Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE PARA ESTIMULAR A PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: experiência na Atenção Básica
Elizama Nascimento Pastana, Geyse Aline Rodrigues Dias, Rennan Coelho Bastos, Juliana Santos de Albuquerque, Julyane Faro Albuquerque, João Tiago Teixeira Alves, Paula Monick Silva de Castro, Maria José Chaves Rezende

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: O colo do útero é a porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina, o colo separa os órgãos internos e externos da genitália feminino estando mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual. O câncer de colo de útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contínuos ou à distância. O Papiloma Vírus Humano (HPV), é o principal agente etiológico infeccioso associado à ocorrência do câncer de colo de útero. São reconhecidos mais de 100 tipos diferentes de HPV sendo que a infecção por alguns tipos específicos, que afetam homens e mulheres, pode levar à presença de lesões malignas nas áreas anal, genital, oral, orofaríngea, laríngea e de esôfago, sem contar sua associação com outros canceres fato que coloca a infecção por este vírus como um grave problema de saúde pública. Sendo preferencialmente de transmissão sexual, tanto homens como mulheres participam da cadeia epidemiológica da infecção como portadores assintomáticos, transmissores e vítimas da infecção. Isto posto entendemos a relevância do tema, assim desenvolvemos uma ação educativa com  uma tecnologia como ferramenta que viabilizasse a participação do público alvo favorecendo o compartilhamento e construção de conhecimento sobre o assunto para promoção da saúde abrangendo: informação sobre os meios de prevenção, sintomas, tratamento e possibilitando a cooperação do público no processo de educação em saúde. Este trabalho teve como objetivos compartilhar e construir conhecimento acerca do câncer de colo do útero por meio de uma tecnologia educativa, informar sobre a doença, sintomas e tratamento, sensibilizar o público alvo para a realidade e o contexto das ocorrências da doença e estimular a participação deste público a realização do exame de prevenção (PCCU) bem como a importância da vacina contra o HPV.  Está proposta de intervenção está fundamentada na concepção pedagógica sociocultural, onde o homem é o sujeito da educação, situado no tempo e no espaço, inserido num contexto social, econômico, cultural e politico: é o homem contextualizado. Entendemos a partir desta concepção a necessidade do ser humano estar inserido em um contexto, ser reflexivo e atuar para transformar o mundo ao seu redor. Sem diálogo não haveria a possibilidade de conhecer o mundo, a natureza e o social, incluindo as contradições e os conflitos, nem de compreender o mundo de forma diferente. Classificamos a tecnologia em: Tecnologia em Saúde leve-dura, que são as tecnologias –saberes, que são os saberes estruturados que operam no processo de trabalho em saúde e Tecnologias Educacionais para educação em saúde como expositiva, dialogal, impressa e visual. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, baseado em uma ação educativa como requisito avaliativo da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. O local de realização da atividade educativa foi uma Unidade de Saúde Amazônica em Belém Pará. O público alvo foram usuárias desta unidade de saúde que se encontravam na sala de espera para a realização do exame PCCU. Para a realização da atividade foram utilizados os seguintes recursos: caixa de papel com perguntas, flip chart, imagens ilustrativas e roleta com questões acerca da temática. A atividade foi desenvolvida em quatro momentos. O primeiro consistia no acolhimento das usuárias, por meio de uma dinâmica de interação onde elas retiram papeis de uma caixa contendo perguntas impulsionadoras ao tema como: Qual a importância para você de frequentar a unidade de saúde? Você sabe o que é o câncer de colo de útero? Estimulando a reflexão sobre a importância do assunto para sua saúde e vida social. No segundo momento os acadêmicos iniciam uma breve exposição do assunto com auxílio do flip chart contemplando os seguintes tópicos: o que é o câncer de colo, sintomas, HPV, prevenção (vacina e PCCU), indicação e preparo para o PCCU. No terceiro momento foi utilizada a roleta para que as usuárias participassem da construção das respostas. Quando as  participantes rodaram a roleta elas tiveram a oportunidade de responder as questões,  ouviram contribuições e destacaram questionamentos. A roleta abordava os seguintes temas: O que é o câncer de colo de útero? Quais as formas de prevenção? Qual o tratamento? Quais os sintomas? O que é o HPV? Quando posso fazer o exame PCCU? No quarto e último momento foi aberto também um espaço para as participantes se expressarem expondo suas opiniões sobre as informações divulgadas, esclarecendo as dúvidas das mesmas. Resultados: Observamos desde o início da ação educativa o compartilhamento de experiências de vida de duas usuárias que estavam na sala de espera para o exame, as mesmas relataram que havia casos de câncer de colo do útero na família, o que contribuiu substancialmente para a participação e interação do público e dos acadêmicos. No momento da roleta três participantes responderam as perguntas sintetizando o que havia sido explorado durante a ação. A roleta como instrumento tecnológico viabilizou a realização desta atividade, pois favoreceu a interação entre os acadêmicos e participantes da ação, permitiu retomar tópicos abordados anteriormente de uma maneira mais simples e clara, possibilitou a avaliação por meio de feedback, bem como contribuiu para esclarecimentos acerca de prevenção contemplando o contexto social e econômico dessas mulheres. Embora os objetivos tenham sido alcançados de uma maneira significativa, dificuldades como adequação da linguagem e alcance do entendimento foram observadas, algumas usuárias ainda não conseguiram compartilhar suas dúvidas ou experiências, apenas foram ouvintes. Para a próxima aplicação desta tecnologia acreditamos ser necessário fazer uma nova busca entre as mulheres de forma individual para conhecer seus anseios e dúvidas e agendar a ação educativa entregando um convite às mulheres preparando-as assim para o momento da ação. Considerações finais: A educação em saúde é um processo que precisa levar em consideração as demandas da sociedade e de públicos específicos, dessa maneira é importante que utilize recursos tecnológicos que viabilizem todo este complexo de necessidades. As tecnologias em saúde emergem como instrumentos, métodos e dispositivos que fortalecem a prática educativa em saúde e auxiliam na intervenção de problemas de saúde, possibilitando a promoção, a prevenção, o diagnostico ou tratamento, bem como promover a reabilitação ou cuidados sejam eles de curto, médio e em longo prazo.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Tecnologia em Saúde; Câncer do Útero