Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR DE ACOLHIMENTO DE UMA CLÍNICA DE FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Uriel Madureira Lemos, Aline Silva Ferraz, Elizabete Conceição Santos Lima Marques, Isabela Oliveira de Paiva Rezende Cezario, Júlio Cesar Lopes Cezario, Roberta Georgia Sousa Snatos

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


Apresentação: O Programa Saúde da Família, hoje nomeado como Estratégia Saúde da Família, foi implantado no Brasil no ano de 1994, como um método de reorganização da atenção primária em saúde, e de reorientação do SUS. As ações dessa estratégia buscam unificar as práticas da atenção primária com os outros níveis de atenção, o que assegura aos usuários a integralidade e continuidade do cuidado. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi criado no ano de 1980 pelo economista chileno Carlos Matus, porém só algumas décadas depois solidificou-se na área de saúde. Sua maior característica é a flexibilidade, “capaz de adequar-se rapidamente às necessidades do local, por meio da definição de problemas e determinação da causalidade e da consequência deles.” Existem quatro momentos distintos para realização do PES, são eles: momento explicativo, que tem por finalidade elucidar o motivo da existência dos problemas, através da construção de um esquema de causalidade e consequência; momento normativo, onde são levantadas ações que precisam ser executadas para resolver os problemas; momento estratégico, quando são analisadas a viabilidade e a possibilidade de execução do plano definido; e por fim, temos o momento tático-operacional em que são implementadas as ações no cotidiano do trabalho, e ao mesmo tempo a avaliação delas. Objetivo: Relatar a experiência da realização de um Planejamento Estratégico Situacional conduzido por graduandos de enfermagem no setor de acolhimento de uma clinica da família. Método do estudo: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por graduandos de enfermagem que teve como base a vivência na prática de ensino clinico em uma Clinica de Saúde da Família situada no Estado do Rio de Janeiro, sendo supervisionada pela professora de gestão em Atenção Primaria à Saúde (APS) de uma Universidade privada da região metropolitana do Rio de Janeiro. Resultados: Foram identificados diversos problemas no setor de acolhimento da unidade, porém a proposta da Docente estabeleceu o quantitativo de cinco problemas por tema, assim, os relacionados foram: falta de sinalização (acessibilidade); falta de informação aos usuários da unidade; espaço físico do setor mal organizado; desvio de função; falta de atrativos na unidade. Para a identificação desses problemas utilizamos como fontes a observação direta, entrevista com profissionais e usuários da unidade. Neste trabalho o problema com maior prioridade foi a falta de sinalização (acessibilidade). Ao finalizar o PES e o período letivo, não foi possível implementar as ações, por isso foi sugerido ao Enfermeiro da equipe que desse continuidade a este método através da orientação aos profissionais quanto ao cumprimento de metas e a discussão dos resultados alcançados. Considerações Finais: Este trabalho foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou uma visão mais amplificada a cerca do PES e sua utilidade na ESF. Alguns obstáculos registrados na implementação e no relato dos discentes do grupo apontam a necessidade de um estágio integrado com fluxo contínuo em benefício do usuário, o que não ocorre devido a troca de turmas.

Palavras-chave


planejamento estratégico situacional; estratégia de saúde da família; acolhimento