Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET-SAÚDE E SUA INSERÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA PANATIS.
Larissa Oliveira Lima Macedo, Isaac Newton Machado Bezerra, Jânio Luiz do Nascimento, Luan Thallyson Dantas de Assis, Laísla Ludmyla Sousa de Farias, Vinicius Costa Maia Monteiro, Jônia Cybele Santos Lima

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) foi instituído pela Portaria Interministerial n° 421 de 2010 tendo por objetivo auxiliar o Ministério da Saúde (MS) em seu papel legitimo de ordenador da formação dos profissionais da saúde, oferecendo apoio as atividades indissociáveis entre ensino pesquisa e extensão, fomentando a efetivação de Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde e fortalecer a interação ensino-serviço-comunidade. Nessa perspectiva, no estado do Rio Grande do Norte (RN) o programa se insere nas disciplinas de Saúde e Cidadania (SACI) e Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), oferecidas pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do campus central em Natal para diversos cursos da saúde. As disciplinas buscam a partir da criação de Grupos de Trabalho (GT’s) levar os alunos dos cursos da saúde para vivenciar a rotina das Unidades de Saúde da Família (USF) onde estão inseridos, sendo obrigatórias para os cursos de medicina, enfermagem e odontologia e optativas para os demais cursos da saúde e áreas afins, provendo bolsas para tutores, preceptores e monitores de diversos cursos da saúde. Objetivo: relatar as experiências de alunos e monitores da disciplina POTI na realização de intervenções em parceria com profissionais da Unidade de Saúde da Família do bairro Panatis, na zona norte da cidade do Natal. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de discentes da disciplina POTI e de monitores do PET Saúde com a realização de intervenções nos períodos letivos de 2016.2, 2017.1 e 2017.2 na USF Panatis. Resultados: A partir da vivencia realizada durante os semestres os discentes juntamente com os profissionais da USF Panatis puderam definir de forma eficaz a área prioritária para realização de cada intervenção. A turma de 2016.2 realizou uma roda de conversa envolvendo o novembro azul. A intervenção foi realizada na área de lazer do bairro, já que devido reforma da unidade temporariamente seu funcionamento se deu nas instalações da mesma, os alunos distribuíram cartazes e conversaram com o público masculino presente sobre a importância da realização do exame de próstata. Em 2017.1 a partir de uma iniciativa dos profissionais da unidade em criar um dia para se cuidar da saúde dos trabalhadores da própria USF, os alunos foram convidados a ajudarem na organização desse espaço, dessa forma a intervenção foi voltada para a criação de oficinas de cuidado utilizando-se as Pratica Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), sendo realizada em dois encontros, a primeira envolvendo a técnica japonesa do Shiatsu, que consiste em uma massagem para liberação da energia chamada no Japão de ki, utilizando-se principalmente os dedos, a técnica foi aplicada em profissionais da USF e em alunos pela psicóloga Edilenira mestre em Shiatsu. No segundo encontro, o Reiki, técnica de estabilização da energia vital e reenergização foi abordada, com a ajuda da mestra reikiana Rejane, que após explicar para os presentes o que é o reike fez a demonstração em alguns alunose profissionais. Para a turma de 2017.2 o Programa Saúde na Escola (PSE) foi o escolhido para realização da intervenção do semestre, e a Escola Estadual Iapissara Aguiar situada no mesmo bairro que a USF o local da intervenção, a pedido da coordenadora a cultura da paz e da não violência os tema a serem abordados com os alunos dos quatro sextos anos existentes, enquanto sexualidade, Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e gravidez na adolescência seriam trabalhadas com os alunos dos dois nonos anos, de forma concomitante os profissionais da unidade trabalhariam a Saúde Bucal. Assim, a intervenção foi realizada em dois encontros, no primeiro com as turmas dos sextos anos foi encenada uma peça de teatro fórum falando sobre bullying.A peça tinha inicio no ambiente familiar de um aluno que convivia com um pai opressor, que oprimia sua mãe e que o tratava de forma rude, com xingamentos e ameaças, esse aluno ao chegar na escola reproduzia o comportamento do pai, sendo grosseiros com sua professora e ao se juntar com alguns colegas de classe importunavam um outro aluno durante o intervalo de aulas por ele ser um aluno dedicado, e ninguém fazia nada para ajuda-lo. Após a encenação os alunos da escola foram convidados a tomar o lugar de algum personagem e mudar a realidade que estava sendo exposta da forma que eles acreditassem ser a melhor para resolver aquele caso de opressão, e assim o foi alguns alunos decidiram intervir e tomar o lugar de diversos personagens, desde a mãe do aluno que escutava calada as grosserias do seu esposo, até de outro aluno para impedir que os valentões importunassem seu colega por ser um bom aluno. No trabalho realizado com os nonos anos foi realizada uma roda de conversa e exposição, começando com o relato de uma discente do Grupo Tutorial Panatis sobre sua gravidez na adolescência, momento em que muitas alunas da escola fizeram perguntas, em seguida foi trabalhado as IST’s: HIV/Aids, HPV, Cândida, Herpes e Sífilis, uma apresentação mostrando seus principais sintomas e suas complicações para a saúde foi mostrada aos presentes, após essa abordagem métodos contraceptivos foram apresentados entre eles, a camisinha feminina, o Dispositivo Intrauterino (DIU), o coito interrompido, a camisinha masculina e a pílula anticoncepcional, após as exposições foi aberto para perguntas dos alunos. Durante os encontros a equipe de Saúde Bucal da unidade juntamente com alguns alunos do GT trabalharam a escovação correta e a aplicação tópica de flúor.Conclusão: A inserção dos alunos, futuros profissionais da saúde provenientes de diversos cursos na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dessa disciplina, vivenciando o dia-a-dia da USF se mostra de extrema importância, tendo em vista que esse primeiro contato serve para quebrar diversos estigmas existentes em relação ao trabalho desenvolvido no sistema público de saúde brasileiro, tido como ineficaz e acomodado, é exatamente nesse momento que se tem a real dimensão das dificuldades enfrentadas pelos profissionais das unidades que se esforçam ao máximo para prestar uma assistência digna aos seus usuários, levando a eles um serviço mais humanizado e respeitoso. O PET Saúde é uma feramente importante para que esses espaços continuem a existir, fortalecendo o SUS e valorizando os envolvidos nesse processo de formar profissionais diferenciados e comprometidos com uma saúde publica digna e resolutiva.


Palavras-chave


Sistema Único de Saúde, Educação em Saúde, Atenção Primária.