Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência das ações de intervenção do grupo da Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS da UFJF/GV para promoção da educação em saúde em uma Estratégia de Saúde da Família de Governador Valadares-MG.
Larissa de Freitas Bonomo, Liliana Batista Vieira, Melise Rocha Ferreira Bragança, Caroline Assis do Nascimento, Larissa Pereira Matos, Larissa Torres Fernandes, Rosângela Gomes de Souza, Luciana Souza Guzzo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Nas últimas décadas, as iniciativas do Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação têm fomentado a discussão acerca da construção de uma política de orientação e reformulação da formação e da qualificação dos profissionais de saúde. As Instituições de Ensino Superior, a gestão em saúde, e a comunidade, representada pelos movimentos de controle social, estão diretamente envolvidas nesse processo. O presente trabalho, objetiva relatar as ações de intervenção para promoção da educação em saúde realizadas pelo grupo da Farmácia do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF/GV) na Unidade de Atenção Primária à Saúde/Estratégia de Saúde da Família (UAPS/ESF) São Raimundo I e II localizada em Governador Valadares-MG. Desenvolvimento do trabalho: A UAPS/ESF São Raimundo I e II foi um dos cenários de práticas do grupo da Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS da UFJF/GV. Esta unidade de saúde está localizada no bairro São Raimundo, no referido município, abrangendo uma região de aproximadamente 6272 habitantes. Para o planejamento das vivências e ações em saúde, no período de maio a novembro de 2016, o grupo esteve envolvido com a territorialização, diagnóstico situacional e Planejamento Estratégico Situacional (PES). O grupo vivenciou as atividades, por meio de conversas e entrevistas com os profissionais e usuários, visitas domiciliares com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e observação dos serviços prestados na unidade. Após as observações e vivência dos serviços na Atenção Primária à Saúde, o grupo elaborou uma oficina do momento explicativo do PES para que fossem elencados os principais problemas observados na unidade de saúde de maneira colaborativa e participativa entre todos os atores envolvidos, dentre eles discentes, tutores e preceptores do grupo da Farmácia atuantes na UAPS/ESF São Raimundo I e II, além da coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, profissionais de saúde (odontóloga, enfermeiros, ACS) e usuários. Na oficina foram elencados os problemas observados na unidade sob a perspectiva dos participantes. Estes foram pontuados e classificados quanto à magnitude, transcendência (interesse em resolver), vulnerabilidade (facilidade em resolver em caso de ter o recurso), urgência (possibilidade de agravamento da situação em caso de não intervir no problema) e factibilidade (existência de recursos disponíveis). O problema priorizado de acordo com os critérios acima foi "Falta de recursos humanos para promover educação em saúde". Após a priorização do problema elaborou-se a matriz explicativa por meio do diagrama de causa e efeito também denominado diagrama "espinha de peixe", cuja construção se iniciou com o problema priorizado a ser explicado, representado pelo rabo do peixe. A espinha dorsal do peixe foi composta dos descritores do problema, ou seja, as evidências ou manifestações que o caracterizam, sendo eles a visão curativa dos usuários em relação à unidade de saúde, realização de grupos operativos focados somente nos funcionários da unidade, falta de atenção farmacêutica na dispensação e falta da equipe multiprofissional nas visitas domiciliares. Construída a espinha dorsal do peixe, fez-se o esqueleto do peixe, ou seja, as causas e consequências do problema e como estas se convergem. Como causa convergente apontou-se a "Falta de uma política municipal de capacitação de recursos humanos" e como consequência convergente "Agravamento da saúde do usuário e sobrecarga do sistema de saúde". A cabeça do peixe é a imagem objetivo e representa a situação desejada pela equipe, a saber, "Promoção da educação em saúde". Os seis meses seguintes foram destinados à execução das ações de intervenção. A primeira ação na UAPS/ESF São Raimundo I e II consistiu-se em uma atividade interativa com usuários diabéticos e hipertensos com o objetivo de promover educação em saúde. Durante a atividade realizou-se a aferição da pressão arterial e da glicemia capilar dos usuários e os discentes os orientaram quanto aos aspectos da hipertensão arterial e do diabetes, além de entregarem uma cartilha com informações sobre a importância da terapia medicamentosa e não medicamentosa nessas condições de saúde. Durante a vivência na UAPS/ESF São Raimundo I e II e com a realização da oficina do PES, percebeu-se que um problema muito recorrente na farmácia distrital da unidade era a falta de informação quanto aos documentos necessários para aquisição de medicamentos, o que gera um transtorno para o paciente que vai à unidade, mas não consegue acesso ao medicamento. Com o objetivo de amenizar esse problema, os estudantes confeccionaram cartazes, nos quais foram descritos os documentos necessários para aquisição de medicamentos de forma ilustrativa, para que ficassem atrativos e didáticos. Os cartazes foram afixados na farmácia distrital da UAPS/ESF São Raimundo I e II e nas unidades de saúde das áreas de abrangência. Devido ao surto de febre amarela ocorrido no município em dezembro de 2016, estendido até fevereiro de 2017 e, considerando que o objetivo principal do grupo, definido pelo PES, foi a promoção da educação em saúde, o grupo viu a necessidade de orientar a população sobre a febre amarela quanto aos seguintes aspectos: meios de transmissão e prevenção, sintomas, ciclo da doença e sobre a vacinação. Para isso, foi realizada uma sala de espera na unidade de saúde, local onde diferentes usuários aguardam pelo atendimento, sendo um espaço interessante para efetivar educação em saúde, contribuindo para promoção da saúde e prevenção de doenças. O grupo do curso de Farmácia do PET-Saúde/GraduaSUS atuante na UAPS/ESF São Raimundo I e II também levou o tema para a Escola Municipal Otávio Soares, que possui em seu entorno bairros carentes, atendendo cerca de 720 alunos, entre eles crianças, pré-adolescentes e adolescentes. O assunto foi abordado no formato de roda de conversa com a distribuição de cartilhas informativas aos adolescentes. Os estudantes da escola municipal apresentaram muitas dúvidas em relação à febre amarela, no que concerne principalmente à vacinação contra a doença, o que demonstra a importância da orientação do profissional de saúde. A última ação foi a realização de um grupo operativo com gestantes cadastradas na unidade, por meio de uma conversa inicial seguida de um "quiz"de perguntas relacionadas à saúde da gestante e do bebê. Resultados e/ou impactos: A partir das vivências experienciadas e conscientes da importância da prevenção em saúde, os estudantes de Farmácia puderam ser disseminadores de informações, em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Segundo eles (sic), "a integração entre os atores durante a elaboração da oficina do PES proporcionou um grande aprendizado, pois possibilitou o reconhecimento da realidade do Sistema Único Saúde ainda na graduação". Os usuários mostraram-se receptivos e interessados nas ações de educação em saúde promovidas pelo grupo, e toda a equipe de profissionais da unidade perceberam a contribuição da academia no que concerne ao desenvolvimento da preceptoria e da educação permanente. Considerações finais: As ações de educação em saúde relatadas foram realizadas juntamente com os profissionais de saúde da unidade e estudantes de outros cursos da saúde também integrantes do PET-Saúde/GraduaSUS. Esse fato reforça o papel destas iniciativas como incentivadoras às mudanças curriculares, configurando-as como importantes políticas de indução da ampliação dos apoios institucionais em torno de temas centrais nos processos de reorientação da formação em saúde.

Palavras-chave


Saúde Pública; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde