Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Introdução: Um grande desafio da saúde é lidar com crianças, já que elas, muitas vezes, associam os profissionais da saúde e hospital a sentimentos como angústia e medo. O projeto em ludoterapia Teddy Bear Hospital (TBH) busca interagir com o público infantil de forma lúdica a fim de criar um vínculo de confiança das crianças para com o hospital e demais profissionais da saúde. Nas atividades do Teddy Bear Hospital, as crianças são expostas a um hospital simulado e são solicitados a atuar como acompanhantes de um paciente fictício, um brinquedo. Estudos demonstraram redução no medo de hospitalização por tais métodos em crianças. Há muitas variáveis envolvidas, como a mudança de ambiente, o contato com pessoas estranhas e a presença de intervenções invasivas. É necessário, entretanto avaliar as condições sociais da criança na eficácia da campanha. Objetivos: Avaliar a efetividade da dinâmica de ludoterapia do TBH na redução da ansiedade de crianças à intervenção de saúde. Avaliar a diferença de ansiedade à intervenção de saúde entre crianças de escola pública e de escola particular após TBH. Metodologia: Foram abordadas 60 crianças de escola particular e 80 de escolas públicas. A avaliação da ansiedade à intervenção médica foi medida antes e após a intervenção do TBH por escala visual, sendo o resultado expresso de 0 a 10 (de menor para maior nível de ansiedade). A escala era aplicada imediatamente à entrada da criança no circuito e imediatamente após o fim da dinâmica. Utilizou-se o teste de Wilcoxon com Correção de Pratt para a análise de efetividade da campanha dentro de cada grupo. Utilizou-se teste U de Mann-Witney, para avaliar diferenças entre os dois grupos antes e após a intervenção. Adotou-se nível de significância p=0,05. Resultados: Houve redução de ansiedade tanto nas escolas públicas (p=0,0001) como nas escolas privadas (p=0,0001) após a intervenção do TBH. Entretanto, não houve diferenças significativas entre os níveis de ansiedade nas crianças dos dois tipos de ensino tanto antes (p=0,81) quanto após (p=0,97) a intervenção. Apesar da aparente influência semelhante entre os dois tipos de serviço de ensino, é importante a realização de análise subjetiva sobre a comparação das dificuldades e desafios da realização da campanha entre as escolas. É necessário também avaliar se há a manutenção dos níveis de ansiedade baixa à intervenção da equipe de saúde após semanas ou meses após a campanha, para uma análise mais fidedigna dos resultados. Considerações Finais: Houve eficácia da campanha em ambos os serviços. Além disso, com o projeto Teddy Bear Hospital (TBH), observou-se um movimento entre os participantes de humanização no lidar com as pessoas, tornando o ser humano aquele a quem se deve toda diligência, e não a doença em si.