Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Grupo de Mulheres - Unidade Básica de Saúde.
Beatriz Cabral de Vasconcellos Vinhas, Natália Rocha Soares, Luana Cezar Machado, Ana Luisa Aranha e Silva

Última alteração: 2017-12-29

Resumo


Apresentação: Como residentes multiprofissionais de Saúde Mental pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) temos seis meses de estágio na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Edite, pertencente à Coordenadoria Regional de Saúde Oeste da cidade de São Paulo. Participando do Grupo de Escuta (acolhimento de saúde mental da unidade) percebemos demandas muito parecidas trazidas por mulheres adultas que não se encontram grávidas ou idosas, sendo assim excluídas das ofertas de cuidado oferecidas pela unidade. Notamos a necessidade que a principal demanda era sobre ser mulher na sociedade atual o que causa sofrimento de origens parecidas.

Desenvolvimento: Propor às mulheres participantes a oportunidade de se cuidar através da união, partilhar de experiências e apoio mútuo do grupo; oferecermos nossa ajuda enquanto grupo de pessoas que estarão fora das situações para mostrar um novo olhar sobre as situações relatadas, criar um novo espaço de cuidado na UBS que segundo nossas percepções de trabalho e dados de um trabalho de epidemiologia que realizamos se fez necessário.

Realizamos a proposta para gerência e trabalhadores da unidade e com o entendimento de todos da necessidade iniciamos a divulgação por meio de convites e cartazes, além dos profissionais terem sido orientados sobre o público alvo que poderiam encaminhar para os encontros.

Foram realizados sete encontros abordando as seguintes temáticas: Apresentação e contratualizações do grupo; O que é ser mulher? Construções e percepções do grupo; Auto Estima; Direitos Humanos e Direitos das Mulheres; Autonomia Financeira; Sororidade; Encerramento e avaliação. Participaram três mulheres e realizamos os encontros com os temas definidos por nós aliados as necessidades trazidas por elas. Utilizamos de recursos de vídeo, produção de material impresso, escuta qualificada, texto de artigos de revistas com dados sobre a realidade da mulher e músicas.

Impactos: A realização grupo de mobilizou as participantes a criarem uma rede de apoio entre si, refletir com materiais concretos e subjetivos sobre suas vidas e principalmente resignificar o papel de ser mulher nos dias de hoje, diminuindo aparentemente as ansiedades e angústias que demonstravam no primeiro encontro.

Considerações Finais: Esperamos que seja dada continuidade a essa ação devido a necessidade de um cuidado e olhar para as mulheres que não estão contempladas dentro de políticas específicas de cuidado a saúde no Sistema Único de Saúde porém que tem necessidades de fortalecimento e empoderamento como forma de cuidado e produção de saúde.


Palavras-chave


Grupo de Mulheres; Saúde Mental; Atenção Básica