Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A INFLUÊNCIA DO PET SAÚDE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DAS DISCENTES DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
NADJA MARIA SANTOS, Thainara Kauanne Pacheco Almeida, Monique Maiara Almeida Oliveira, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como objetivo de fortalecer áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover maior aproximação e interação dos grupos de estudantes com a comunidade assistida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Por meio da iniciação ao trabalho multiprofissional e interdisciplinar dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, constituindo-se como uma iniciativa intersetorial direcionada para o fortalecimento da integração ensino-serviço no âmbito da atenção básica. O PET – SAÚDE/GRADUASUS destaca-se a partir de três eixos temáticas: Adequação dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Promoção da integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS visando à implementação e dos princípios previstos nos projetos político-pedagógicos dos cursos a partir das DCN, Desenvolvimento da docência e da preceptoria na saúde articulada às necessidades do SUS. O Estágio Curricular Supervisionado I, realizado na atenção primária a saúde, é um componente da matriz curricular do curso de bacharelado em enfermagem, que proporciona ao acadêmico o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção básica considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao individuo na área especifica. Os cenários de ensino-aprendizagem são os serviços de atenção primária à saúde no nível local. É o primeiro contato que o discente tem com seu futuro campo de atuação, representando a união da teoria com prática, e consequentemente insere o aluno na prática profissional. Todo esse processo é mediado pela a observação, da participação e da regência, de modo que o discente possa refletir sobre e vislumbrar futuras ações que estarão presentes na profissão. A atenção básica é um conjunto de ações, de caráter individual ou coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, ao tratamento e a reabilitação. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por discentes do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) como integrantes do PET-Saúde e a influência do programa durante o estagio supervisionado Desenvolvimento do trabalho: O PET – SAÚDE/GRADUASUS de acordo com o edital No - 13, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015, estabelece as diretrizes para o desenvolvimento do projeto. Com duração de um cronograma previamente elaborado para um período de 24 meses para a execução das atividades, em parceria com as Secretaria Municipal de Saúde do município de Petrolina–PE e Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. O projeto é composto por graduandos, preceptores sendo profissionais assistenciais da zona urbana e rural, além de profissionais de saúde da gestão do município e tutores sendo docentes de instituição de nível superior. O projeto tem como objetivo a interdisciplinaridade, ou seja, a articulação com os diversos cursos da saúde entre eles enfermagem, fisioterapia, nutrição e medicina. Incialmente foram formados subgrupos composto por dois acadêmicos, um preceptor e um tutor. As atividades foram desenvolvidas majoritariamente no campo da atenção básica, onde os discentes foram inseridos dentro do serviço atuando juntamente com os profissionais preceptores do projeto.  As atividades na Unidade Básica de Saúde (UBS) foram desenvolvidas durante um período de 12 meses, com carga horária de 8 horas semanais, cujos encontros aconteceram sob orientação do tutor e coordenação do preceptor. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto estiveram à realização de diagnóstico estratégico situacional para identificação da realidade da população assistida pelo serviço, educação em saúde, prevenção em saúde, promoção dos agravos, realização do cuidado continuado através dos programas do Ministério da Saúde (Pré-natal, Consulta de hipertensos e Diabéticos, Puericultura, Consulta Puerperal, realização de coleta de exame citopatológico, Visita domiciliar, entre outros). Durante o estágio curricular supervisionado I essas atribuições também são realizadas pelos acadêmicos no serviço, porém cumprindo uma carga horária semanal maior que a do projeto e contribuindo para fortalecimento da autonomia do discente. Resultados: A Formação dos profissionais de saúde precisa ir além das práticas atuais e avançar no delineamento dos possíveis cenários sociais nos quais estarão inseridos os atuais estudantes, identificando as diferentes necessidades de saúde da população e ampliando o foco da formação profissional. A contribuição do PET para a atuação do acadêmico durante o período de estágio foi relevante, pois possibilitou ao estagiário desenvolver senso crítico e reflexivo frente à realidade do serviço. Dentre as contribuições do PET para o estágio, foram: a vivência no Sistema Único de Saúde, o funcionamento do serviço; o conhecimento da realidade da comunidade; a integração/vivência multiprofissional; o aprendizado clínico, a realização de procedimentos, produção do cuidado no nível de assistência na atenção básica. A Unidade Básica de Saúde ao proporcionar experiências positivas aos acadêmicos de Enfermagem desenvolve um elo entre as instituições de ensino e saúde. Além de contribuir com novos conhecimentos e habilidades necessárias para que o cuidado de enfermagem se torne mais concreto para aos acadêmicos, a cada dia da vivência, podendo ser desenvolvido de modo mais seguro, humanizado e com maior agilidade no fluxo de atendimento. Dessa forma, exercitaram-se as competências de Enfermagem que representam requisitos para a inserção adequada do estudante no mercado de trabalho, por meio de aperfeiçoamento teórico-científico, prático e interpessoal. Considerações finais: Diante do exposto, considera-se que o PET-Saúde/GRADUASUS contribuiu para o estágio curricular supervisionado I das estudantes de enfermagem pautada no posicionamento crítico e reflexivo. Contribuindo com o conhecimento prévio a cerca das habilidades teóricas e praticas do profissional de enfermagem. Possibilitando ao acadêmico integrante do projeto um diferencial ao ser inserido no serviço de estágio.   A participação no programa a permitiu conhecer o ambiente de trabalho do SUS, adquirir novos conhecimentos, produzir trabalhos científicos, interagir com a comunidade na qual esteve inserida e com os profissionais que atuam na saúde do município, valorizar o trabalho em equipe e, sobretudo, reconhecer a importância das atribuições do enfermeiro na atenção básica a saúde. Consequentemente o programa também se torna importante para a construção de um profissional diferenciado.


Palavras-chave


Formação profissional; Enfermagem; Atenção primária a saúde.