Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação: O colo do útero é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina, o colo separa os órgãos internos e externos da genitália feminino estando mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual. O câncer de colo de útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contínuos ou à distância. O Papiloma Vírus Humano (HPV), é o principal agente etiológico infeccioso associado à ocorrência do câncer de colo de útero. São reconhecidos mais de 100 tipos diferentes de HPV sendo que a infecção por alguns tipos específicos, que afetam homens e mulheres, pode levar à presença de lesões malignas nas áreas anal, genital, oral, orofaríngea, laríngea e de esôfago, sem contar sua associação com outros canceres fato que coloca a infecção por este vírus como um grave problema de saúde pública. Sendo preferencialmente de transmissão sexual, tanto homens como mulheres participam da cadeia epidemiológica da infecção como portadores assintomáticos, transmissores e vítimas da infecção. Isto posto entendemos a relevância do tema, assim desenvolvemos uma ação educativa com uma tecnologia como ferramenta que viabilizasse a participação do público alvo favorecendo o compartilhamento e construção de conhecimento sobre o assunto para promoção da saúde abrangendo: informação sobre os meios de prevenção, sintomas, tratamento e possibilitando a cooperação do público no processo de educação em saúde. Este trabalho teve como objetivos compartilhar e construir conhecimento acerca do câncer de colo do útero por meio de uma tecnologia educativa, informar sobre a doença, sintomas e tratamento, sensibilizar o público alvo para a realidade e o contexto das ocorrências da doença e estimular a participação deste público a realização do exame de prevenção (PCCU) bem como a importância da vacina contra o HPV. Está proposta de intervenção está fundamentada na concepção pedagógica sociocultural, onde o homem é o sujeito da educação, situado no tempo e no espaço, inserido num contexto social, econômico, cultural e politico: é o homem contextualizado. Entendemos a partir desta concepção a necessidade do ser humano estar inserido em um contexto, ser reflexivo e atuar para transformar o mundo ao seu redor. Sem diálogo não haveria a possibilidade de conhecer o mundo, a natureza e o social, incluindo as contradições e os conflitos, nem de compreender o mundo de forma diferente. Classificamos a tecnologia em: Tecnologia em Saúde leve-dura, que são as tecnologias –saberes, que são os saberes estruturados que operam no processo de trabalho em saúde e Tecnologias Educacionais para educação em saúde como expositiva, dialogal, impressa e visual. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, baseado em uma ação educativa como requisito avaliativo da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. O local de realização da atividade educativa foi uma Unidade de Saúde Amazônica em Belém Pará. O público alvo foram usuárias desta unidade de saúde que se encontravam na sala de espera para a realização do exame PCCU. Para a realização da atividade foram utilizados os seguintes recursos: caixa de papel com perguntas, flip chart, imagens ilustrativas e roleta com questões acerca da temática. A atividade foi desenvolvida em quatro momentos. O primeiro consistia no acolhimento das usuárias, por meio de uma dinâmica de interação onde elas retiram papeis de uma caixa contendo perguntas impulsionadoras ao tema como: Qual a importância para você de frequentar a unidade de saúde? Você sabe o que é o câncer de colo de útero? Estimulando a reflexão sobre a importância do assunto para sua saúde e vida social. No segundo momento os acadêmicos iniciam uma breve exposição do assunto com auxílio do flip chart contemplando os seguintes tópicos: o que é o câncer de colo, sintomas, HPV, prevenção (vacina e PCCU), indicação e preparo para o PCCU. No terceiro momento foi utilizada a roleta para que as usuárias participassem da construção das respostas. Quando as participantes rodaram a roleta elas tiveram a oportunidade de responder as questões, ouviram contribuições e destacaram questionamentos. A roleta abordava os seguintes temas: O que é o câncer de colo de útero? Quais as formas de prevenção? Qual o tratamento? Quais os sintomas? O que é o HPV? Quando posso fazer o exame PCCU? No quarto e último momento foi aberto também um espaço para as participantes se expressarem expondo suas opiniões sobre as informações divulgadas, esclarecendo as dúvidas das mesmas. Resultados: Observamos desde o início da ação educativa o compartilhamento de experiências de vida de duas usuárias que estavam na sala de espera para o exame, as mesmas relataram que havia casos de câncer de colo do útero na família, o que contribuiu substancialmente para a participação e interação do público e dos acadêmicos. No momento da roleta três participantes responderam as perguntas sintetizando o que havia sido explorado durante a ação. A roleta como instrumento tecnológico viabilizou a realização desta atividade, pois favoreceu a interação entre os acadêmicos e participantes da ação, permitiu retomar tópicos abordados anteriormente de uma maneira mais simples e clara, possibilitou a avaliação por meio de feedback, bem como contribuiu para esclarecimentos acerca de prevenção contemplando o contexto social e econômico dessas mulheres. Embora os objetivos tenham sido alcançados de uma maneira significativa, dificuldades como adequação da linguagem e alcance do entendimento foram observadas, algumas usuárias ainda não conseguiram compartilhar suas dúvidas ou experiências, apenas foram ouvintes. Para a próxima aplicação desta tecnologia acreditamos ser necessário fazer uma nova busca entre as mulheres de forma individual para conhecer seus anseios e dúvidas e agendar a ação educativa entregando um convite às mulheres preparando-as assim para o momento da ação. Considerações finais: A educação em saúde é um processo que precisa levar em consideração as demandas da sociedade e de públicos específicos, dessa maneira é importante que utilize recursos tecnológicos que viabilizem todo este complexo de necessidades. As tecnologias em saúde emergem como instrumentos, métodos e dispositivos que fortalecem a prática educativa em saúde e auxiliam na intervenção de problemas de saúde, possibilitando a promoção, a prevenção, o diagnostico ou tratamento, bem como promover a reabilitação ou cuidados sejam eles de curto, médio e em longo prazo.