Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXPERIÊNCIA EM LUDOTERAPIA NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO DE CONFIANÇA ENTRE CRIANÇAS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR
Rodrigo Gondim Miranda, David Silva Almeida, Vinícius Antônio Magalhães de Freitas Dutra, Marina Nogueira Barbosa Rêgo, Felipe Lima de Carvalho, Josilene Maria de Sousa, Alice Mayra Carvalho e Silva, Mayara de Moura Borges

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Um grande desafio da saúde é lidar com crianças, já que elas, muitas vezes, associam os profissionais da saúde e hospital a sentimentos como angústia e medo. O projeto em ludoterapia Teddy Bear Hospital (TBH) busca interagir com o público infantil de forma lúdica a fim de criar um vínculo de confiança das crianças para com o hospital e demais profissionais da saúde. Nas atividades do Teddy Bear Hospital, as crianças são expostas a um hospital simulado e são solicitados a atuar como acompanhantes de um paciente fictício, um brinquedo. Estudos demonstraram redução no medo de hospitalização por tais métodos em crianças. Há muitas variáveis envolvidas, como a mudança de ambiente, o contato com pessoas estranhas e a presença de intervenções invasivas. É necessário, entretanto avaliar as condições sociais da criança na eficácia da campanha. Objetivos: Avaliar a efetividade da dinâmica de ludoterapia do TBH na redução da ansiedade de crianças à intervenção de saúde. Avaliar a diferença de ansiedade à intervenção de saúde entre crianças de escola pública e de escola particular após TBH. Metodologia: Foram abordadas 60 crianças de escola particular e 80 de escolas públicas. A avaliação da ansiedade à intervenção médica foi medida antes e após a intervenção do TBH por escala visual, sendo o resultado expresso de 0 a 10 (de menor para maior nível de ansiedade). A escala era aplicada imediatamente à entrada da criança no circuito e imediatamente após o fim da dinâmica. Utilizou-se o teste de Wilcoxon com Correção de Pratt para a análise de efetividade da campanha dentro de cada grupo. Utilizou-se teste U de Mann-Witney, para avaliar diferenças entre os dois grupos antes e após a intervenção. Adotou-se nível de significância p=0,05. Resultados: Houve redução de ansiedade tanto nas escolas públicas (p=0,0001) como nas escolas privadas (p=0,0001) após a intervenção do TBH. Entretanto, não houve diferenças significativas entre os níveis de ansiedade nas crianças dos dois tipos de ensino tanto antes (p=0,81) quanto após (p=0,97) a intervenção. Apesar da aparente influência semelhante entre os dois tipos de serviço de ensino, é importante a realização de análise subjetiva sobre a comparação das dificuldades e desafios da realização da campanha entre as escolas. É necessário também avaliar se há a manutenção dos níveis de ansiedade baixa à intervenção da equipe de saúde após semanas ou meses após a campanha, para uma análise mais fidedigna dos resultados. Considerações Finais: Houve eficácia da campanha em ambos os serviços. Além disso, com o projeto Teddy Bear Hospital (TBH), observou-se um movimento entre os participantes de humanização no lidar com as pessoas, tornando o ser humano aquele a quem se deve toda diligência, e não a doença em si.


Palavras-chave


ludoterapia; humanização; saúde pública