Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
INDICADORES DE SAÚDE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Ana Elizabete Jacob Pedrosa, Ricarda Samara da Silva Bezerra, Vanessa Gabrielle Diniz Santana, Fernanda Tavares Costa de Sousa Araújo, Rafaela Brasileiro Gurgel Botshkis, Jeane Grande Arruda de Miranda Coelho, Roberta Gomes Menezes de Lima, Marília Barros Leão

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A avaliação de desempenho profissional no Estado de Pernambuco é entendida como um processo sistemático de acompanhamento da execução de metas pactuadas coletivamente. Integra, no âmbito da Secretaria de Saúde, o Programa Institucional de Avaliação de Desempenho (PCCV, Probatório e Gratificação de Desempenho). As avaliações acontecem mensalmente através do uso de indicadores de saúde globais, individuais e de formação em serviço, considerando cargo, função, área de atuação e regime de trabalho do avaliado. Os dados gerados são acomodados em um sistema que abriga 19.000 cadastros distribuídos em 37 hospitais, sendo utilizados para pagamento de gratificação financeira, que varia com o faturamento do hospital e desempenho profissional. Este trabalho tem por objetivos apresentar os indicadores e metas de saúde utilizadas para avaliação profissional, analisar o desempenho profissional ao longo do ano de 2017, apresentar as dimensões avaliativas e analisar suas interlocuções com outras áreas de atuação.

Metodologia: Um sistema de gestão de desempenho no nível grupal aponta para uma avaliação que se concentra no trabalho em equipe. No nível individual, avalia-se o resultado do trabalho do indivíduo e do seu comportamento no ambiente de trabalho. A partir de relatórios gerenciais, de grupos de discussões e da interlocução com o setor de educação em saúde, foi possível monitorar o desempenho de cada servidor. Foram indicadores de saúde utilizados na avaliação global e individual: taxa de mortalidade, tempo médio de permanência no leito, acolhimento com classificação de risco, pontualidade, rendição profissional a profissional, número de consultas realizadas, realização de cursos, preceptoria, dentre outros.

Resultados: De modo geral, os indicadores individuais apresentaram uma melhora no desempenho profissional, assim como os relacionados à formação em serviço. A identificação dos preceptores e dos profissionais que realizaram cursos foi um estímulo às atividades de educação em saúde no serviço. Também foi possível obter o quantitativo de servidores ativos nos hospitais estaduais, obter os valores financeiros individuais e o montante pago por mês e ano. Surgiu a necessidade de repactuar metas e alterar indicadores durante o processo de monitoramento. Houve ainda, relatos de melhoria nas relações interpessoais no ambiente de trabalho e o aumento pelo interesse no processo da avaliação por parte dos envolvidos.

Considerações finais: A avaliação de desempenho profissional é instrumento para auxiliar gestores no acompanhamento e melhoria do capital intelectual da organização. A avaliação de desempenho visa o desenvolvimento geral da organização ao longo do tempo, pois identifica as principais deficiências de desempenho e gera planos de ação efetivos para melhorá-los, elevando os conhecimentos e as atitudes dos avaliados. O empenho e o comprometimento dos envolvidos com o desenvolvimento e a melhoria das atividades são fatores indispensáveis para o sucesso do programa de avaliação de desempenho.

Referências: OLIVEIRA-CASTRO, G. A., LIMA, G. B. C., VEIGA, M. R. M. Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista de Administração, v. 31, n. 3, p. 38-52, 1996.

SES, 2015. SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva.../avaliacao-de-desempenho