Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-29
Resumo
A violência em todas as suas formas causa grandes danos aos indivíduos. No setor saúde o desafio é ainda maior, pois absorve o impacto em todos os ângulos. No dia a dia dos serviços de saúde os (as) trabalhadores (as) atendem uma população carente em suas necessidades mais básicas como trabalho, habitação, educação e há a necessidade de se pensar o que pode determinar este cenário. Os determinantes sociais e as iniquidades produzidas pela ausência do poder público influenciam em como o indivíduo se relaciona com o outro, suas fragilidades os colocam em uma condição desigual, então a agressividade e o comportamento violento surgem como alternativa. É necessário repensar ações e mecanismos para o enfrentamento diário as situações de violência que adentra os serviços, com tecnologias que possam ao mesmo tempo dar significado ao trabalho e dar conta das demandas diárias. Neste contexto, este trabalho pretende a partir de um estudo de caso, descrever a construção de trabalho Multiprofissional Colaborativo com o uso da ferramenta Acesso Mais Seguro (AMS) em parceria com a Cruz Vermelha Internacional (CICV) no Serviço de Pronto Atendimento Bom Jesus (PABJ) na Cidade de Porto alegre (POA) de junho de 2015 a setembro de 2017.
Este trabalho foi realizado com a construção do plano AMS que ocorreu de maneira contínua, inicialmente com a realização de oficinas de sensibilização na ferramenta partindo posteriormente para a formulação do documento. As dificuldades identificadas, como os processos de trabalho instalados já há muitos anos foram superadas dentro do possível, sendo dialogado de maneira ampla e horizontal. Salienta-se que mudança de comportamentos é necessário para haver uma melhor interação profissional/profissional e profissional /usuário. Só com a produção efetiva de comunicação entre as partes contribuirá para o entendimento de que só com o envolvimento de todos os interessados no processo e que se beneficiam dele poderia efetivamente contribuir para uma nova forma de agir e pensar.
Ao desacomodarem-se no ano de 2015, os(as) servidores(as) do PABJ deram o início ao pensamento crítico em relação a situações vividas. Com a certificação pela SMS ocorrida em setembro de 2017, os (as) trabalhadores (as) que atuam no serviço estão autorizados a partir de decisão tomada pelo GTD (Grupo de Tomada de Decisão) a atuar nos momentos de crise, partindo do plano AMS construído previamente. Socializar as boas práticas de equipes é estratégico, pois a valorização é o princípio básico na identificação do trabalhador com o trabalho em si. O desenvolvimento de tecnologias leves por sua característica transformadora nas relações e interações humanas tem importante papel nesse cenário, para que todos se sintam contemplados em suas demandas e que a qualidade de vida de ambas as partes seja o principal objetivo.