Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ESTRATIFICAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE ODONTOLOGIA - uma experiência de busca da equidade na formação de alunos da graduação – CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – FORTALEZA/CE.
MARIA CLÁUDIA DE FREITAS LIMA, MARIA ELISABETH SOUSA AMARAL, RENATA MOTA RODRIGUES BITU SOUSA, JOÃO PAULO VELOSO PERDIGÃO, PAULO GOBERLANIO DE BARROS SILVA, MARILIA LEITE DIAS, CLARISSA PESSOA FERNANDES FORTE, MARIO ROBERTO PONTES LISBOA

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução: O Curso de Odontologia - Centro Universitário Christus – Fortaleza alcançou a nota máxima de avaliação do MEC em 2017, e vem trilhando um caminho de inovações e busca permanente da excelência pautado nas orientações emanadas do seu Projeto Politico Pedagógico e do seu Planejamento Estratégico. Em 2017.2 sua coordenação ousou no desenvolvimento e implantação de um processo de Estratificação Pedagógica, na tentativa de antever  os riscos no processo de aprendizagem de seus alunos e com isso buscar construir um processo de ‘equidade pedagógica’, procurando aplicar o principio da equidade em saúde para o campo da formação acadêmica. É sabido que há alunos que caminham bem sem muito auxílio do professor, já outros precisam de mais atenção e de estratégias para desenvolver-se e alcançar seus objetivos.  Descrição da experiência: o processo de estratificação pedagógica tem como objetivos identificar os diferentes perfis de alunos que compõem o Curso de Odontologia; Oferecer atenção de forma diferenciada; Sistematizar acompanhamento quinzenal com uso de diferentes estratégias educacionais. Foi desenvolvido um questionário onde o próprio aluno foi convidado a se auto avaliar de forma livre.  Do total de 458 alunos em atividades, 410 responderam ao mesmo, após uma sensibilização e discussão sobre sua importância e aplicação e de um pré-teste para ajustes do instrumento. Ficou claro para os alunos que este instrumento é de apoio ao aluno, e que o seu resultado não viria a interferir na sua avaliação. O questionário foi desenvolvido a partir dos 4 pilares da educação para o século XXI, partindo de cinco parâmetros de avaliação: POSTURA ÉTICA  (aprender a conviver), ROTINA DE ATIVIDADES – ESTÁGIO  NA CLÍNICA – PRÁTICA NO TERRITÓRIO E NA  ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAUDE (aprender a ser), DISCIPLINA DE ESTUDO (aprender a conhecer), DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA (aprender a ser) e AMADURECIMENTO ACADEMICO (aprender a fazer). Cada parâmetro contem cinco perguntas. Os alunos foram distribuídos em grupos de até 10 e passaram a ser acompanhados por um único professor que apoia de forma diferenciada os alunos com maior fragilidade, sem descuidar dos demais. Através da estratificação e do acompanhamento docente, a missão do curso é a de levar os alunos classificados como “vermelhos” e “amarelos” para a busca de um aprimoramento em suas maiores dificuldades e estimular os alunos “verdes” para a manutenção dessa situação. Resultados: O preenchimento do questionário possibilitou identificar quais alunos e que fragilidades apresentam no seu processo de aprendizagem. Foi evidente o grau de satisfação dos alunos e professores manifestados de diferentes formas. Percebe-se claramente a formação de vínculo professor-aluno, maior grau de confiança e abertura para colocar-se e receber apoio. Os professores passaram a investir mais na utilização de metodologias ativas e outros recursos no acompanhamento aos alunos. Considerações Finais: essa estratégia é hoje a grande aposta do curso de Odontologia para alcançar a excelência pelo aporte justo e oportuno no desenvolvimento do potencial de seus alunos.


Palavras-chave


Estratificação pedagógica; Graduação; Odontologia; Equidade.