Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DE TRABALHO DO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE MIRACEMA DO TOCANTINS
Elisane Barros de Sousa, Juliana da Silva Maranhão, Rogério Silva Leite, Dayanne Carvalho da Silva, Ana Paula Leal Sanches Dionízio, Daielly Mendes Matos, Leoneta de Abreu Araújo, Milena Alves de Carvalho Costa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Este trabalho trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido por discentes do Curso de Especialização em Saúde pública - UFT com o objetivo de desenvolver ações pautadas na concepção de Educação Permanente em Saúde que visem melhorias no processo de trabalho do Hospital de Referência de Miracema do Tocantins (HRM) mediante identificação dos fluxos, normas, rotinas instituídas, bem como propor ações estratégicas educativas junto às equipes multiprofissionais, fomentando a materialização destes elementos aos servidores de modo geral. Este se insere na região de saúde Capim Dourado, classificado pela Secretaria Estadual de Saúde como hospital de porte II, sendo referência para os municípios de Miracema do Tocantins, Miranorte, Tocantínia, Rio dos Bois, Rio Sono e Lajeado. Possui diversos setores, consequentemente diversas categorias profissionais, desta forma, observamos a necessidade de reorganizar os fluxos de trabalhos para melhor atender os usuários. Propomos, mediante processo de Educação Permanente, mecanismos que permitam melhorias no processo de trabalho, por meio da construção, conhecimento e divulgação dos fluxos, normas e rotinas da instituição supracitada. Nesta direção, a Educação Permanente em Saúde (EPS), constitui-se como política de educação para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma prática de ensino-aprendizagem de formação para seus profissionais e uma estratégia político-pedagógica para fortalecimento e implementação do SUS. A construção desse aprendizado em EPS é necessária para um novo modo de fazer saúde, pois reafirma os princípios democráticos do SUS (integralidade, universalidade, equidade e participação social). Desenvolvimento do trabalho: A proposta metodológica apresentada baseia-se na experiência vivenciada pelos profissionais que compõe o grupo de trabalho e execução, bem como nas referências científicas pesquisadas para compreensão das dinâmicas de trabalho, processos de trabalho e educação permanente em saúde. Para tanto, este trabalho está caracterizado como uma pesquisa-ação envolvendo profissionais lotados nos setores do HRM. Será dividido em etapas e respectivas atividades/ações: diagnóstico, proposição de ações, intervenção, avaliação. O monitoramento e revisão das atividades e metodologias propostas serão revisitadas, caso seja necessária alguma adequação. As ações serão desenvolvidas, em sua maioria, mediante realização de rodas de conversa juntamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho do HRM. Neste sentido, a EPS propõe a construção de intervenções, bem como estimula a construção de novos saberes e práticas. Nesta direção, o objetivo primordial do Núcleo de Educação Permanente (NEP), enquanto espaço institucional da instrumentalização da EPS é promover mudanças nos processos e relações de trabalho, por meio de novos modos de pensar-fazer-crítico reflexivo. Neste sentido, o NEP é um parceiro na proposta de intervenção - visando dar materialidade as ações - adotando metodologias ativas com a problematização do processo de trabalho por meio de rodas de conversa (serviços e setores diversos da saúde), realização de levantamento da potencialidade dos diversos atores neste processo e sensibilização dos profissionais a respeito da participação e integração durante o período de: identificação e formulação dos fluxos, normas e rotinas existentes por setor (relevantes às relações intrassetoriais). Através de estratégias educativas junto às equipes para materialização dos fluxos, normas e rotinas existentes, acredita-se que esta medida servirá para balizar as atividades propostas na gestão do plano e sua condução, considerando sempre as necessidades de melhorias dos serviços e do processo de trabalho em saúde, onde será realizada uma abordagem permeada pela análise de conteúdo, aplicação de questionário semiestruturado, bem como a utilização das diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH) por meio de rodas de conversa com atores/servidores do HRM que serão colaboradores junto aos idealizadores desta proposta de intervenção. Nesta direção, visando a melhoria do atendimento e qualidade dos serviços prestados no HRM, considera-se que o monitoramento e avaliação são instrumentos que se imbricam e são imprescindíveis para lograr êxito a partir da execução/intervenção. Deste modo, infere-se que esses instrumentos não devem ser abordados apenas como um só, pois, possuem características e concepções diferenciadas, necessitando que cada etapa do processo, seja realizada da melhor maneira possível. Nesta perspectiva, será realizado o monitoramento das ações a partir de uma planilha mensal organizando as informações, a fim de ter o registro de todas as ações, não somente de forma quantitativa, mas, principalmente, qualitativa, de forma a visualizar o objetivo e o que de fato está sendo concretizado. Considerando que o processo de monitoramento é complementar ao de avaliação, será realizada, mensalmente, pesquisa nos diversos setores com os profissionais sobre a percepção dos mesmos em relação às mudanças e inovações pretendidas. Deste modo, após esse processo de monitoramento e avaliação das ações, será realizado um relatório que servirá como suporte para ampla divulgação das ações e possíveis mudanças que se fizerem necessárias. Resultados e/ou impactos: Com a aplicação das ações objetiva-se organizar o processo de trabalho, definindo fluxos adequados, de modo que envolva os profissionais, em prol de dar resolutividade às demandas dos pacientes que procuram atendimento nesta instituição. Espera-se identificar as fragilidades existentes no atendimento, as quais causam entraves e morosidade nos serviços e aumentar o grau de satisfação dos usuários quanto a agilidade na resolução de suas necessidades. Além disso, pretende-se reduzir o número de demandas não resolvidas, gerando um comprometimento por parte dos servidores em relação aos usuários, possibilitando melhorias no atendimento prestado e, desta forma, garantir um serviço de qualidade à população de Miracema do Tocantins e municípios referenciados. Considerações finais: Diante da vasta gama de informações, acerca dos fluxos, normas e rotinas do HRM, prever-se alguns entraves e dificuldades, um desses desafios seria a adesão dos servidores, tanto dos setores quanto da equipe apoiadora para que possa de fato realizar as ações propostas. Outra dificuldade, consiste na obtenção de resultados desfavoráveis de acordo com os objetivos propostos, meio às atividades fora das ações do projeto, as quais demandam tempo e esforço dos executores, sendo que tais fatores podem contribuir para o não cumprimento do cronograma previsto. Neste sentido, é importante frisar que mesmo com tais dificuldades, a equipe executora deverá manter o foco nos objetivos e execução das ações, para que possam obter um alinhamento dos propósitos, metas e estratégias estabelecidas. Outro desafio que poderão enfrentar é a disponibilidade de informações para montar o fluxo de informações. Sendo que necessitaremos responder às seguintes indagações: Por onde começar? Quais informações realmente relevantes para esse fluxo? Que documentos serão utilizados para a elaboração dos fluxos? Quais as legislações e regulamentos que regem e embasa todo esse fluxo? Por fim, cabe destacar que tais processos influenciam em uma mudança organizacional, tendo como desafio principal a adaptação e readequação das ações profissionais frente às atividades propostas, favorecendo o fortalecimento das relações de parceria, corresponsabilidade e cogestão. Pois, a identificação e materialização dos fluxos, normas e rotinas que busca-se aperfeiçoar para o desenvolvimento dos trabalhos, será mediante participação de todos os servidores envolvidos no processo, com intuito de melhorar a qualidade de atendimento e assistência à saúde dos usuários do SUS.


Palavras-chave


Educação Permanente;Assistência à Saúde;Fluxos