Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Exame Clínico Objetivo Estruturado como metodologia para formação médica na disciplina de Otorrinolaringologia na Universidade Federal do Amazonas
Mariana Borges Dantas, José Victor Santos Neiva, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Renato Oliveira Martins, Ana Carolina Lopes Belém, Nina Raisa Miranda Brock, Bruna Raísa Jennings da Silveira Soares, Alladin Anderson Ramos Barbosa

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structural clinical Examination – OSCE) é uma metodologia avaliativa de habilidades e competências clínicas, a qual permite ao examinador uma visão mais realista e integrada acerca do desempenho dos discentes. Possibilita ao docente uma comparação mais equitativa dos resultados e revela erros que aumentam a acurácia na detecção de áreas do aprendizado a serem reforçadas. Objetiva, ainda, aperfeiçoar o aprendizado, abrangendo a compreensão teórica e exercendo-a na prática ambulatorial. Descrição da experiência: Diante das vantagens pertinentes a metodologia em questão, essa foi implementada à disciplina de Otorrinolaringologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde acadêmicos de medicina, ao final do período letivo, foram avaliados individualmente na execução tarefas correspondentes a prática clínica, dispondo dos mesmos recursos, submetidos a cenários fictícios, tempo estipulado e paciente fictício estandardizado. Resultados: Os alunos foram instigados a construírem estratégias objetivas que associam a teoria adquirida com as competências da prática clínica, conduzindo da forma mais coerente as situações em que foram inseridos.  Dessa forma, o OSCE permitiu melhor avaliação do aprendizado quando comparado aos métodos tradicionais de testes de múltipla escolha ou dissertativos, além de preparar os acadêmicos para a realidade dos exames em provas de residência médica. Considerações finais: Diante dos resultados obtidos com a implementação da avaliação na disciplina de Otorrinolaringologia da UFAM, ressalta-se a necessidade de metodologias avaliativas como o OSCE nas demais áreas disciplinares, haja vista a boa aceitação acadêmica, validade e confiabilidade do exame em avaliar conhecimento e habilidades clínicas básicas necessárias à educação médica.

Palavras-chave


Otorrinolaringologia; OSCE; Ensino Médico