Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Importância da Iniciação Científica na Formação de Graduandos em Enfermagem: Um relato de experiência
Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Maisa Tavares de Souza Leite

Última alteração: 2018-02-03

Resumo


Apresentação: Os cursos de enfermagem estão buscando metodologias emancipadoras e ativas de aprendizagem, onde o estudante possa por si próprio buscar o conhecimento, além do que é oferecido pela grade curricular. Diante disso, a Iniciação Científica (IC) urge como um instrumento que permite o ingresso do estudante de graduação na vivência da pesquisa científica, proporcionando ao mesmo um suporte teórico-metodológico em uma área específica de interesse, contribuindo de forma exímia na sua formação, incentivando-o e despertando-o para a vocação científica, sendo imprescindível um pesquisador qualificado para orientação (MENEZES et al., 2013). Os estudantes de enfermagem que possuem interesse na pesquisa, de forma geral iniciam a IC logo na fase inicial da graduação, sendo uma iniciativa muito positiva, pois quanto mais cedo iniciarem a vivência científica mais experiências irá adquirir devido ao seu tempo na iniciação e, consequentemente, terá um maior amadurecimento científico. Bastos et al. (2010) acrescem que a IC possibilita que o estudante de graduação venha desenvolver um espírito ético e profissional, em decorrência do trabalho em grupo, onde diversos desafios urgem. Diante disso, objetiva-se relatar as contribuições da IC e sua importância na formação de dois graduandos em enfermagem. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, elaborado a partir da vivência de dois graduandos em enfermagem e estudantes de IC da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Passos. De acordo com Figueiredo (2004), o relato de experiência é uma ferramenta de estudo descritiva, que apresenta uma reflexão sobre uma ação ou um conjunto delas, abordando um acontecimento vivenciado no âmbito profissional, de interesse da comunidade científica. Resultados: A IC demonstrou-se ser um instrumento importante na vida dos estudantes de enfermagem, pois permite que os mesmos se tornem autônomos do conhecimento e busquem por conta própria, na pesquisa, desvendar assuntos que ainda não possuem respostas, tornando-o futuros profissionais que buscam solucionar os mais variáveis problemas. Além disso, a IC corrobora com o avanço do conhecimento e com o processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem, por meio da prática investigativa da iniciação a pesquisa. Ressalta-se que a execução da pesquisa corrobora de forma significativa para o exercício de habilidades e competências importantes para os acadêmicos futuros enfermeiros, como desenvolver ações extramuros, trabalhar em comunidade, trabalhar em grupo, articular com instituições/grupos/lideranças da comunidade, realizar pesquisa bibliográfica, levantar dados, elaborar relatórios e tabelas, aplicar e integrar o conhecimento desenvolvidos dentro da universidade, participar de grupos de pesquisa, bem como divulgar os seus resultados em eventos científicos, contribuindo para a difusão do conhecimento produzido.  A IC é importante tanto para quem pretende seguir uma carreira acadêmica, quanto para quem pretende se inserir no mercado de trabalho, pois o conhecimento, habilidades e experiência adquiridos são imprescindíveis para formar um profissional qualificado e com um potencial diferenciado dos demais. Dentre as habilidades desenvolvidas na IC, destacam-se a escrita científica, desenvolvimento de habilidade de comunicação e o amadurecimento do raciocínio-crítico, sendo estes os principais pontos que são aprimorados durante esse processo, devido as experiências de redação de artigos científicos, participação e organização de eventos e comunicar-se em público nas divulgações dos trabalhos realizados. Destaca-se, que a IC pode estar vinculado ao estágio, proporcionando ao aluno uma maior proximidade da sua futura realidade de trabalho e pesquisa (BASTO et al., 2010), sendo na prática que o estudante poderá testar técnicas e teorias aprendidas em sala de aula, ampliar e experimentar seus diversos conhecimentos, aprofundando em uma temática desejada, que poderá direcioná-lo futuramente para qual área e linha de pesquisa seguir. A IC permite ainda que o estudante encare o problema, fora de um ambiente restritamente controlado e teórico de uma sala de aula, ao mesmo tempo deixando-o seguro de que os erros cometidos também compõem o processo de aprendizado e evolução. Assim, o estudante de enfermagem estará então melhor qualificado e melhor adequado para as situações a serem encaradas fora da universidade. Impactos: É fundamental a IC para o estudante se tornar um profissional mais qualificado para o mercado de trabalho, pois a experiência contribui para o desenvolvimento de muitas competências e habilidades imprescindíveis para um bom profissional de enfermagem. Salienta-se que estas habilidades são paulatinamente requeridas pelo mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e restrito. É importante ressaltar que as grades curriculares dos cursos de enfermagem possuem uma carga horária mínima em relação a extensão dos conteúdos relevantes abordados, sendo necessário que o estudante busque complementar o conhecimento. Com isso, a IC possui um impacto muito grande para a formação de um enfermeiro, pois possibilita uma melhor formação do estudante, uma vez que um dos desafios da universidade atual é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a qualidade da formação do profissional de enfermagem proporcionada pela vivência na IC é enorme, visto que possibilita oportunidades únicas para a sua vida acadêmica e profissional. Vale ressaltar que a experiência acadêmica é carregada com o aluno perdurando e sendo repassada e reutilizada durante toda sua vida, sendo assim é fundamental que esta formação seja feita da forma mais primorosa possível. Muito além de absorver, o estudante contribui para a produção do conhecimento. Com a iniciação científica há o preparo para a inserção do estudante na pós-graduação, pois este estará mais preparado para se submeter aos passos seguintes à graduação, como especializações, mestrados, doutorados, e, principalmente, a vida profissional. Por fim, é importante salientar que os estudantes de enfermagem que fazem IC desenvolvem um senso crítico profissional sobre sua vida e permitem que consigam atuar nos diversos espaços laborais com capacidades inovadora e arrojada para superar o modo tradicional de ensino, a depender do projeto desenvolvem uma conscientização humanitária, em suma tornam-se agentes de melhorias da comunidade.

Referências

BASTOS, F.; MARTINS, F.; ALVES, M.; TERRA, M.; LEMOS, C. S. A importância da iniciação científica para os alunos de graduação em biomedicina. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 11, n. 11, p. 61-66, 2010. Disponível em: <http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/11/artigos/08.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2017.

FIGUEIREDO, N. M. A. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. Editora: Difusão, 2004, 247p.

MENEZES, J. R.; CARPES, P. B. M.; GONÇALVES, R.; VIEIRA, A. S.; BARROS, W. M.; VARGAS, L. A Importância da Iniciação Científica para o aluno de Graduação. In: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. v. 5 n. 1, 2013 Pampa, (Anais) Pampa, 2013. Disponível em: <http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/5813>. Acesso em: 04 dez. 2017.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação Superior; Capacitação Profissional.