Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Circuito da saúde: experiência de integração ensino-comunidade e educação interprofissional
Marselle Nobre de Carvalho, Ana Caroline Ferreira, Jéssica Taynara Moreira de Oliveira, Mylena Ronchi, Vitor Alves Viegas, Alessandra Nunes Bertuol, Brendow Krambeck

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: No primeiro ano dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os estudantes experimentam a educação interprofissional em atividades teórico-práticas durante o módulo “Práticas de Interação Ensino-Serviço-Comunidade I”, que está organizado em cinco movimentos, com objetivos de aprendizagem específicos, que vão desde o conceito de cuidado em saúde ao trabalho em equipe. O movimento 4 tem como conceito central a promoção da saúde e a operacionalização do conceito ocorre por meio de intervenção nas famílias e ou comunidade. Este relato de experiência se refere ao planejamento, execução e avaliação da intervenção denominada “Circuito da Saúde”, cujo objetivo foi promover educação em saúde para crianças de uma escola municipal na cidade de Londrina – PR. Desenvolvimento do trabalho: No primeiro encontro em sala de aula, para abertura do movimento, tutora e estudantes decidiram realizar uma intervenção na escola de ensino fundamental do território da UBS de referência para as atividades práticas do módulo. Essa escola foi identificada no movimento 2, quando os estudantes realizaram a territorialização da área de abrangência da UBS. No segundo encontro do movimento 4, a tutora e os estudantes, de forma integrada e participativa, planejaram a intervenção, pensando em cada detalhe do processo de execução do circuito. Resultados: A intervenção de educação em saúde foi realizada com crianças entre 10 e 11 anos de idade, estudantes do 5° ano. O circuito de saúde foi composto por cinco estações temáticas, organizadas de modo sequencial. O tema da estação 1 foi “Lavagem de Mãos” e contou com duas estudantes do curso de enfermagem, que orientaram as crianças sobre higiene corporal e lavagem das mãos. A estação 2 foi “Alimentação Saudável” com estudantes de medicina e farmácia, que orientaram sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Logo após a orientação, as crianças tiveram que montar sua própria pirâmide alimentar. A estação 3, “Descartes de Resíduos”, foi composta por estudantes de enfermagem e medicina, que informaram as crianças sobre o tempo de decomposição dos materiais e orientaram sobre o descarte correto de resíduos. A estação 4 abordou a “Escovação de Dente e Prevenção de Carie”, contou com estudantes enfermagem e medicina, que utilizaram um kit macro (boca e escova). A estação 5 sobre “Atividade Física” foi composta por estudantes dos três cursos, que orientaram as crianças sobre a importância da brincadeira, do movimento e da atividade física para o crescimento e desenvolvimento infantil. Ao final do circuito, as crianças foram para a quadra da escola e brincaram de amarelinha e cama elástica. Considerações finais: Em todas as etapas da atividade de intervenção, desde a idéia até a realização, os estudantes participaram de forma integrada, compartilhando saberes e construindo juntos. Foi interessante ver estudantes de enfermagem e medicina orientando sobre prevenção de cárie e escovação de dentes, bem como estudantes de farmácia orientando sobre alimentação saudável e atividade física e estudantes de medicina e enfermagem orientando sobre descarte de resíduos, que geralmente não são conteúdos específicos da formação nuclear de cada um desses cursos.

Palavras-chave


Atenção Primária em Saúde: Promoção da Saúde; Educação Interprofissional