Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: PROPICIANDO NOVOS SENTIDOS AOS PACIENTES E GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA DA UNICHRISTUS.
MARIA CLÁUDIA DE FREITAS LIMA, RENATA MOTA RODRIGUES BITU SOUSA, CARLOS EDUARDO DE SOUSA PRAXEDES, MARIA ELISABETH SOUSA AMARAL, JANAÍNA ROCHA DE SOUSA ALMEIDA, CAMILA CASTRO

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: o conceito de saúde, no âmbito da graduação em saúde, desafia docentes e discentes a (re)pensarem estratégias na perspectiva de promoção da saúde. Nesse sentido, se faz necessário a superação de práticas restritas ao modelo de prevenção prescritivo. Desse modo, os usuários de serviços de saúde precisam problematizar sobre suas potências e vulnerabilidades no modo de viver, tornando-se relevante evidenciar que a boca se constitui na parte do corpo que faz a interlocução dos sujeitos com o mundo. Faz-se essencial, portanto, desenvolver estratégias que incorporem a relação sujeito-corpo-desejo, fomentando o autocuidado como experiência singular de sentir-se saudável ou doente. Esta configuração, para o universo da Odontologia, pressupõe uma reconstrução teórico-metodológica da clínica, ainda centrada nas demandas cirúrgicas. Descrição da experiência: a experiência refere-se à implantação de um Espaço de Promoção anexo à Clínica Odontológica, na graduação em Odontologia no Centro Universitário Christus, ampliando a escuta e o fazer clínico, centrado no diálogo, com foco no sujeito participativo, visando à integralidade do cuidado. O fluxo de atendimento é organizado de forma paritária entre sessões na Clínica e no Espaço de Promoção. A organização das atividades é pactuada com os usuários desde o primeiro acesso ao complexo odontológico, considerando nesse processo os temas em saúde relevantes para cada grupo. As temáticas são desenvolvidas com metodologias que priorizam a partilha de saberes e vivências, como por exemplo, a roda de conversa. O espaço físico consta de todos os recursos audiovisuais e ambiência propícia à realização das mais diversas atividades, além de contar com um local reservado para aprimoramento do autocuidado com relação à higiene oral. Destacam-se nesse processo, os princípios de organização do Espaço de Promoção: participação, autonomia, protagonismo e horizontalidade nas relações. As atividades realizadas propiciam a reflexão sobre o conceito de saúde e a relação com o contexto nos quais os participantes (discentes, pacientes, docentes) estão implicados, promovendo o refletir sobre o cuidado de si. Resultados: Ressalta-se que à medida que o indivíduo se apropria de sua condição de saúde, amplia-se a possibilidade de qualificar o cuidado de si e daqueles que fazem parte do seu contexto, como também se torna mais colaborativo na realização do plano de cuidado na Clínica Escola de Odontologia. Percebe-se também a concretização do sentimento de pertencimento pelos discentes/docentes no tocante à promoção da saúde e pela participação contínua e proativa dos pacientes. Considerações Finais: A utilização destas práticas como ferramentas pedagógicas tem impacto considerável na mudança histórica do paradigma da promoção restrito à prevenção. O Espaço se configura, portanto, em um ambiente de aprendizagem significativa para os discentes, uma vez que favorece a pesquisa e a produção do conhecimento de forma coletiva, participativa, humanizada e criativa, como também incentiva o trabalho em equipe, fomenta o autocuidado e a corresponsabilização das pessoas em seus processos de cuidado, gerando novos sentidos para a formação em Odontologia e para as pessoas que buscam qualificar a saúde bucal.

 


Palavras-chave


Promoção da saúde; Graduação; Odontologia.