Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GRADUAÇÃO
Camila Soares Santos, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Beatriz Graça de Araújo, Ester Alves de Oliveira, Victor Nei Vaconcelos Monteiro, Marcos Lima do Nascimento, Iracema da Silva Nogueira, Lucivana Prata de Souza Mourão

Última alteração: 2018-01-11

Resumo


Introdução: A Universidade do Estado do Amazonas, tem como eixo indissociável ensino, pesquisa e extensão.  Com o objetivo de tornar a academia fonte de incentivo para a busca do conhecimento científico é proporcionado aos discentes a oportunidade de participar do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). Assim sendo, essa é uma forma de inserção de acadêmicos de graduação no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando nesse jovem universitário, vocações para se tornar futuro pesquisador. Objetivo: Relatar a experiência adquirida através da participação no Programa de Apoio À Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Metodologia: Refere-se a um relato de experiência, no qual implementou-se um projeto de pesquisa intitulado: Levantamento dos fatores ambientais de risco e de suscetibilidade para Diabetes Mellitus Tipo 2 em uma amostra na cidade de Manaus, desenvolvido no ano de 2017 e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), por uma acadêmica do Curso de Enfermagem da referida Universidade. Trata-se de um recorte de um macroprojeto intitulado: Perfil Bioquímico e Análise do Polimorfismo nos Genes Irs1 e Irs2 Envolvidos na Resistência À Insulina em Indivíduos com Diabetes Mellitus Tipo 2 em Manaus, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEA, sob o CAAE 60172416.8.0000.5020. Resultados: As atividades previstas no cronograma incluíram, inicialmente, a elaboração do projeto de pesquisa referente ao recorte do macroprojeto. Para isso, realizou-se revisão de literatura que se constitui em uma atividade que dá sustentação teórica à pesquisa e permeará todo o percurso para execução da mesma. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2017, e esses dados empíricos estão em fase de tratamento estatístico. É imprescindível destacar que durante a pesquisa, a bolsista participou do IX Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica da ESA, promovido pelo referido Programa com o objetivo de acolher e orientar os participantes. Uma das exigências do Programa, consiste na entrega de relatórios mensais referentes as atividades previstas no cronograma do projeto de pesquisa. A apresentação de resultados parciais junto ao Comitê Científico deverá ocorrer no primeiro semestre e o término da pesquisa está previsto para agosto de 2018, ocasião em que será elaborado o relatório final e resumo para publicação nos Anais do PAIC. A participação na análise dos dados obtidos, juntamente com as orientadoras, tem possibilitado a compreensão de fatores que contribuíram positivamente ou negativamente. É inegável que a participação no Programa gerou novos pensamentos críticos acerca da Diabetes Mellitus Tipo 2, apontando para necessidade de empreender futuros estudos nessa área da genética. Conclusão: A experiência na produção científica, demonstrou que houve reflexão sobre o controle da Diabetes Mellitus Tipo 2 em Manaus. Foi perceptível a ampliação do conhecimento, pois, possibilitou maior domínio, no que diz respeito à Metodologia Científica, principalmente quanto à elaboração de projetos de pesquisas, busca bibliográfica, leitura proveitosa, fichamento de artigos científicos, procedimentos de coleta, tratamento de dados, dentre outras atividades inerentes à pesquisa científica.

Palavras-chave


Iniciação Científica; Diabetes; Pesquisa.