Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
As contribuições da educação física adaptada no repensar sobre a exclusão
angela de sousa saggin, Chiara Kethyllem Ribeiro Pinheiro, Denise Batista Tapajós, Evelli Sabrina da Mota Cunha, Raiana Batista Machado

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Entende-se que a exclusão social é um meio de privar o cidadão de usufruir dos direitos civis, políticos e sociais, estando perceptível quanto o corpo social não está preparado para receber todos e conviver com as diferenças. Nas diferentes áreas da sociedade observa-se a necessidade de mudanças no processo de inclusão, na área educacional não é diferente. A relevância deste estudo, consiste em propor um novo olhar da sociedade, em especial, com uma turma do ensino fundamental I, pra que a deficiência não seja vista como uma característica negativa, mas como um meio de ampliar o entendimento das diferenças humanas, tendo como objetivo verificar as contribuições da educação física adaptada nesse processo. O local escolhido para a pesquisa foi uma Escola municipal de educação infantil e fundamental na cidade de Santarém- PA, participaram da pesquisa 25 alunos do 5º ano, para a coleta de dados foram realizadas duas rodas de conversa com os alunos, uma inicial e uma final além de uma entrevista com duas professoras responsáveis pela turma. Os dados provenientes da roda de conversa foram analisados a partir da análise do discurso do sujeito coletivo e os dados da entrevista foram analisados a partir de seu núcleo de significação.

Onde verificou-se o direito à educação pública e gratuita assegurada por lei para pessoas com deficiência e ao observar o espaço da pesquisa, constatou-se que o mesmo apresenta uma estrutura física parcialmente adequada e adaptada para alunos com necessidades especiais pois oferece alguns espaços adaptados. Em relação as dificuldades enfrentadas pelas professoras, as mesmas relatam que já tiveram experiências em trabalhar com vários deficientes físicos ao longo de sua carreira profissional, onde constatam que as características e individualidades devem ser atentadas e trabalhadas em todas as atividades propostas nas suas aulas. A partir das atividades aplicadas, foi possível identificar significativas mudanças em relação ao comportamento e olhar da turma em relação a participação dos alunos portadores de necessidades especiais em atividades físicas.

Foi possível concluir, nessa amostra, que a realidade escolar não condiz com as normas e legislações vigentes, muito ainda deve ser feito para garantir que o processo de inclusão possa realmente acontecer. Os professores enfrentam dificuldades para trabalhar em sala de aula devido a falta de suporte físico e pessoal para que seja desenvolvido o trabalho junto aos alunos e ainda a própria construção cultural do aluno e encontrado como dificuldade. Como sugestão deixamos para os professores a ideia de buscar preparação das aulas voltadas para processo de inclusão fazendo uso também de atividades adaptadas mesmo que a turma não tenha nenhuma criança com deficiência, visto que observamos a eficácia da intervenção na ampliação do olhar dos alunos a respeitos das diferenças, enfatizando a grande importância da capacitação dos professores com o intuito de buscar potencializar as capacidades das crianças e nessa perspectiva percebeu-se a escola em sua totalidade como provedora de um ambiente propício a inclusão e a ampliação do olhar sobre esse tema.


Palavras-chave


Inclusão; Exclusão; Educação Física Adaptada