Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Apresentação: o conceito de saúde, no âmbito da graduação em saúde, desafia docentes e discentes a (re)pensarem estratégias na perspectiva de promoção da saúde. Nesse sentido, se faz necessário a superação de práticas restritas ao modelo de prevenção prescritivo. Desse modo, os usuários de serviços de saúde precisam problematizar sobre suas potências e vulnerabilidades no modo de viver, tornando-se relevante evidenciar que a boca se constitui na parte do corpo que faz a interlocução dos sujeitos com o mundo. Faz-se essencial, portanto, desenvolver estratégias que incorporem a relação sujeito-corpo-desejo, fomentando o autocuidado como experiência singular de sentir-se saudável ou doente. Esta configuração, para o universo da Odontologia, pressupõe uma reconstrução teórico-metodológica da clínica, ainda centrada nas demandas cirúrgicas. Descrição da experiência: a experiência refere-se à implantação de um Espaço de Promoção anexo à Clínica Odontológica, na graduação em Odontologia no Centro Universitário Christus, ampliando a escuta e o fazer clínico, centrado no diálogo, com foco no sujeito participativo, visando à integralidade do cuidado. O fluxo de atendimento é organizado de forma paritária entre sessões na Clínica e no Espaço de Promoção. A organização das atividades é pactuada com os usuários desde o primeiro acesso ao complexo odontológico, considerando nesse processo os temas em saúde relevantes para cada grupo. As temáticas são desenvolvidas com metodologias que priorizam a partilha de saberes e vivências, como por exemplo, a roda de conversa. O espaço físico consta de todos os recursos audiovisuais e ambiência propícia à realização das mais diversas atividades, além de contar com um local reservado para aprimoramento do autocuidado com relação à higiene oral. Destacam-se nesse processo, os princípios de organização do Espaço de Promoção: participação, autonomia, protagonismo e horizontalidade nas relações. As atividades realizadas propiciam a reflexão sobre o conceito de saúde e a relação com o contexto nos quais os participantes (discentes, pacientes, docentes) estão implicados, promovendo o refletir sobre o cuidado de si. Resultados: Ressalta-se que à medida que o indivíduo se apropria de sua condição de saúde, amplia-se a possibilidade de qualificar o cuidado de si e daqueles que fazem parte do seu contexto, como também se torna mais colaborativo na realização do plano de cuidado na Clínica Escola de Odontologia. Percebe-se também a concretização do sentimento de pertencimento pelos discentes/docentes no tocante à promoção da saúde e pela participação contínua e proativa dos pacientes. Considerações Finais: A utilização destas práticas como ferramentas pedagógicas tem impacto considerável na mudança histórica do paradigma da promoção restrito à prevenção. O Espaço se configura, portanto, em um ambiente de aprendizagem significativa para os discentes, uma vez que favorece a pesquisa e a produção do conhecimento de forma coletiva, participativa, humanizada e criativa, como também incentiva o trabalho em equipe, fomenta o autocuidado e a corresponsabilização das pessoas em seus processos de cuidado, gerando novos sentidos para a formação em Odontologia e para as pessoas que buscam qualificar a saúde bucal.