Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OFICINA PEGADOGICA SOBRE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO: um relato de experiência.
Anderson Júnior dos Santos Aragão, Dirce Nascimento Pinheiro, Cristiane Barbosa da Cruz, Elciane Calandrino Martins, Joyce Gama Souza, Nazaré do Socorro Oliveira Afonso, Yanka Macapuna Fontel, Renan Aviz Nascimento

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: O corpo humano é um organismo integrado em que os diversos órgãos e sistemas realizam funções específicas, interagindo para a manutenção da vida. O equilíbrio do corpo também depende das suas interações com o meio, sendo que uma disfunção de qualquer sistema ou órgão representa um problema ao organismo todo, assim como alterações no ambiente afetam esse organismo. Nesse âmbito e com esse olhar, estuda-se no segundo ciclo do fundamental o corpo, algumas de suas funções e seu estado de equilíbrio, isto é, a saúde. A proposição para a classe de situações em que os alunos possam perceber e explicar alterações do corpo — como o rubor, o aumento de suor, a aceleração das pulsações e do ritmo respiratório — decorrentes de mudança no seu estado de repouso (ao correr, pular corda, etc.) permite ao educador conhecer as representações dos alunos acerca do organismo, ao mesmo tempo que já aponta para a ideia de totalidade desse corpo, uma vez que ao realizar tais atividades os alunos poderão perceber alterações em várias funções simultaneamente, sendo uma estratégia de ensino eficaz no que tange a aprendizagem. Desse modo, por intermédio de estratégias variadas os alunos podem construir a noção de corpo humano como um todo integrado, que expressa as histórias de vida dos indivíduos e cuja saúde depende de um conjunto de atitudes e interações com o meio, tais como alimentação, higiene pessoal e ambiental, vínculos afetivos, inserção social, lazer e repouso adequados, possibilitando ao educando compreender a inter-relação e a interdependência entre os sistemas que continuem o organismo humano, no qual o estado de saúde resultará da equalização do bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo. Diante do exposto esse trabalho visa relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará acerca de uma oficina pedagógica que objetivou descrever as regiões ao qual o corpo humano se divide, bem como os principais órgãos e funções que realizam no organismo, enfocando em suas inter-relações e interdependências. Para a realização dessa atividade fizemos uso da concepção cognitivista, sendo que na avaliação utilizamos como base a concepção humanista associada a cognitivista. Além disso, durante a execução da oficina pedagógica utilizamos princípios da educação entre pares. Desenvolvimento do trabalho: A atividade educativa foi realizada no mês de fevereiro de 2017 em uma Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará localizada no Município de Belém, Estado do Pará, como instrumento avaliativo do componente curricular Processo Educativo II. O público alvo foram alunos do 4º ano matriculados no estabelecimento de ensino em questão, público que segundo os parâmetros curriculares nacionais de ciências devem ser capazes de compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo. Como local de realização dessa prática educativa utilizamos a sala de mídia da coordenação de estágio da escola, sendo que os recursos didáticos foram: massa de modelar; projetor multimídia; notebook; e impressos de palavras cruzadas e de imagens representativas dos órgãos do corpo. O conteúdo ministrado envolveu a explanação teórico-ilustrativo acerca do corpo humano com ênfase em sua divisão, principais órgãos e funções desempenhadas no organismo, sendo a oficina dividida metodologicamente em quatro momentos. Inicialmente nos apresentamos aos alunos e explicamos como ocorreria a oficina. Subsequentemente solicitamos que os alunos se reunissem em forma de semicírculo e que cada envolvido apresentasse seu colega que está ao seu lado direito. No segundo momento dividimos os discentes em grupos, que no transcorrer da oficina seriam uma equipe. A cada envolvido foi disponibilizado um quantitativo de massa de modelar, ao qual usamos didaticamente para representar a formação do corpo humano desde célula (fecundação) até organismo, possibilitando a compreensão desse processo de forma lúdica. No terceiro momento foi explanado de forma teórica-ilustrativa as divisões do corpo humano e os principais órgãos que as compõem, relando as funções de cada órgão abordado no âmbito de sistemas. Vale ressaltar que durante a explanação foram dados comando aos alunos, como por exemplo: coloque a mão direita na altura do peito, com o intuito deles começarem a perceber as alterações em seu corpo e entender sua funcionalidade, correlacionando com o conteúdo teórico. No quarto momento foi dado a cada discente impressos de palavras cruzadas referentes a temática, bem como ilustrações de alguns órgãos do corpo (olhos, ouvidos, nariz, boca, pele, cérebro, coração, pulmão, estomago, fígado, intestino e rins). A cruzadinha bem como as ilustrações serviram como meio de avalição, sendo que em equipe os alunos teriam que completar a cruzadinha bem como colar a ilustração do órgão recebido no corpo humano projetado, enfocando em que parte do corpo esse órgão se localiza e qual sua principal função. Resultados: A oficina educativa ministrada se configurou como importante estratégia de ensino caracterizada pela construção coletiva de um saber por meio da interação em equipe com o intuito de incentivar a troca de experiências e a cooperação entre os participantes, que na oficina em questão ocorreu através da linguagem não verbal (presentes em ilustrações e nas maquetes de massa modelar que os alunos construíram), utilização de palavras cruzadas e o uso de colagem que os remeteram a situações problemas e a jogos, pressupostos esses da concepção cognitivista. O aplicação pratica da metodologia utilizada possibilitou ao público alvo uma aprendizagem significativa no que se refere a formação do corpo humano desde célula até organismo, bem como as regiões ao qual o corpo se divide e os principais órgãos que constituem as mesmas, relacionando-os com as principais funções que realizam no âmbito de sistemas, propiciando assim compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo, conhecimento esse que foi evidenciado por meio da avaliação baseada na concepção humanista associada a cognitivista, sendo a última constatada principalmente no momento da colagem. Considerações finais: Através dessa experiência enriquecedora, pode-se perceber a importância das oficinas pedagógicas no desenvolvimento de uma experiência de ensino e aprendizagem em que educadores e educandos constroem juntos o conhecimento num tempo-espaço para vivência, a reflexão, a conceitualização, propiciando a participação, o aprendizado e a sistematização dos conhecimentos de forma lúdica, aberta e dinâmica. Vale ressaltar que quando se propõe um modelo de aprendizagem utilizando educação entre pares, a ideia é que sejam os próprios educandos os responsáveis tanto pela troca de informações quanto pela coordenação de atividades de discussão e debate junto a seus colegas, por meio de um processo educativo e participativo, sendo que quanto maior a participação, maior o conhecimento adquirido e, com isso, é ampliasse a possibilidade de mudanças. Nessa situação, o educador aprende a utilizar vários conhecimentos na organização de uma ação na comunidade, a tomar iniciativas e, sobretudo, a comprometer-se consigo mesmo e com a realidade à sua volta. No que concerne nossa formação acadêmica a atividade em questão possui significativa importância pois nos possibilitou repensarmos e refletirmos sobre nossas competências de ensino relacionadas a futura atuação profissional, além de nos possibilitar exercer nossa função de educador, visto que a enfermagem trabalha numa tríade de gerencia, assistência e ensino.

Palavras-chave


Oficina Pedagógica; Ensino-Aprendizagem; Corpo Humano.