Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS DE SAÚDE MENTAL EM HOSPITAL-DIA COM GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM E CLIENTES, DIALOGANDO TROCAS CONSTRUTIVAS E INOVANDO CUIDADO AO PACIENTE PSIQUIÁTRICO
MÓNICA MONTUANO GONÇALVES RAMOS MATTOS

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O ensino de enfermagem psiquiátrica é marcado pela assistência tradicional prestada ao doente mental nos espaços de exclusão social, o hospital psiquiátrico. É típico do pensamento da enfermagem organizar seu processo de trabalho em termos de normas e rotinas centradas na administração de cuidados clínicos junto ao paciente. É justamente a criatividade que alimenta minha prática docente no campo da enfermagem psiquiátrica. Exercendo acompanhamento de alunos de enfermagem da Escola de Enfermagem Ana Nery/UFRJ/IPUB junto ao paciente psiquiátrico, dialogamos formas criativas para o ensino, graduação de enfermagem, disciplina de saúde mental, permanência e existência dos alunos, dos docentes, das equipes de técnicos e principalmente dos pacientes nesses espaços onde a vida é negada e negligenciada, e principalmente desfavorecida. As oficinas de espaço de expressão, que ocorrem o dia todo de segunda-feira, a oficina de memória e saúde, que acontece somente pela manhã de terça-feira, promovem diálogos, debates e trocas de experiências construindo práticas bem sucedidas no desenvolvimento da boa qualidade dos serviços oferecidos e melhorando a vida de pessoas em sofrimento psíquico. Hortas, jardins, oficinas de fuxicos, origame, pintura, decoupage, colagem, adornos e costura, são um dos poucos atrativos desta disciplina que une o aluno e o cliente na construção da cidadania e qualidade de vida. Estudo de abordagem qualitativa, descritiva, baseada no relato de experiência reflexivo são narrados e problematizados experiências criativas de inovação no ensino de enfermagem psiquiátrica engendradas pela pesquisadora. Ouvir o outro reflexivamente nos campos de estágio é uma das técnicas de comunicação terapêutica de maior efetividade do alunado, favorecendo instrumento essencial para que enfermeiro-aluno-cliente estabeleça o relacionamento terapêutico e a construção do projeto terapêutico singular, que será anexado ao prontuário e discutido nas reuniões de equipe a cada encerramento da disciplina por semestre ao ano.


Palavras-chave


SAÚDE MENTAL; ENFERMAGEM; TERAPIA PELA ARTE; PSIQUIATRIA