Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Formação em Lian Gong para trabalhadores de saúde como aposta na ampliação de ofertas ao cuidado dos usuários com dores osteomusculares crônicas: fortalecendo as estratégias de promoção e prevenção na estratégia de saúde da família
Paula Bertoluci Alves Pereira, Claudielle de Santana Teodoro, Rosimary de Oliveira Pedrosa, Cristiane Lopes de Souza, Talita Luíza Faria

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


INTRODUÇÃO:

As dores osteomusculares crônicas (DOC) geralmente são causadas por doenças crônico degenerativas e não infeciosas, tendo impacto na saúde funcional e na qualidade de vida dos indivíduos, sendo importante considerar aspectos epidemiográficos do envelhecimento populacional e também os aspectos laborais e a necessidade de elaboração de novas estratégias para o cuidado dessa população. O cuidado em saúde a estes usuários ainda está pautado em ações médico centradas, com foco na doença, levando ao uso em excesso de medicamentos e do consumo das consultas na atenção especializada, ao invés do fortalecimento do cuidado por meio da estratégia saúde da família (ESF). Considerando a necessidade em produzir novas alternativas de cuidado aos usuários com DOC, a equipe de apoiadores de saúde do território cinco realizou a formação em “Lian Gong 18 terapias parte anterior” aos trabalhadores de saúde de três unidades básicas de saúde (UBS) do território. O Lian Gong é uma prática integrativa corporal (PIC) de origem chinesa e reconhecida mundialmente como estratégia para prevenção e promoção da saúde e faz parte do rol de atividades preconizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas Corporais do Ministério da Saúde. Este trabalho é parte integrante das ações destinadas à reorganização da linha de cuidado em DOC realizadas ao longo do ano de 2016 no município de São Bernardo do Campo-SP.

OBJETIVOS:

Formar trabalhadores da saúde das UBS do território cinco em Lian Gong – 18 terapias; Dar subsídios aos trabalhadores das equipes ESF na implantação de grupos de PIC nas UBS;

Fortalecer a linha de cuidado aos usuários com DOC, ampliando as ofertas de promoção, prevenção e tratamento na atenção básica, qualificando o acesso e manejo dos mesmos pelas equipes ESF.

Potencializar o rol de atuações dos trabalhadores que compõe a equipe ESF, estimulando práticas que não sejam médico centradas.

METODOLOGIA:

Desde agosto de 2016 os apoiadores em saúde do território cinco vem realizando a prática do Lian Gong nos espaços de educação permanente territorial e nas reuniões gerais e das equipes ESF a fim de sensibilizar os trabalhadores das cinco UBS do território quanto à necessidade de ampliação das ofertas para prevenção e promoção, bem como conhecerem a técnica do Lian Gong enquanto PIC.

O curso foi facilitado por duas apoiadoras em saúde do território cinco que possuem a formação em Lian Gong 18 terapias parte anterior e contou com a participação de nove trabalhadores da saúde: quatro agentes comunitários (ACS) da UBS Silvina, um ACS da UBS Leblon, dois ACS da UBS Selecta, um auxiliar de saúde bucal e um dentista da equipe de saúde bucal da UBS Selecta.

Ao longo de dois meses, no período de novembro a janeiro de 2016, foram realizados dez encontros com trabalhadores da saúde a fim de capacitá-los para a realização do Lian Gong. Os seguintes temas foram abordados durante a capacitação: problematização sobre a saúde e o manejo das DOC; linha de cuidado das DOC; técnicas de relaxamento, automassagem e alongamento; técnica do Lian Gong 18 terapias parte anterior. Durante a formação, os participantes foram divididos em dois grupos e elaboraram um projeto de intervenção com base na singularidade das UBS em que atuam. Ao final, foi traçado um planejamento em cada UBS com os apoiadores em saúde que facilitaram a capacitação junto aos trabalhadores envolvidos e seus respectivos coordenadores a fim de iniciarem a implantação dos projetos de intervenção os quais envolvem o cuidado em saúde do trabalhador e a ampliação de oferta aos usuários com a criação de grupos de PIC.

RESULTADOS:

Ao longo da capacitação, os trabalhadores envolvidos sinalizaram que a prática em Lian Gong proporcionou melhora de sua capacidade funcional, com aumento da percepção corporal, flexibilidade, força muscular e concentração, diminuição das dores crônicas, relaxamento muscular e sincronização do ritmo respiratório.

A formação promoveu discussões sobre o cuidado em saúde e reflexão acerca das ofertas existentes atualmente em cada serviço, o que vem motivando a construção de novas estratégias para o manejo dos usuários com DOC, bem como ações voltadas para a saúde do trabalhador.

A participação de trabalhadores da ESF que não centradas no papel do médico e enfermeiro possibilitou fortalecer a atuação de outros núcleos profissionais, tais como os ACS e equipe de saúde bucal, produzindo novos protagonistas para a ampliação da caixa de ferramentas no cuidado em saúde, bem como a potencialização dos mesmos enquanto agentes multiplicadores das práticas integrativas corporais.

Além disso, o projeto de intervenção elaborado pelos mesmos vem mobilizando as equipes ESF de suas unidades de referência na sensibilização e manejo dos usuários com dores crônicas, bem como transversalizando as discussões junto a outras linhas de cuidado, tais como do cuidado materno infantil por meio dos grupos de gestantes, e inclusão em outros grupos existentes nas unidades de saúde como estratégia para diversificar o leque de atividades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Considerando a complexidade no cuidado aos usuários com DOC, bem como a potência das PIC como estratégia para qualificação das ofertas e cuidado em saúde, faz-se essencial produzir novas alternativas de cuidado junto à ESF.

A capacitação de trabalhadores que atuam na ESF em técnicas voltadas às PIC vem se constituindo como uma importante estratégia para a qualificação do cuidado em saúde. A implantação de grupos de Lian Gong nas UBS por meio de projetos elaborados pela própria equipe dá sentido ao seu trabalho no cotidiano e garante o papel de prevenção e promoção da saúde no território, enquanto pilares da ESF.

Além disso, produz-se o envolvimento de atores da ESF enquanto protagonistas e agentes multiplicadores para potencializar a construção de uma rede de conexões no cuidado aos usuários com dores osteomusculares crônicas, almejando a sua qualidade de vida.

 

 


Palavras-chave


Práticas integrativas e complementares, Educação em saúde, Dores crônicas