Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VIVÊNCIA ACADÊMICA COM O EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO NO ENSINO DAS PRÁTICAS EM ENFERMAGEM
Bruna da Silva Simões, Thays Cristine Torres Martins, Andreia Doria Cardoso da Silva, Alessandra Cristina da Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Exame Clínico Objetivo Estruturado Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE) é um método de ensino-aprendizagem destinado a avaliar as habilidades e competências clínicas dos acadêmicos. Estruturado em várias estações, o OSCE permite vivenciar situações clínicas distintas, dentre elas, a comunicação com o paciente, a anamnese, o exame físico, além disso, proporciona a autorreflexão dos acadêmicos acerca do seu desempenho teórico- prático. Com isso, objetiva-se relatar a vivência acadêmica no uso do OSCE para avaliar as habilidades e competências clínicas no laboratório de habilidades e simulações realísticas. DESENVOLVIMENTO: Trata-se da vivência dos acadêmicos do 6º período de enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas durante a aula prática da disciplina de Enfermagem Clínica norteada pelo uso do OSCE, no segundo semestre de 2017. RESULTADOS: No primeiro momento, foi estruturado 03 estações que levou em consideração o número de professores avaliadores e acadêmicos, avaliando os seguintes aspectos: duas avaliavam as competências da comunicação clínica e uma avaliava a tomada de decisões em situação de emergência. Na estação 1, os acadêmicos foram divididos em duplas e deveriam abordar o paciente que apresentava um quadro clínico de diabetes mellitus alterada. Na estação 2, os acadêmicos deveriam orientar o paciente com hipertensão arterial quanto ao uso correto da medicação e atividade física. A estação 3, fazia referência a um atendimento não programado em paciente com parada cardiorrespiratória. Essa estação abordava uma situação de atendimento de emergência na ressuscitação cardiopulmonar. Cada estação teve duração de 15 minutos, sendo 2 minutos para leitura do caso, 8 minutos para execução da prática e 5 minutos para o feedback do professor para o acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível observar que durante a experiência com a modalidade OSCE, essa mostrou-se positiva para identificação de deficiências no âmbito da clínica das práticas profissionais, potencializando a tomada de decisão dos alunos no cenário prático.

Palavras-chave


Ensino; Enfermagem; Métodos