Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SER MONITOR EM DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carlos Rafael Azevedo, Maria Eduarda Leão de Farias, Camila Carlos Bezerra

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: Nas últimas duas décadas, debates acerca da avaliação da educação superior adquiriram grande relevância, envolvendo profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. No entanto, no âmbito da emergente modalidade de ensino semipresencial, estudos e trabalhos de avaliação ainda são incipientes. Quando abordada no âmbito da modalidade à distância, a avaliação da qualidade da educação adquire maior complexidade e importância visto que as diferenças de espaço e tempo entre professor e aluno podem impactar qualitativamente o processo de aprendizagem em relação ao tempo e ao espaço. As novas tecnologias de estudo permitem diferentes interações no ambiente educacional entre aluno, professor e o monitor, permitindo uma percepção de como pode ser construtivo o modo como às instituições de ensino adotam programas de educação semipresencial. Nessa perspectiva, a oferta de disciplinas semipresenciais em um curso de graduação pode possibilitar a complementação da formação do aluno pelo aprimoramento do perfil comportamental e das habilidades no uso de ferramentas tecnológicas importantes para o profissional contemporâneo. OBJETIVO: Relatar as experiências como monitor da disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem I, ofertada na modalidade de ensino semipresencial. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata – se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que foi vivenciada através do Programa de Monitoria da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivo introduzir discentes do curso de enfermagem nas diversas tarefas que compõem a docência de nível superior. As atividades realizadas foram: orientações acadêmicas, orientação de exercícios escolares com supervisão docente, e a participação em fóruns na plataforma de educação semipresencial. RESULTADOS: A modalidade semipresencial incentiva o desenvolvimento de novas competências digitais, como a autonomia, a automotivação, a reflexão crítica, a capacidade de análise e a tomada de decisões diante de situações-problema, o trabalho em equipe, o uso de diferentes linguagens e o fazer colaborativo. Nesse aspecto, entende-se a importância das disciplinas semipresenciais para acadêmicos de enfermagem, haja vista que essas características são fundamentais para um enfermeiro e estão extremamente relacionadas com a disciplina de gestão em enfermagem.  Além disso, permite uma maior flexibilidade ao acadêmico, permitindo acesso à plataforma de educação semipresencial em um horário mais conveniente. Foi notória a falta de pontualidade nas postagens na plataforma, nesse sentido destacam-se a presença dos monitores que puderam alertar sobre a data limite para as postagens. A ligação entre os monitores e os acadêmicos se faz necessária para que ocorra uma melhor comunicação na disciplina. No ponto de vista dos monitores, destacou-se a experiência da docência como um ponto positivo, o que abre uma nova perspectiva a respeito da futura área de atuação profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim como as demais modalidades educacionais, a disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem em modalidade semipresencial agregou ganhos na formação profissional para os alunos como a melhoria na qualidade de ensino, trazendo novas experiências no âmbito educacional. Por meio da internet foi possível oferecer outros métodos de ensino, fazendo com que o aluno tivesse mais liberdade para ter o acesso à plataforma e assim ter um maior aproveitamento do conteúdo. Para o monitor, a diferença de uma disciplina presencial para a semipresencial é que o contato com o aluno não se restringe na sala de aula, mas é ampliado por meio digital. Esse tipo de modalidade se constitui em um grande desafio ao frente à necessidade desse modelo de ensino para maior aproveitamento do aluno, visto que, o curso de graduação em Enfermagem na universidade é integral, e esse tipo de modalidade faz parte do projeto pedagógico do curso, com o intuito de ocorrer uma maior articulação entre o aluno e docente sobre os conteúdos que constam na plataforma e nas aulas presenciais.


Palavras-chave


gestão; monitoria; enfermagem