Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE EM ADOLESCENTES DE UM CURSO DE REDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM
Willame Oliveira Ribeiro Junior, Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Ana Clara Lima Moreira, Joeldo do Nascimento Lima, Aliny Cristiany Costa Araújo, Glenda Keyla China Quemel, Diully Monteiro Siqueira

Última alteração: 2018-05-21

Resumo


Apresentação: As Práticas Integrativas e Complementares são compostas por abordagens de recursos terapêuticos e cuidados que possuem um importante papel na saúde do indivíduo em contexto global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem incentivando e fortalecendo o reconhecimento, inserção, e regulamentação destas práticas, produtos e seus praticantes nos sistemas nacionais de saúde. O Brasil as define de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Sua realidade se destaca, pois as PICS estão inseridas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), fortemente estabelecidas na Atenção Primária de Saúde, de forma integrada ao SUS e não à parte, como ainda acontece em outros países. Dentro delas podemos destacar cinco práticas, que são a meditação, aromoterapia, cromoterapia, musicoterapia e massoterapia. A meditação é uma técnica que se apropria da respiração para estabelecer um nível de relaxamento que contribui em diversos fatores como: concentração, melhora o fluxo sanguíneo e dos batimentos cardíacos, além de diminuir os níveis de ansiedade e tensão muscular. A aromoterapia é uma terapia que utliza óleos essenciais para a promoção e a manutenção da saúde do paciente ou do indivíduo. Hoje em dia ela é utilizada não  somente   pelos   efeitos antivirais, antimicrobianos e anti-inflamatórios, mas também por possuir efeitos sobre os estados emocionais e mentais de quem as utilizam. A cromoterapia utiliza os recursos benéficos que as cores possuem para estabelecer o equilíbrio e a harmonia das emoções, do corpo e da mente. A musicoterapia é a terapia que utiliza a música para atender as necessidades humans físicas, psicossociais, cognitivas e espirituais dos pacientes. A massoterapia envolve diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo é melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais por meio da ação de tocar algumas regiões do corpo, realizando movimentos fortes ou delicados, trabalhando diversos aspectos físicos e mentais de cada paciente. Tais práticas, baseadas em técnicas de massagens estéticas, relaxantes ou terapêuticas inspiradas no oriente e no ocidente, são reconhecidas pela OMS. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na promoção de uma semana de ações com o uso de práticas integrativas e complementares em saúde para adolescentes de um curso de redação no município de Belém – PA.   Desenvolvimento: Este trabalho trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva. Foi realizada uma ação em um curso de redação do municípiop de Belém em um período de cinco dias, no turno vespertino, com diferentes turmas de estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular que iriam prerstar provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2017. As ações realizadas ocorreram em uma sala de aula do curso equipada com uma luz azul, tatames de EVA e contou com cinco etapas associando diversas práticas integrativas para promover relaxamento e o exercício da concentração e respiração dos estudantes e a essência de lavanda foi utilizada nas cinco etapas de forma transversal. Na primeira etapa, foi realizado o acolhimento dos estudantes os quais se organizaram em roda junto com o grupo de acadêmicos de enfermagem que promoviam o espaço, nela foram feitas a apresentação do grupo de acadêmicos, pergunta do nome e faixa etária dos estudantes beneficiados, a explicação do espaço e das terapias que iriam ser realizadas. Na segunda etapa, os acadêmicos ensinaram os métodos de respiração e realizado o exercício de respiração junto com os estudantes. Por conseguinte, na terceira etapa, iniciou-se um espaço de meditação com os estudantes juntamente com uma música de funto para encrementar no ambiente uma aproximação dos estudantes com o meio natural propício para o estado de meditação. Após o termino da meditação, iniciou-se a quatra etapa, onde o grupo que promovia o espaço iniciou um espaço de musicoterapia no qual foram cantadas músicas acompanhadas de violão para promover aproximação com o meio natural e alegre para melhorar o ambiente para os estudantes presentes. Por fim, foi realizada técnicas de massoterapia nos estudantes para fins de relaxamento. As cinco etapas foram realizadas em todos os dias da ação por meio da metodologia de sessões, cada sessão contou grupos de cinco ou seis estudantes e por dia haviam de três a cinco sessões. Resultados e/ou impactos: Durante a realização das ações, podemos perceber diversos aspectos que as práticas integrativas e complementares trouxeram para os estudantes do curso de redação, visto que é uma faixa da população que carrega uma grande carga de extresse, ansiedade e cansaso devido as longas jornadas de estudos nos colégios e cursos preparatórios para prestarem as provas do ENEM. Na ação foram utilizadas diversasa práticas integrativas, dentre elas a cromoterapia por meio da luz azul que possui efeitos fisiológicos que funcionam como calmante e anestésico suave com a finalidade de diminuir a ansiedade, o extresse e que promovesse relaxamento, criando um espaço ideal para a realização das demais terapias planejadas para a ação; a aromoterapia por meio da essência de lavanda que também possui propriedades sedativas e relaxantes; a musicoterapia com a utilização de músicas de fundo para melhorar a concentração e intensificar as ações relaxantes das outras técnicas; as técnicas de respiração e meditação para um melhor fluxo sanguíneo e oxigenação das células com finalidades calmantes e relaxantes; e a massoterapia com técnicas de massagens, em especial, nas regiões cervical e lombar para diminuir possíveis tensões musculares advindas do estresse e cansaso diário pelo qual eles passam. Associando tais práticas, recebemos bons resultados, pois os mesmos saiam das sessões mais tranquilos, relaxados e com o domínio de técinicas que auxiliavam em sua concentração. Considerações finais: Por meio deste estudo, podemos compreender a importância e os benefícios que as práticas integrativas trazem para quem as utilizam e, atualmente, foram reconhecidas e implementadas no Sistema ùnico de Saúde (SUS) no ano de 2017. Podemos perceber que o uso das práticas em conjunto, potencializam suas ações de forma significativa. Outrossim, são as diversas formas e contextos as quais elas pódem ser inseridas para a busca ou equilíbrio do bem estar da população, desde salas de aulas até hospitais e outros. Além disso, foi possível uma integração da Universidade com os cursos prepatórios do município de Belém fazendo com que evidenciassem os benefícios do uso de tais práticas nas dia-a-dia como técnicas para o auxílio dos estudantes. Por fim, contrubui para uma melhor formação do futuro profissional de enfermagem, onde o mesmo possuem diversas técnicas para o cuidar na assistência ao seu paciente.

Palavras-chave


Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Estudantes.