Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Produção de sentidos e diversidades expressivas na formação interativa e interdisciplinar na saúde
Marianne Guimarães Villela, Nathany Marcelle Goulart, Carla Pontes de Albuquerque

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação:

A estrutura do ambiente universitário inserida na lógica capitalista preconiza a instituição de conhecimento material detentor de uma funcionalidade submetida essencialmente às demandas de mercado, secundarizando assim a implementação de tecnologias relacionais que colocam como elemento central de seu trabalho as potencialidades do indivíduo na sua singularidade em sua relação com o território.

Baseando-se na premissa de que os modos de construção do conhecimento e cuidado estão completamente atrelados às experiências cotidianas nos mais diversos ambientes, este projeto de extensão busca traçar uma cartografia dos múltiplos fluxos que compõem esses cenários, tendo como formato das ações interferências em diferentes campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, iniciadas no ano de 2016.

Desenvolvimento:

As atividades contavam com a instalação de um varal expressivo, contendo uma faixa com a frase "O QUE A UNIVERSIDADE SIGNIFICA PRA VOCÊ?”, papeletas e canetas coloridas à disposição. Discentes, docentes, funcionários técnicos e demais pessoas interessadas do local eram convidadas a participar, confeccionando nas tarjetas de papel individuais as reflexões advindas do mote problematizador exposto naquele momento, podendo-se utilizar o formato que desejassem (escrita, poesia, desenhos, etc).

Foram totalizadas cerca de 230 participações até o mês de julho de 2017. No entanto essa contabilização certamente ultrapassa os dados numéricos das tarjetas, uma vez que as inúmeras negativas à interação trazem no silêncio perante essa provocação parte essencial de sua análise.

Após cada uma das atividades o material confeccionado foi estudado, tendo suas contribuições escritas organizadas com o recurso digital da nuvem de palavras, exibindo em uma escala visual por tamanho as palavras presentes nessa composição, divididas por dia de atividade em cada campus da Universidade. As contribuições em formato de desenhos serão expostas em dado momento planejado.

Resultados:

À partir desse processo dois movimentos principais e complementares puderam ser observados. O primeiro envolvendo a experiência como um todo, é relativo à observação da diversidade e complexidade de perspectivas, expectativas e demandas indivíduo-coletivas acerca das questões envolvidas no contexto da Universidade, em seu sentido mais amplo que extrapola os muros acadêmicos.

Outra análise, quanto ao próprio processo de aprendizado das facilitadoras do projeto, foi a compreensão de como o exercício da escuta permite ampliar e sensibilizar olhares para os indivíduos na sua integralidade, algo cada vez mais difícil de se alcançar em um processo de trabalho e aprendizado que não busca desenvolver a subjetividade na sua construção.

Conclusão:

Entender o encontro em si como espaço viabilizador de trocas e reflexão não só permite depreender que processos de formação, trabalho e cuidado podem se dar concomitantemente às barreiras estruturais hegemônicas, como também ser ele lugar onde se podem tecer e fortalecer redes que permitam modificar esses modelos a serem superados.


Palavras-chave


expressividades na universidade; micropolítica; cuidado na saúde