Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Contribuições e Aprendizados da Liga Acadêmica para a Formação de Graduandos em Enfermagem: Uma experiência acadêmica
Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Maisa Tavares de Souza Leite

Última alteração: 2018-01-01

Resumo


Apresentação: As ligas acadêmicas são atividades extracurriculares que proporcionam um aprendizado significativo para o estudante, promovendo a interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão, que as grades curriculares nem sempre abrangem, ou é abordado de forma superficial, e por isso possui grande relevância na vida do acadêmico em Enfermagem. Destaca-se, que as ligas estão crescendo no meio acadêmico e passaram a ser uma opção adotada pelos discentes para constituir um currículo diferenciado, podendo ser formadas por estudantes do mesmo curso ou não, onde propiciam o aprofundamento dos saberes em determinado tema, visando o aperfeiçoamento do conhecimento pessoal em prol da sociedade, sendo assim, vale ressaltar que o caminho de percurso escolhido pela liga é definido pelos estudantes com orientações realizadas por um ou mais professores-tutores, tendo como papel dentro da liga de facilitador do conhecimento. Além disso, o envolvimento de discentes em atividades extracurriculares não representa uma tentativa apenas de preencher lacunas curriculares, mas também de integrar-se com colegas, promover a interdisciplinaridade, desenvolver habilidades de trabalhar em grupo e de atender as indagações profissionais. Nesse sentido, este relato de experiência emerge da vivência de dois discentes do curso de Enfermagem em uma liga acadêmica e reflete a importância no ensino-aprendizagem proporcionado por elas na vida acadêmica, profissional e pessoal. Com base no exposto, objetiva-se relatar as contribuições proporcionadas pela liga acadêmica para a formação acadêmica-profissional de dois discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Passos. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, elaborado a partir da vivência de dois graduandos em Enfermagem e integrantes de uma liga acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Passos. De acordo com Figueiredo (2004), o relato é uma ferramenta de estudo descritiva, que apresenta uma reflexão sobre uma ação ou um conjunto delas, abordando um acontecimento vivenciado no âmbito profissional, de interesse da comunidade científica. Resultados: Evidenciou-se, que a liga acadêmica possibilita que o estudante de Enfermagem aprofunde a sua formação em uma determinada temática, agregando pessoas com um interesse em comum, tornando-os protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Ressalta-se, que as grades curriculares dos cursos de graduação na área da saúde ainda estão defasadas, nesse sentido a liga apresenta-se como um importante instrumento de suplemento das necessidades do futuro profissional de saúde. Destaca-se, que a partir do conhecimento adquirido na liga, projetos de extensão e pesquisa podem ser desenvolvidos e, assim, atingindo e consolidando o tripé formador da universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Esse círculo virtuoso alimenta o processo educacional pautado na interação entre o sujeito que aprende e o mundo (FREIRE, 2013). Dentro da liga, é possível que os estudantes aprimorem o tema a partir da prática realizada por meio dos treinamentos ofertados a comunidade. Salienta-se que esses momentos apresentam uma vivência interdisciplinar e que consolida o tripé ensino-serviço-comunidade, sendo uma experiência importante na vida do acadêmico, pois é o reflexo do que o mercado de trabalho atual requere de todo profissional. Outro ponto importante, é que proporcionam ainda uma vivência teórico-prática e acadêmica-pedagógica importantíssima no desenvolvimento dos participantes e até mesmo da comunidade. Em geral, as ligas visam antecipar e complementar a vivência teórico-prático dos alunos da graduação, estimulando a elaboração e apresentação de relatos de casos clínicos, contribuindo com a produção científica em todos os âmbitos, além de apoiar e desenvolver materiais didáticos e possibilitar a discussão de artigos entre os ligantes. Além disso, dentro da liga é possível promover eventos, organizar e participar de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com a área. Impactos: As ligas proporcionam impactos significativos na vida dos estudantes de Enfermagem, uma vez que trazem e aprofundam assuntos e práticas que não são vistas e nem realizadas dentro da sala de aula, ou que são abordadas de forma superficial. Nesta experiência acadêmica, diferentes abordagens são realizadas e aprimoradas, proporcionando o aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver, na busca da superação das diferenças e do desenvolvimento pleno de habilidades cada vez mais requisitadas pelo mercado de trabalho como ampliação do senso crítico do sujeito, habilidades de comunicação e de trabalhar em grupo, promovendo a interlocução de diferentes saberes, buscando a transformação das práticas. Magalhães, Rechtman e Barreto (2015) acrescem, que as ligas acadêmicas possibilitam que os estudantes não apenas se insiram no campo de atuação e respondam às exigências institucionais, pois elas dependem dos seus participantes para funcionar, por isso exigem deles repertórios que vão além dos desenvolvidos pelas atividades acadêmicas convencionais. Assim, permitem e estimulam que os estudantes de Enfermagem desenvolvam habilidades como a autogestão, liderança, cooperação e gestão, a partir da autonomia possibilitada pela própria liga. Considerações finais: Considera-se, portanto, que os saberes proporcionados pelas ligas são imprescindíveis para a formação plena do futuro profissional de Enfermagem, sendo um processo de ensino-aprendizagem ativo e emancipatório que despertam a autonomia e competência dos sujeitos em assuntos específicos, promovendo a análise crítica sobre sua realidade e seu próprio desempenho, pois possibilita ampliar horizontes para o novo, corroborando para a aquisição de novos conhecimentos e práxis, favorecendo a interação dos indivíduos dos mais diversos níveis de conhecimentos e intercalando-os. Recomenda-se, a ampliação das ligas acadêmicas nos cursos de Enfermagem e das Ciências da Saúde, visto suas contribuições e possibilidades que subsidiam aos ligantes.

Referências

FIGUEIREDO, N. M. A. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. Editora: Difusão, 2004, 247p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2013, 165p.

HAMAMOTO-FILHO, P. T.; VILLAS-BÔAS, P. J. F.; CORRÊA, F. G.; MUÑOZ, G. O. C.; ZABA, M.; VENDITTI, V. C.; SCHELLINI, S. V. Normatização da abertura de ligas acadêmicas: a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 160-167, jan.-mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a19v34n1.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2017.

MAGALHÃES, E. P.; RECHTMAN, R.; BARRETO, V. A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 135-141, jan.-abr. 2015. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/pee/v19n1/2175-3539-pee-19-01-00135.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2017.


Palavras-chave


Enfermagem; Formação; Educação Superior.