Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Inovação na Formação em Saúde: contando a experiência do Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde no município de Canoas/RS.
CRISTIANE STEINMETZ CAMPOS, MARCELINA ZACARIAS CEOLIN, LUIZA MARIA PLENTZ, FERNANDO RITTER, SHIRLEI CENTENO CORREIA, RAQUEL MEDEIROS, LOARA MACIEL BARBOSA

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Este relato de experiência propõe-se a contar o processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que ingressaram na Rede de Atenção Básica (AB) do município de Canoas, Rio Grande do Sul no ano de 2017. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, o município tem 323.827 habitantes (IBGE, 2010) e a rede de serviços da AB é composta por 28 Unidades Básicas de Saúde, 66 Equipes de Saúde da Família, apresentando 66% de cobertura de Saúde da Família. A Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) é co-gestora dos serviços e da gestão da AB do município e, portanto, responsável pela contratação de ACS, por meio de concurso público, e a realização do Curso Introdutório para o Agentes Comunitários de Saúde. Tradicionalmente, o curso acontecia na modalidade de palestras expositivas, abordando as temáticas propostas pela Portaria Nº 243 de 25 de setembro de 2015, com carga horária de 40h. Em 2017, a FMSC decidiu inovar na proposta de realização deste curso, promovendo o acolhimento destes trabalhadores de forma participativa e democrática, sendo estes protagonistas do processo de formação e aprendizado. O curso foi composto por momentos de concentração, sendo 12 horas de atividades e momentos de vivências in loco (dispersão) com carga horária de 28 horas, mediadas por facilitadores. Os facilitadores eram Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde envolvidas no processo, e estes realizaram formação prévia de 8 horas, onde foram instrumentalizados para os temas e a condução das atividades formativas. Baseando-se no conceito e no preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a iniciativa buscou incorporar a produção de conhecimentos através da vida cotidiana das organizações e das práticas sociais e laborais, considerando o contexto real em que ocorrem e ampliando os espaços de formação, de modo a reconhecer o potencial educativo dos espaços de trabalho. Participaram desse processo 18 ACS e enfermeiros(as) na condição de facilitadores e 16 candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde. A partir dos relatos e da avaliação dos participantes, podemos considerar um marco para a FMSC e para a AB do município. Foi possível perceber a transformação na produção de conhecimento e formativa para os ACS que ingressaram na AB. O diferencial e a potencialidade deste processo se deu pela dinâmica da construção do conhecimento de forma participativa e coletiva, onde a formação e o aprendizado ocorreram através da valorização do trabalho no contexto cotidiano, pela produção de vínculo entre os novos profissionais e os que fazem parte dos serviços, bem como a estimulação da análise reflexiva de problemas na prática no que tange os novos trabalhadores e aqueles absorvidos pelo cotidiano dos serviços. Portanto, consideramos que esta nova forma de realização do curso introdutório é potente e tem aplicabilidade em outras realidades.

 


Palavras-chave


Agentes Comunitários de Saúde; Educação Profissional em Saúde; Gestão em Saúde.