Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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“Amigas da saúde” promoção da saúde das adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade: uma proposta de educação popular
Rayla Lemos, Pamela Souza Almeida Silva Gerheim, Ariane Almeida Barros, Ana Carolina Silva Costa, Maria Pollyana Alcantara Lucarelli, Marcela Castellões Leite

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A literatura aponta os impactos dos determinantes sociais na saúde e qualidade de vida de adolescentes. A exposição continuada e sistemática a diversos fatores de risco ou vulnerabilidade podem gerar prejuízos ao longo da vida, influenciando a saúde, a autonomia e independência na vida adulta, trazendo consequências negativas para qualidade de vida de indivíduos, famílias e sociedade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver estratégias de promoção da saúde e atuar na prevenção de processos de adoecimento de adolescentes em condição de risco e vulnerabilidade por meio de atividades de extensão.  Desenvolvimento do trabalho: Participaram adolescentes do sexo feminino, de 13 a 19 anos, moradoras de um bairro com relevantes componentes de risco e vulnerabilidade. Utilizou-se o referencial teórico da Educação Popular e saúde como eixo norteador e metodológico para organização de oficinas educativas temáticas semanais com ampla participação do publico alvo. Estratégias participativas e recursos lúdicos foram utilizados na elaboração e condução dos encontros. Testes padronizados de diagnóstico e avaliação eram aplicados em cada encontro de acordo com o tema, dentre eles: Genograma, Ecomapa, Apgar social, Avaliação do estilo de vida - Pentáculo e Escala de Percepção de Suporte Social Familiar.  Resultados: Foram realizadas até o momento 21 oficinas, pelo menos duas de cada tema, com média de participação de nove adolescentes. As temáticas escolhidas pelas participantes e trabalhadas foram: medo, ansiedade, depressão, relacionamentos, ética, autocuidado, homossexualidade, família, e Deus. Os testes utilizados evidenciaram importantes fatores de risco e vulnerabilidade social como, pobre rede de suporte social e familiar, vivências de situações de conflito intrafamiliar e violência na comunidade, dentre outros. As oficinas educativas geraram muito interesse e avaliação positiva das adolescentes, que consideraram ampliação de conhecimentos e mudança de prática em relação aos temas abordados. Considerações finais: O referencial teórico e o método participativo tem se mostrado efetivos na valorização do saber popular como estratégia de empoderamento, autocuidado e autonomia das participantes para enfrentamento dos determinantes sociais de saúde. Assim, em seu constructo teórico, mediante os referenciais embasadores, bem como em sua proposta de ação, este projeto estabelece relação com a sociedade com vistas a gerar impacto social.

Instituição de apoio financeiro: Pró-reitoria de extensão da UFJF.

Palavras-chave: Educação em Saúde, adolescentes, Extensão Universitária.

Palavras-chave


Educação em Saúde, adolescentes, Extensão Universitária