Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância do uso de cuidados paliativos dentro do Programa Melhor em Casa
Ana Paula Macedo, Edson Couto

Última alteração: 2018-01-02

Resumo



O Município de Estância Velha está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, com uma população estimada em 47.287 hab (IBGE, 2017), tendo sua principal atividade econômica na área coureiro calçadista. A rede de saúde é composta por oito Unidades Básicas de Saúde, com oito equipes de Saúde da Família, uma Equipe de EMAD, um CAPS, uma Farmácia Municipal, um Hospital Municipal e Equipe de Vigilância em Saúde.

O Programa Melhor em Casa foi instituído no Município em 2014, mas somente em 2017 foi reconhecido a nível federal, através da habilitação de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Durante este período, já foram atendidos mais de quinhentos pacientes com as mais diversas patologias (traumas, amputações, sequelas de acidente vascular cerebral e outras). Este é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento (Ministério da Saúde, dez.2017).

Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

O uso de cuidados paliativos dentro do Programa Melhor em Casa no Município de Estância Velha, tem uso recente pela EMAD e é realizado após a avaliação médica e de enfermagem, os quais definem a melhor alternativa de cuidado para cada paciente atendido, dentro das mais diversas patologias.

Utilizando vários cuidados paliativos já foram atendidos mais de cem pacientes, dos quais 80% apresentaram melhora das condições de sobrevida, com o uso de medicamentos para alívio da dor, orientações para familiares e acompanhantes sobre a patologia e controle da evolução da mesma.

Podemos afirmar que o uso de cuidados paliativos dentro do Programa Melhor em Casa constitui uma importante estratégia de ampliação da qualidade de vida dos pacientes com patologias terminais, bem como estreita os vínculos da equipe com os familiares, usuários e da rede de saúde como um todo.

 


Palavras-chave


Cuidados Paliativos; Programa Melhor em Casa