Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Conhecer para prevenir: Fatores de risco no assédio entre estudantes de medicina
Wallisen Tadashi Hattori, Matheus Cesar Vieira Barros, Bruna Carolina de Oliveira, Danielly Beatriz Silva Pereira, Camilla Guimarães Souza, Mariana Hasse

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O assédio é um problema social bem conhecido, com prevalência elevada registrada em diversas esferas e tem sido amplamente investigado por suas implicações pessoais e coletivas. A relação entre pares e docentes durante um curso de graduação pode conferir possibilidades de ocorrência do assédio, dadas as desigualdades e/ou hierarquizações destas relações interpessoais. Atores do assédio envolvem colegas de turma, veteranos, docentes e técnicos administrativos, em proporções distintas. Fatores de risco associados ao assédio são sexo e/ou gênero, idade e raça/cor da pele ou etnia. Buscamos identificar os fatores de risco do assédio entre acadêmicos do curso de medicina de uma universidade federal brasileira, com o intuito de conhecer e sugerir estratégias de prevenção deste comportamento indesejado. Observamos que mulheres estão mais expostas aos episódios de assédio, assim como estudantes do primeiro ciclo do curso (quatro primeiros semestres). Visto que estes fatores de risco são importantes preditores das ocorrências do assédio e da severidade do trauma gerado por esta experiência, especialmente quando associado com a ausência de apoio social e outros fatores estressantes da vida cotidiana comum ao estudante de medicina, entendemos que estes resultados permitem trabalhar políticas de promoção do cuidado em nível institucional para prevenir futuros episódios de assédio. Além disso, visto que a literatura tem apontado para relações negativas entre ocorrência de maus-tratos e o bom desempenho acadêmico e estabilidade emocional, é importante preparar o estudante com práticas educacionais e promover o desenvolvimento da rede social desde os primeiros períodos do curso, o que pode contribuir para melhora significativa.


Palavras-chave


assédio; fatores de risco; prevenção de violência