Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE COM OS AGENTES DE LIMPEZA DE TEFÉ
roberto cabral

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


INTRODUÇÃO

O coletor de lixo, popularmente chamado de “gari”, é aquele trabalhador que realiza a coleta de lixo. Eles trabalham nos espaços públicos da rua, em meio a exposição solar e às intempéries da natureza. O CEREST Tefé tem a finalidade de realizar estudos e pesquisas que visam ao conhecimento e as condições de saúde de trabalhadores, incluindo suas dificuldades, riscos de acidentes, doenças e as condições de trabalho. Indagou-se sobre quais problemas de saúde estariam acometendo esta classe, e o CEREST resolveu realizar um projeto visando conhecer a situação de saúde, de um ponto de vista integral e posteriormente, atuar em termos de prevenção, promoção e recuperação.

DESENVOLVIMENTO

Foi pactuado com o secretário de do meio ambiente e com o coordenador dos agentes de limpeza o atendimento por setor de todos os funcionários e agendados os dias de atendimento e repassada a agenda para secretaria municipal de meio ambiente SEMMA, os atendimentos aconteciam as terças e quintas pela manhã, com algumas pequenas adaptação quando havia algumas dificuldade para um setor especifico comparecer pela manhã. Os agentes eram pesados e medidos, aferida a pressão arterial, medida a glicemia capilar, conferido o cartão de vacina, aplicado um questionário de dor e ao final realizado consulta médica. Foi aberto um novo prontuário para cada trabalhador com o intuito de ter o controle de todos os resultados e a anamnese feita pela médica.

RESULTADO

Os resultados foram apresentados ao secretário e coordenadores de cada setor em um evento de comemoração aos 9  anos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Tefé. No total de 221 funcionários dessa secretária foram atendidos 209 trabalhadores de 20 setores no qual 67 tinham sobrepeso, 47 obesidade, 41 pressão arterial alterada, 24 continha história de acidente de trabalho, 88 tinham queixa de dor, 87 traziam história familiar de alguma doença com potencial hereditário, 50 relatavam outras queixas diferentes e 19 não tinham qualquer queixa ou alteração.

Após os atendimentos foram feitas cartas personalizadas para cada funcionário e marcados novos encontros em que eram feitas apresentações sobre o CEREST, acidente de trabalho e LER/DORT e entregues as cartas com o resultado da avaliação. Durante os atendimentos de acordo com a necessidade, eram feitos pedidos de exames e encaminhamentos a outros profissionais. E foram feitas varias consultas de retorno, de acordo com a necessidade para avaliação dos resultados de exame e surgimentos de novas queixas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto detectou muitas alterações no estado de saúde dos trabalhadores da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e o      CEREST pode intervir de maneira personalizada, contribuindo para a promoção de saúde bem como para prevenção do adoecimento e a recuperação de alterações já instaladas.

Palavras Chaves:Cuidado Integral, Prevenção, Saúde do Trabalhador.

AUTORA:

DANIELE AZIZ DOS SANTOS. Médica, da Secretária Municipal de Saúde de Tefé/AM.

COAUTOR:

ROBERTO DIVINO BATISTA CABRAL. Enfermeiro, da Secretária Municipal de Saúde de Tefé/AM.