Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência: usando a arte para problematizar e sensibilizar a academia ao tema “Direitos humanos”
VICTOR CHAUSSE XAVIER, Dayane Shirley de Lima Santiago

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


A arte possui um potencial efetivo de problematizar um assunto e sensibilizar pessoas, fatores esses que podem ser utilizados para fomentar a discussão de assuntos importantes, como os direitos humanos. Este relato tem o objetivo de colocar em pauta como a arte pode gerar a discussão sobre os direitos humanos na faculdade de medicina, explanando o potencial sensibilizador da arte, através de experiência vivenciada, em intervenção artística, como produto final de disciplina optativa na graduação de medicina intitulada “direitos humanos, cidadania e saúde”, no meio acadêmico da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). Esta foi criada em 2014 e segue as novas diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, cujo perfil desejado do profissional médico abarca uma formação humanista, crítica, reflexiva e ética, salientando a importância dos direitos humanos na formação. Nesse contexto, foi possível pôr em voga, através da arte, assuntos relacionados aos direitos humanos além de sensificar o tema em meio acadêmico. Nesse contexto, a disciplina objetivou refletir sobre alguns aspectos que compõem o campo do conhecimento Direito Humanos e Saúde. Abordando aspectos fundamentais entre as Ciências da Saúde e as Ciências Sociais. Discutindo os conceitos de saúde e direito sob a égide dos Direitos Humanos, com destaque para a construção da cidadania e busca da justiça. A intervenção aconteceu no espaço de convivência da escola, onde há grande circulação de pessoas, desde graduandos em medicina até professores e residentes, local favorável para expor a discussão dos direitos humanos. A metodologia da intervenção foi chamada de “carta para os desumanos” e objetivou a promoção de discussões sobre direitos humanos, cidadania e saúde, durou uma semana, e consistiu em onze envelopes sobre uma mesa, livres para a manipulação do público, sendo que em dez deles continham uma carta com conteúdo fictício envolvendo alguns tema relacionado aos direitos humanos, e o décimo primeiro estava destinado para o público responder a qualquer uma das cartas, foi disposto uma resma de papel e caneta. O resultado dessa intervenção foi extremamente proveitoso e edificante, pois houve grande adesão do público da escola e incitou com eficiência a discussão dos direitos humanos, além de que as respostas às cartas obtidas demonstram a sensibilização dos participantes, para com os temas sugestionados aos direitos humanos. Nesse interim da intervenção artística, foi ressaltado o papel da arte na sociedade, como problematizadora de discussões e sensibilizadora nos meios sociais. Assim uniu-se a potência da arte e da cultura aos espaços integrados educacionais para a promoção, o debate, a formação e a execução de ações na defesa dos Direitos Humanos a partir de cada carta exposta.


Palavras-chave


Arte; direitos humanos; intervenção artística