Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Elaboração de protocolo de atendimento de telessaúde via 0800 voltado para profissionais cirurgiões-dentistas da Atenção Básica: Núcleo de Telessaúde Bahia
THIAGO GONÇALVES DO NASCIMENTO PIROPO, HELENA OLIVEIRA SALOMÃO, ADEILDA ANANIAS DE LIMA, JULIANA LAMOUNIER ELIAS, ELIS CARLA COSTA MATOS SILVA, GLADYS REIS DE OLIVEIRA, Karen Eloar Carlos Dourado, Naiara Freitas Carvalho de Andrade

Última alteração: 2018-05-28

Resumo


Apresentação: Trata-se do processo de elaboração de um documento norteador de telecondutas em atenção à saúde bucal, em parceria com a área técnica estadual, escolas de saúde e órgão de fiscalização e controle, voltado aos cirurgiões-dentistas da Atenção Básica (AB) da Bahia, numa proposta inovadora de prestar apoio a estes profissionais que já contavam com as Teleconsultorias por texto, vídeo e ao acesso às webpalestras realizadas pelo Núcleo. O objetivo desta oferta é orientar os teleconsultores na condução do apoio matricial aos profissionais cirurgiões-dentistas na tomada de decisão, esclarecer dúvidas de casos clínicos e processo de trabalho de forma rápida, na perspectiva de qualificar o atendimento à comunidade assistida, em consonância com legislação vigente. Importante ressaltar que o documento não irá contemplar casos de urgência e emergência.

Desenvolvimento: A metodologia utilizada para a construção do Protocolo se deu a partir da revisão criteriosa do Caderno de Atenção Básica referente a Saúde Bucal nº 17 do Ministério da Saúde, na observância da Política Nacional de Saúde Bucal, sua organização e estruturação na AB, principais agravos e cuidados ao indivíduo na perspectiva do seu ciclo de vida. A perspectiva é que o profissional, ao utilizar o serviço de 0800, seja atendido por um profissional de call-center que irá confirmar o seu cadastro na Plataforma do Telessaúde, e no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e após esta confirmação, o Cirurgião-dentista será direcionado à equipe de Teleconsultores, com notório saber prático e teórico, onde poderá discutir sua demanda oriundo do cotidiano do seu processo de trabalho na equipe de saúde bucal da estratégia saúde da família. As Teleconsultorias serão gravadas com o objetivo de garantir a segurança, a qualidade das ações, a confidencialidade e segurança dos dados de todas as ligações, mantendo, desta forma a conduta ética pertinente a estas ações. Este cenário requereu a participação intersetorial em reuniões periódicas de representantes da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado Bahia, Conselho Regional de Odontologia e professores da Universidade Federal da Bahia, além dos técnicos do Núcleo para análise ética e qualificação dos temas a serem abordados como oferta de acesso remoto.

Resultados: As teleconsultorias realizadas por texto tem prestado apoio técnico-pedagógico aos profissionais cirugiões-dentistas. Ao todo, 450 solicitações foram respondidas em 2017 e avaliadas positivamente por estes profissionais, com 93% de satisfação. O apoio via 0800, norteado a partir de um protocolo, tende a despertar novas solicitações, respondendo-as de maneira mais rápida, além de ampliar o número de profissionais solicitantes.

Considerações finais: O Protocolo é uma ferramenta necessária para especificação legal de temas para abordagem de segunda opinião formativa, utilizando-se de metodologias interativas de comunicação por áudio e dados, com o propósito de assistência, educação e pesquisa em saúde. É um instrumento de inovação em saúde no SUS para facilitar e motivar os profissionais na reflexão e redirecionamento de suas práticas, tendo como medida inicial o investimento e estímulo à educação permanente.

Agradecimento: Profª. Darci de Oliveira Santa Rosa/UFBA.


Palavras-chave


Telessaúde, Educação Continuada, Sistema de Informação