notou - se a grande relevância da utilização da ação educativa, haja vista, que esta é a estratégia fundamental para a transmissão de informações em saúde. Ressalta-se ainda o instrumento pedagógico histórico- social que possibilitou um processo de dialogo e participativo, no qual ambos os envolvidos, acadêmicos e usuários escutaram um ao outro, contribuindo para uma troca de saberes. Nesse sentido, foi de suma importância a forma como os usuários foram abordados no acolhimento inicial e o recurso tecnológico utilizado pois viabilizou a aproximação e facilitou o desenvolvimento dialogado e visual da dinâmica através do painel educativo. Analisou-se, a temática abordada e pode-se inferir que a população alvo desconhecia a maioria dos questionamentos realizados, propiciando debate de idéias e relatos de casos do cotidiano dos participantes, seja pessoal ou de alguém próximo. Desse modo, identificou-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois foi evidente a transformação do conhecimento dos envolvido na ação, no que implica a desmistificação de estigmas e paradigmas que influenciam no preconceito criado a cerca do portador de Tuberculose. Perante o exposto, a ação educativa possibilitou aos estudantes vivenciarem a metodologia da educação em saúde e seus resultados percebendo a real necessidade da atuação com diferentes públicos correlacionando o conhecimento adquirido em sala de aula, possibilitando crescimento acadêmico do grupo e contribuindo significativamente para a melhoria dos indicadores de saúde e também no processo de aprendizagem dos participantes a cerca da tuberculose. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A informação compartilhada por meio do uso de metodologia participativa foi um mecanismo essencial para conhecer e refletir sobre a Tuberculose, compreende-se ainda que a experiência foi enriquecedora, pois permitiu a troca de saberes possibilitando a desmistificação da doença e a disseminação de conhecimento. Esse tipo de trabalho deveria ser aplicado de forma permanente em todas as Unidades Básicas, o que seria uma forma de agregar à população os conhecimentos sobre a sua própria saúde a fim de promover a melhor qualidade de vida.  Orientações multiprofissionais e interdisciplinares são formas que podem ser utilizadas durante tais intervenções, e nesse bojo multiprofissional, o enfermeiro surge como um agente determinante para organizar e criar estratégias para atrair, manter e sensibilizar no sentido de uma atuação mais direta e humanizada direcionada a população.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Tuberculose; Enfermagem