Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
Introdução: O Curso de Odontologia - Centro Universitário Christus – Fortaleza alcançou a nota máxima de avaliação do MEC em 2017, e vem trilhando um caminho de inovações e busca permanente da excelência pautado nas orientações emanadas do seu Projeto Politico Pedagógico e do seu Planejamento Estratégico. Em 2017.2 sua coordenação ousou no desenvolvimento e implantação de um processo de Estratificação Pedagógica, na tentativa de antever os riscos no processo de aprendizagem de seus alunos e com isso buscar construir um processo de ‘equidade pedagógica’, procurando aplicar o principio da equidade em saúde para o campo da formação acadêmica. É sabido que há alunos que caminham bem sem muito auxílio do professor, já outros precisam de mais atenção e de estratégias para desenvolver-se e alcançar seus objetivos. Descrição da experiência: o processo de estratificação pedagógica tem como objetivos identificar os diferentes perfis de alunos que compõem o Curso de Odontologia; Oferecer atenção de forma diferenciada; Sistematizar acompanhamento quinzenal com uso de diferentes estratégias educacionais. Foi desenvolvido um questionário onde o próprio aluno foi convidado a se auto avaliar de forma livre. Do total de 458 alunos em atividades, 410 responderam ao mesmo, após uma sensibilização e discussão sobre sua importância e aplicação e de um pré-teste para ajustes do instrumento. Ficou claro para os alunos que este instrumento é de apoio ao aluno, e que o seu resultado não viria a interferir na sua avaliação. O questionário foi desenvolvido a partir dos 4 pilares da educação para o século XXI, partindo de cinco parâmetros de avaliação: POSTURA ÉTICA (aprender a conviver), ROTINA DE ATIVIDADES – ESTÁGIO NA CLÍNICA – PRÁTICA NO TERRITÓRIO E NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAUDE (aprender a ser), DISCIPLINA DE ESTUDO (aprender a conhecer), DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA (aprender a ser) e AMADURECIMENTO ACADEMICO (aprender a fazer). Cada parâmetro contem cinco perguntas. Os alunos foram distribuídos em grupos de até 10 e passaram a ser acompanhados por um único professor que apoia de forma diferenciada os alunos com maior fragilidade, sem descuidar dos demais. Através da estratificação e do acompanhamento docente, a missão do curso é a de levar os alunos classificados como “vermelhos” e “amarelos” para a busca de um aprimoramento em suas maiores dificuldades e estimular os alunos “verdes” para a manutenção dessa situação. Resultados: O preenchimento do questionário possibilitou identificar quais alunos e que fragilidades apresentam no seu processo de aprendizagem. Foi evidente o grau de satisfação dos alunos e professores manifestados de diferentes formas. Percebe-se claramente a formação de vínculo professor-aluno, maior grau de confiança e abertura para colocar-se e receber apoio. Os professores passaram a investir mais na utilização de metodologias ativas e outros recursos no acompanhamento aos alunos. Considerações Finais: essa estratégia é hoje a grande aposta do curso de Odontologia para alcançar a excelência pelo aporte justo e oportuno no desenvolvimento do potencial de seus alunos.