Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN
Larissa Oliveira Lima Macedo, Iana Fernanda de Medeiros Cabral, Maria Helena Faustino Bulhões, Yan Nogueira Leite de Freitas, Nilma Dias Leão Costa, Isaac Newton Machado Bezerra

Última alteração: 2018-01-10

Resumo


Introdução: A partir da disciplina Saúde e Cidadania (SACI), ofertada pelo departamento de saúde coletiva (DSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido o referido projeto. Tal disciplina apresenta uma proposta diferenciada quanto a sua ementa, pois busca a aproximação e integração entre discentes de variados cursos da área da saúde, bem como, entre a teoria e a prática profissional. Ao final de cada semestre, esse componente curricular se encerra com a realização de uma intervenção que busca contribuir com a comunidade, estabelecendo relação com os determinantes sociais da saúde. O propósito central dessa atividade é a promoção da saúde na localidade e a mesma só é possível devido o trabalho multiprofissional e interdisciplinar realizado pelos tutores, preceptores e discentes. A disciplina integra o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal - Rio Grande do Norte, acontecendo nas unidades de atenção primária à saúde do município. Esse primeiro contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) contribui para a formação acadêmica dos futuros profissionais da área e também promove certa vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando os discentes a refletirem sobre o mesmo, desfazendo paradigmas concebidos sobre o processo de trabalho em saúde, assim como sobre os problemas enfrentados pela população diante da atenção básica. Também é válido mencionar o contato que os discentes têm com outras realidades durante a realização das atividades, enriquecendo a carga de experiências desses alunos que ainda convivem em ambientes de baixa vulnerabilidade social. As aulas têm como objetivo, a partir da discussão dos referenciais teóricos – como textos vinculados a temáticas de saúde, trabalho em equipe e reconhecimento territorial – fomentar uma reflexão, precedida de discussões acerca das temáticas de cada encontro. Mediante tais atividades, fomos, aos poucos, sendo preparados para a elaboração do projeto de intervenção final. Inicialmente foi realizado o reconhecimento e caracterização do território, em passeios exploratórios junto à aplicação de questionários aos moradores e usuários que frequentam a unidade de saúde. Os questionários envolviam os eixos saúde, cidadania e educação, e visavam à aproximação do grupo à visão da população em relação às potencialidades e fragilidades daquele território nesses quesitos. A partir dessas duas atividades, foi desenvolvido um mapa social da comunidade e este, posteriormente, foi apresentado e discutido junto aos moradores dessa comunidade. Percebeu-se, por meio desse diálogo, que o descarte indevido do lixo consistia numa problemática que ganhou destaque dentre as demais, sendo vinculada tanto pelo grupo tutorial, como também pelo grupo de moradores envolvido nessa apresentação. Objetivo: Desta maneira, levando-se em consideração que era necessário realizar uma ação buscando conscientizar a comunidade, e visando não desenvolver algo pontual, optou-se por uma atividade que envolvesse a cidadania e a educação ambiental. Metodologia: A partir dos determinantes sociais observados nos passeios exploratórios, como o déficit de limpeza existente em certas instituições de ensino, nasceu a ideia de desenvolver a intervenção no ambiente escolar. Abordar o conteúdo “educação ambiental” com crianças foi compreendido pelos componentes do grupo tutorial como sendo mais eficaz, pois esse público, através de atividades mais lúdicas, assimilaria bem a temática, assim como poderiam ser fortes reprodutores da mesma. Na decisão do local onde atuaríamos, levamos em conta também que esse é um assunto importante e que deve ser discutido nas idades iniciais, fazendo com que haja desde a infância o desenvolvimento de uma consciência mais apurada quanto ao descarte do lixo. Referindo-se a educação ambiental, é importante colocar que as escolas têm um papel fundamental no desenvolvimento dos indivíduos, sendo uma instituição que funciona como instrumento disseminador e com a qual se cria vínculos. Logo, tais instituições podem auxiliar na consolidação da ciência crítica frente ao meio ambiente que visamos apresentar as crianças. Sendo assim, a finalidade do projeto de intervenção foi de conscientizar os alunos da Escola Municipal Josefa Botelho, localizada na vila do bairro de Ponta Negra no município do Natal-RN, sobre a importância da educação ambiental, principalmente em relação ao descarte de resíduos. Procurou-se também sensibilizá-los quanto à reciclagem e reutilização desses materiais, tendo em vista que essas práticas evitam o acúmulo de lixo no meio ambiente, reduzindo as consequências desse acúmulo à saúde coletiva do bairro. Foram realizadas atividades educativas na referida escola no dia 23 de novembro de 2017. A população contemplada foi de estudantes do ensino fundamental I, na faixa etária dos 6 aos 12 anos. Durante a ação, várias temáticas relacionadas à educação ambiental foram abordadas, e os membros do grupo tutorial de Ponta Negra foram subdivididos em grupos menores para trabalhar de acordo com a necessidade de cada faixa etária. Foi abordada a temática da reciclagem do lixo, separação correta dos resíduos sólidos e disseminação de doenças através dos vetores. Em cada classe, buscou-se utilizar uma linguagem adequada, com dinâmicas interativas e materiais lúdicos, tendo em vista que cada faixa etária requeria uma abordagem apropriada. Na intervenção os alunos foram orientados quanto à importância do destino adequado dos resíduos que consomem e, também, dos impactos negativos gerados pelo acúmulo de lixo, ou seja, os malefícios que essa ação traz ao ambiente e, consequentemente, a saúde coletiva. Resultados: Após a realização da intervenção, pôde-se constatar um feedback positivo, visto que as crianças se reconheceram como sujeitos sociais ativos nesse processo de defesa contra a degradação do meio ambiente. A partir disso evidencia-se, portanto, a importância do desenvolvimento de ações referentes à educação ambiental, no âmbito escolar, de maneira criativa e diferenciada. Contudo, mesmo que a atividade realizada tenha sido considerada satisfatória, verificou-se como limitação principal a falta de experiência pedagógica do grupo para lidar com crianças de diferentes faixas etárias e necessidades especiais. Considerações finais: Tendo em vista o exposto, pode-se afirmar que a atividade realizada contribuiu para o desenvolvimento do trabalho em equipe entre os discentes do grupo tutorial, reforçando e valorizando a importância das relações interpessoais e multiprofissionais em prol de um objetivo comum. Além disso, foi possível reforçar e orientar aos futuros cuidadores daquela localidade – as crianças – o quão prejudicial pode ser o acúmulo de lixo para a comunidade em que vivem. Espera-se, dessa forma, que por meio de tal ação essas crianças possam atuar como disseminadoras de uma atitude consciente em relação ao lixo e, futuramente, possam ser protagonistas de uma cultura de valorização do meio ambiente e, por conseguinte, da saúde coletiva.


Palavras-chave


Educação ambiental; Atenção Primária; intersetorialidade.