Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
A Anatomia Humana é uma ciência descritiva que estuda as formas e as estruturas do corpo humano, sendo fundamental à formação dos profissionais da saúde. Estudos anteriores apresentam relato das dificuldades apresentadas pelos acadêmicos durante o curso da disciplina, sendo elas a quantidade de conteúdo, a falta de peças anatômicas e ao estado de conservação das existentes, a memorização e localização das estruturas, a metodologia aplicada e a pouca ou nenhuma correlação clínica. Ao longo dos últimos anos houve um crescente aumento das metodologias de ensino e principalmente a sua modificação para metodologias ativas, isto é, o aluno deixa de ser passivo no processo ensino-aprendizado e passa a ser o condutor deste processo. Uma das práticas de ensino que tem apresentado boa aceitação pelos acadêmicos e professores é o TBL (Team Based Learning), traduzido como Aprendizado Baseado em Equipes. Esta técnica é utilizada em classes numerosas com a finalidade de obter um melhor aprendizado lançando mão de pequenos grupos de estudo, promovendo a interação de uma equipe multidisciplinar, trabalhando habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes, que será necessário ao futuro profissional além de discutir temas relevantes da prática profissional. O objetivo deste trabalho foi complementar o ensino da anatomia na graduação nos cursos de enfermagem, medicina e odontologia utilizando novas ferramentas de ensino que contemplem interatividade, autodidatismo, comprometimento com o próprio aprendizado. O estudo realizado foi transversal, quantitativo e descritivo. A pesquisa foi realizada em alunos dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas(UEA) regularmente matriculados na disciplina de Anatomia Humana 1 no período de julho de 2016 a dezembro de 2017. Para a realização da atividade o professor será o mediador da atividade e o aluno será o responsável ativo pela aquisição do conhecimento. A experiencia foi dividida em 3 etapas: Preparação Prévia, Garantia de Preparo (individual e em grupo) e Aplicação de Conceitos. Ao final da atividade foi aplicado um questionário da experiencia vivida pelos acadêmicos para avaliar a aplicabilidade do método. Foram contabilizado os escores de desempenhos dos alunos para análise e também as respostas do questionário. O TBL da liberdade ao acadêmico na busca e escolha do material de estudo, proporcionando experiencia nesta pratica, estimula o autodidatismo e atualização constante, importante ao profissional da área da saúde.