Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Promoção do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras: criação e validação de material educativo para a família
Rayla Lemos, Maria de La ò Ramallo Veríssimo

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Materiais educativos são uma estratégia eficaz e de baixo custo para promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em crianças expostas à condições de risco e vulnerabilidade, como as crianças nascidas prematuras. O objetivo deste estudo foi organizar e validar material educativo para a promoção do desenvolvimento funcional de crianças nascidas prematuras.  Desenvolvimento do trabalho: Estudo de caráter metodológico, com abordagem mista quali e quantitativo, exploratório e analítico. Mediante revisão integrativa da literatura foi organizado o conteúdo que orientou a construção de um material educativo para promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura. Este foi submetido à cuidadores, membros do público alvo e profissionais-juízes para validação com estratégias participativas de coleta de dados com grupo focal e web-questionário, respectivamente. Utilizou-se os referenciais da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, da Promoção da Saúde e da Educação Popular e Saúde. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo temático e os quantitativos à análise descritiva; definiu-se 80% como índice de concordância. Aspectos éticos: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (parecer 447.725 /CAAE: 20941313.4.0000.5392). Resultados: Participaram 53 profissionais, da área de saúde e da comunicação e educação, e 16 cuidadores. O material educativo teve grande aceitação; foi validado pelos profissionais da saúde e cuidadores familiares, que relataram interesse em aplicá-lo em sua prática e compartilhá-lo com outras famílias. Não alcançou 80% de concordância entre os profissionais das áreas de educação e da comunicação, que apresentaram críticas em relação ao projeto gráfico. Foi destacado o Quadro de habilidades funcionais, como principal inovação e fonte de informações para acompanhamento e promoção do desenvolvimento da criança. As famílias consideraram a linguagem do material clara e acessível, refletindo sua experiência e atendendo a uma lacuna na orientação aos do desenvolvimento da criança nascida prematura. Considerações finais: O material educativo produzido tem potencial para apoiar famílias na promoção do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras. Tem como principal contribuição a disponibilização de um material educativo interativo inédito para promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura

Palavras-chave


Prematuro. Desenvolvimento infantil. Educação em saúde. Promoção de saúde. Atividades diárias.