Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-28
Resumo
Apresentação: Trata-se do processo de elaboração de um documento norteador de telecondutas em atenção à saúde bucal, em parceria com a área técnica estadual, escolas de saúde e órgão de fiscalização e controle, voltado aos cirurgiões-dentistas da Atenção Básica (AB) da Bahia, numa proposta inovadora de prestar apoio a estes profissionais que já contavam com as Teleconsultorias por texto, vídeo e ao acesso às webpalestras realizadas pelo Núcleo. O objetivo desta oferta é orientar os teleconsultores na condução do apoio matricial aos profissionais cirurgiões-dentistas na tomada de decisão, esclarecer dúvidas de casos clínicos e processo de trabalho de forma rápida, na perspectiva de qualificar o atendimento à comunidade assistida, em consonância com legislação vigente. Importante ressaltar que o documento não irá contemplar casos de urgência e emergência.
Desenvolvimento: A metodologia utilizada para a construção do Protocolo se deu a partir da revisão criteriosa do Caderno de Atenção Básica referente a Saúde Bucal nº 17 do Ministério da Saúde, na observância da Política Nacional de Saúde Bucal, sua organização e estruturação na AB, principais agravos e cuidados ao indivíduo na perspectiva do seu ciclo de vida. A perspectiva é que o profissional, ao utilizar o serviço de 0800, seja atendido por um profissional de call-center que irá confirmar o seu cadastro na Plataforma do Telessaúde, e no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e após esta confirmação, o Cirurgião-dentista será direcionado à equipe de Teleconsultores, com notório saber prático e teórico, onde poderá discutir sua demanda oriundo do cotidiano do seu processo de trabalho na equipe de saúde bucal da estratégia saúde da família. As Teleconsultorias serão gravadas com o objetivo de garantir a segurança, a qualidade das ações, a confidencialidade e segurança dos dados de todas as ligações, mantendo, desta forma a conduta ética pertinente a estas ações. Este cenário requereu a participação intersetorial em reuniões periódicas de representantes da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado Bahia, Conselho Regional de Odontologia e professores da Universidade Federal da Bahia, além dos técnicos do Núcleo para análise ética e qualificação dos temas a serem abordados como oferta de acesso remoto.
Resultados: As teleconsultorias realizadas por texto tem prestado apoio técnico-pedagógico aos profissionais cirugiões-dentistas. Ao todo, 450 solicitações foram respondidas em 2017 e avaliadas positivamente por estes profissionais, com 93% de satisfação. O apoio via 0800, norteado a partir de um protocolo, tende a despertar novas solicitações, respondendo-as de maneira mais rápida, além de ampliar o número de profissionais solicitantes.
Considerações finais: O Protocolo é uma ferramenta necessária para especificação legal de temas para abordagem de segunda opinião formativa, utilizando-se de metodologias interativas de comunicação por áudio e dados, com o propósito de assistência, educação e pesquisa em saúde. É um instrumento de inovação em saúde no SUS para facilitar e motivar os profissionais na reflexão e redirecionamento de suas práticas, tendo como medida inicial o investimento e estímulo à educação permanente.
Agradecimento: Profª. Darci de Oliveira Santa Rosa/UFBA.