Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Exame Clínico Objetivo Estruturado como metodologia para formação médica na disciplina de Otorrinolaringologia na Universidade Federal do Amazonas
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: O Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structural clinical Examination – OSCE) é uma metodologia avaliativa de habilidades e competências clínicas, a qual permite ao examinador uma visão mais realista e integrada acerca do desempenho dos discentes. Possibilita ao docente uma comparação mais equitativa dos resultados e revela erros que aumentam a acurácia na detecção de áreas do aprendizado a serem reforçadas. Objetiva, ainda, aperfeiçoar o aprendizado, abrangendo a compreensão teórica e exercendo-a na prática ambulatorial. Descrição da experiência: Diante das vantagens pertinentes a metodologia em questão, essa foi implementada à disciplina de Otorrinolaringologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde acadêmicos de medicina, ao final do período letivo, foram avaliados individualmente na execução tarefas correspondentes a prática clínica, dispondo dos mesmos recursos, submetidos a cenários fictícios, tempo estipulado e paciente fictício estandardizado. Resultados: Os alunos foram instigados a construírem estratégias objetivas que associam a teoria adquirida com as competências da prática clínica, conduzindo da forma mais coerente as situações em que foram inseridos. Dessa forma, o OSCE permitiu melhor avaliação do aprendizado quando comparado aos métodos tradicionais de testes de múltipla escolha ou dissertativos, além de preparar os acadêmicos para a realidade dos exames em provas de residência médica. Considerações finais: Diante dos resultados obtidos com a implementação da avaliação na disciplina de Otorrinolaringologia da UFAM, ressalta-se a necessidade de metodologias avaliativas como o OSCE nas demais áreas disciplinares, haja vista a boa aceitação acadêmica, validade e confiabilidade do exame em avaliar conhecimento e habilidades clínicas básicas necessárias à educação médica.
Palavras-chave
Otorrinolaringologia; OSCE; Ensino Médico